CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio na educação infantil.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve cuidar dos alunos, ensinar alunos, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento, planejar ações didáticas, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve selecionar eventos e atividades extracurriculares, limpar sala de aula e mobiliário, supervisionar recreio, desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar capacidade de observação, construir regras com os alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, elaborar estórias com alunos, avaliar atividades dos alunos, demonstrar afetividade, investigar interesse do aluno, observar a linguagem, acompanhar alunos em cursos extraclasses, explicar atividades propostas, observar a socialização, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., preencher fichas de avaliação, definir objetivos da ação didática, participar de conselhos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, observar o raciocínio lógico, comprar material pedagógico, reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar paciência, demonstrar versatilidade, interagir com a comunidade, definir técnica de trabalho - estratégias, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, organizar eventos extracurriculares, pesquisar materiais e recursos disponíveis, organizar eventos na escola, selecionar material didático, elaborar relatórios, preencher diário de classe, trabalhar em equipe, discutir plano de aula com coordenação e direção, observar o desenvolvimento motor, servir como referencial de conduta, organizar pastas de atividades dos alunos, ler textos, organizar espaço para momento do sono e descanso, administrar biblioteca circulante, orientar higiene pessoal, participar da associação de pais e mestres, mostrar filmes, determinar parâmetros do projeto, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, visitar locais para eventos extracurriculares, dramatizar estórias e músicas, desenvolver atividades artísticas, demonstrar sensibilidade, definir atividades pedagógicas, dar banho nos alunos, desenvolver capacidades motoras, trocar fralda dos alunos, criar espaço para brincadeiras, demonstrar autocontrole, orientar atividades de desenho, corrigir atividades, demonstrar senso de organização, supervisionar refeições, apresentar regras da escola, comentar filmes, encaminhar alunos para outros profissionais, definir métodos de avaliação, analisar necessidades do aluno e da comunidade, supervisionar momento do sono e descanso, desenhar, estabelecer vínculos, elaborar cronograma, debater projeto com direção e coordenação, reestruturar estratégias, conferir cadastro dos alunos, reciclar material, trocar roupa dos alunos, organizar material pedagógico, discutir resultados dos projetos, modelar massas e argila, planejar o roteiro de aula, organizar espaços em geral, alimentar os alunos, contornar situações adversas, limpar material, confeccionar material pedagógico, colar materiais, atualizar-se, registrar observações, reunir-se com pais e responsáveis, participar da elaboração de calendário escolar, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar sala de aula, participar de eventos de qualificação profissional, orientar atividades artísticas, especificar materiais de ensino-aprendizagem, criar jogos e brincadeiras, participar de reuniões com demais profissionais da escola, auto-avaliar-se, pintar, participar da definição do horário, trocar roupa de cama, ensinar culinária, escrever letras e números, conversar com alunos - roda da conversa, prencher agenda, apresentar projeto aos alunos, demonstrar criatividade, desenvolver atividades com informática, utilizar sucata, cantar músicas, supervisionar entrada e saída dos alunos, contar estórias, brincar com os alunos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., desenvolver capacidades emocionais, solicitar material pedagógico, identificar material pedagógico, convocar pais e responsáveis, recortar materiais, servir alimentação aos alunos.