CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve ensinar alunos, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve brincar com os alunos, demonstrar afetividade, reestruturar estratégias, definir objetivos da ação didática, selecionar eventos e atividades extracurriculares, supervisionar refeições, definir atividades pedagógicas, confeccionar material pedagógico, selecionar material didático, observar a socialização, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., criar jogos e brincadeiras, desenvolver atividades com informática, orientar higiene pessoal, definir técnica de trabalho - estratégias, discutir plano de aula com coordenação e direção, participar da definição do horário, demonstrar paciência, determinar parâmetros do projeto, organizar sala de aula, comprar material pedagógico, utilizar sucata, encaminhar alunos para outros profissionais, pesquisar materiais e recursos disponíveis, organizar pastas de atividades dos alunos, demonstrar versatilidade, comentar filmes, participar da elaboração de calendário escolar, orientar atividades de desenho, orientar atividades artísticas, visitar locais para eventos extracurriculares, preencher fichas de avaliação, dar banho nos alunos, mostrar filmes, definir métodos de avaliação, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar material pedagógico, avaliar atividades dos alunos, cantar músicas, investigar interesse do aluno, atualizar-se, desenhar, observar o desenvolvimento motor, discutir resultados dos projetos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, auto-avaliar-se, reunir-se com pais e responsáveis, servir alimentação aos alunos, registrar observações, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., orientar atividades com jogos e brinquedos, dramatizar estórias e músicas, demonstrar senso de organização, prencher agenda, criar espaço para brincadeiras, convocar pais e responsáveis, desenvolver capacidades emocionais, elaborar relatórios, construir regras com os alunos, apresentar projeto aos alunos, desenvolver capacidades motoras, desenvolver atividades artísticas, explicar atividades propostas, solicitar material pedagógico, supervisionar recreio, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar autocontrole, alimentar os alunos, apresentar regras da escola, modelar massas e argila, ensinar culinária, organizar eventos extracurriculares, trocar fralda dos alunos, elaborar estórias com alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de observação, limpar sala de aula e mobiliário, preencher diário de classe, observar a linguagem, participar de reuniões com demais profissionais da escola, escrever letras e números, elaborar cronograma, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, interagir com a comunidade, planejar o roteiro de aula, trabalhar em equipe, debater projeto com direção e coordenação, organizar espaços em geral, conversar com alunos - roda da conversa, observar o raciocínio lógico, reunir-se com a coordenação e a direção, recortar materiais, corrigir atividades, ler textos, participar da associação de pais e mestres, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, acompanhar alunos em cursos extraclasses, identificar material pedagógico, reciclar material, colar materiais, organizar eventos na escola, trocar roupa dos alunos, contornar situações adversas, participar de conselhos, limpar material, servir como referencial de conduta, supervisionar momento do sono e descanso, administrar biblioteca circulante, participar de eventos de qualificação profissional, estabelecer vínculos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, pintar, analisar necessidades do aluno e da comunidade, trocar roupa de cama, conferir cadastro dos alunos, contar estórias, desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar sensibilidade.