CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Técnico em segurança do trabalho elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.

Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.

Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em segurança do trabalho.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico em segurança do trabalho

O Técnico em segurança do trabalho (ou similar) elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.

Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.

Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).

Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).

Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.

Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.

Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.

Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.

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Funções

O funcionário CBO 3516-05 deve integrar processos de negociação, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se, desenvolver ações educativas na Área de sst, investigar acidentes de trabalho, implantar a política de sst, demonstrar competências pessoais, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição.

Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05

Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, promover ações educativas em sst, demonstrar capacidade de negociação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, trabalhar sob pressão, gerar relatórios de resultados, inspecionar implantação, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, demonstrar atitude pró-ativa, implantar procedimentos técnicos e administrativos, registrar procedimentos técnicos, propor recomendações técnicas, divulgar a política na instituição ou empresa, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, demonstrar capacidade de discernimento, demonstrar capacidade de comunicação, atualizar registros, adequar a política de sst às disposições legais, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, determinar causas de acidentes, selecionar metodologia para investigação de acidentes, difundir informações, avaliar o ambiente de trabalho, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, demonstrar capacidade de observação difusa, diagnosticar condições gerais da área de sst, assessorar nas negociações, participar de ações emergenciais, avaliar o desempenho do sistema, identificar indicadores para replanejamento do sistema, participar de perícias e fiscalizações, utilizar metodologia científica para avaliação, revisar documentação de sst, avaliar ações educativas de segurança e saúde, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, identificar a política administrativa da instituição, gerenciar a aplicação da política de sst, elaborar manual do sistema de gestão de sst, promover ação conjunta com a área de saúde, validar indicadores de eficiência e eficácia, administrar conflitos, controlar atualização de documentos, normas e legislação, supervisionar procedimentos técnicos, emitir parecer técnico, elaborar relatório de acidente de trabalho, identificar perdas decorrentes do acidente, estabelecer mecanismos de intervenção, administrar dificuldades de implantação, organizar banco de dados, promover reuniões com as contratadas, implementar programas preventivos e/ou corretivos, comparar a situação atual com a legislação, demonstrar capacidade de nexo causal, orientar as partes em sst, trabalhar em equipe, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, analisar causas de acidentes, mostrar impacto econômico de implantação da política, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, verificar eficácia das recomendações, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, utilizar métodos e técnicas de comunicação, estabelecer formas de controle dos riscos associados, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, demonstrar capacidade de observação técnica, formar multiplicadores, tomar decisões, participar do sistema de gestão ambiental, coordenar equipes multidisciplinares, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, avaliar impacto da adoção, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, delegar atribuições, desenvolver sistema de gestão de sst, alimentar rede de informações, demonstrar visão sistêmica, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, realizar análise preliminar de risco - apr, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, negociar a aplicabilidade da política, realizar inspeção, identificar as necessidades educativas em sst.

Cargos e salários CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho

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