CBO 2392-20 - Professor de alunos com deficiência múltipla
Entenda o que fazem os professores de educação especial no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de alunos com deficiência múltipla e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de alunos com deficiência múltipla
O Professor de Alunos com Deficiência Múltipla participa do planejamento do ensino, realiza ação docente e faz avaliação da aprendizagem, na educação especial para alunos com deficiência múltipla. Analisa informações sobre alunos – tais como o nível de desenvolvimento e as possibilidades funcionais, de comunicação, de interação social e de aprendizagem -, a fim de criar as condições necessárias para a inclusão na educação escolar. Recebe apoio de profissionais de educação, saúde e assistência social, para atender às peculiaridades decorrentes de cada deficiência. Prepara materiais pedagógicos e instrui aluno sobre uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva. Divulga conhecimentos e forma profissionais da modalidade de ensino. Participa de projetos de pesquisas em educação especial. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2392-20
Participa na construção de plano para desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência múltipla, que envolve ação coletiva e multiprofissional. Estabelece processo de colaboração entre profissionais de educação, saúde e assistência social. Solicita ação complementar dos profissionais nas diferentes áreas do conhecimento - tais como neurologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia escolar - quando necessário, para receber informações e orientações específicas para atendimento às peculiaridades decorrentes de cada deficiência. Estabelece parcerias com as famílias dos alunos.
Planeja, com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e demais integrantes da equipe escolar, a adequação das atividades pedagógicas às necessidades particulares de cada aluno, viabilizando sua participação em todas as atividades desenvolvidas no espaço escolar, para efetiva promoção do processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Prepara materiais pedagógicos específicos. Providencia recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva e instrui o aluno sobre o uso. Estabelece orientações referentes ao cuidado dos alunos com equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Participa da implementação do currículo escolar, fazendo a necessária adaptação do ensino dos componentes curriculares às necessidades educacionais de cada aluno. Planeja a suplementação curricular.
Elabora planos de ensino, definindo estratégias, atividades e recursos didáticos. Elabora planos de aulas. Planeja a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.
Efetua planejamento de processos especiais de ensino, de apoios intensos e contínuos, e de currículo alternativo, para atender às necessidades de alunos com maiores dificuldades.
Realiza a ação docente, compreendendo e considerando as variadas potencialidades, possibilidades funcionais e necessidades concretas de alunos com deficiência múltipla.
Observa os alunos para identificar, durante as atividades, manifestações de interesses inusitados, diferentes níveis de motivação, e formas incomuns de expressar suas necessidades, desejos e sentimentos.
Avalia o processo de ensino-aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos. Identifica avanços em aprendizagem e adaptação social. Avalia estilos e ritmos de aprendizagem. Registra rendimento escolar.
Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe. Elabora relatórios.
Pode coordenar cursos e exercer direção ou coordenação pedagógica de instituições de educação especial.
Pode encaminhar e orientar alunos com deficiência múltipla para realização de ensino profissional, em ambientes protegidos.
Forma profissionais para atuação na educação especial de alunos com deficiência múltipla. Desenvolve programas de capacitação continuada, em serviço, visando construir e efetivar uma prática pedagógica para alunos com níveis de desenvolvimento e processo de aprendizagem diferenciados.
Divulga conhecimentos da área de educação especial, participando de reuniões, seminários e outros eventos.
Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla. Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias. Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos e às descobertas de equipamentos e materiais para uso de alunos com deficiência múltipla.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CONVERSÃO ONLINE DE TEXTO E VOZ PARA LÍNGUA DE SINAIS | 3 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CONVERSÃO ONLINE DE TEXTO PARA FALA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) CBT - TREINAMENTO BASEADO EM COMPUTADOR | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 4 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: CONCEITOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES, BARREIRAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TRABALHO E EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE E SOCIEDADE | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PESQUISA EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO DO ENSINO, DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES, ESTILOS, CATEGORIZAÇÕES, DIMENSÕES | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CONTEÚDOS E METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DO ENSINO DE: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONCEPÇÃO, PRINCÍPIOS, ORGANIZAÇÃO, PÚBLICO ALVO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS, ESPECIFICIDADES EDUCACIONAIS, ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM, COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS, PRÁTICAS DOCENTES RECOMENDADAS, AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO DE ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E DE VIDA AUTÔNOMA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO DE SOROBÃ | 3 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE APOIO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PAPEL DA FAMÍLIA, PAPEL DA ESCOLA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO (EDUCAÇÃO INCLUSIVA) | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: CONCEITO, FERRAMENTAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: CONCEITOS E FUNDAMENTOS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) USO DE TÉCNICAS DE FONÉTICA E REPETIÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 2 | 2 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE) SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA BRAILLE | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 3 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 3 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 3 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA DE SINAIS | 3 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 2 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 2 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 2 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
| SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 3 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 2 |
Condições de Trabalho
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
- Divulgar conhecimentos da Área;
- Participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
- Demonstrar competências pessoais;
- Participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
- Preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
- Participar de atividades pedagógico-administrativas;
- Pesquisar sobre temas de interesse da Área;
- Atuar no processo de ensino-aprendizagem;
- Formar profissionais para atuação na Área;
- Planejar atividades extra-classe;
- Trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
- Transcrever a tinta textos em braile dos alunos;
- Corrigir trabalhos dos alunos;
- Divulgar a língua de sinais para a comunidade;
- Proceder com ética;
- Ensinar língua portuguesa;
- Confeccionar materiais didático-pedagógicos;
- Trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
- Orientar trabalho em sala de leitura;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
- Ensinar atividades recreativas;
- Planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- Pesquisar língua escrita de sinais;
- Criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
- Encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
- Realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva;
- Estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
- Identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
- Participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
- Avaliar conhecimento do aluno iniciante;
- Elaborar instrumentos de avaliação;
- Demonstrar tolerância;
- Estabelecer parcerias com as famílias;
- Preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
- Ensinar o uso de objetos de referência;
- Participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
- Preparar professores para classes de inclusão;
- Participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
- Estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
- Elaborar projetos de estimulação essencial;
- Demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
- Participar de reuniões pedagógicas;
- Elaborar projetos de pesquisa;
- Participar das associações da área;
- Demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
- Participar das atividades do programa de integração sensorial;
- Encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
- Elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
- Demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
- Participar da elaboração do plano de ensino;
- Recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
- Participar da elaboração de textos sobre temas da área;
- Desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
- Planejar programas de intervenção educacional individual;
- Conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
- Participar de programas de inclusão escolar;
- Prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
- Orientar estágios dos alunos;
- Participar de palestras e cursos;
- Preparar materiais de auto-contraste;
- Participar de projetos de pesquisa;
- Demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
- Avaliar rendimento escolar;
- Avaliar comunicação receptiva dos alunos;
- Participar da elaboração do currículo escolar;
- Divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
- Dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
- Demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
- Preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
- Demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
- Atuar em programas de habilitação educacional;
- Elaborar códigos de interação social;
- Estudar a língua escrita da língua de sinais;
- Organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
- Participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
- Ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
- Dominar braile;
- Elaborar relatórios;
- Desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
- Adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
- Demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
- Demonstrar capacidade de improvisação;
- Participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
- Participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
- Elaborar registros de avanços dos alunos;
- Analisar novas teorias para implementação prática;
- Ministrar aulas de orientação para o trabalho;
- Avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos;
- Prestar assessoria a comunidade escolar;
- Demonstrar capacidade de administrar frustações;
- Selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
- Pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos;
- Participar de fóruns de saúde e educação;
- Alfabetizar em braile;
- Implementar programas de atendimento educacional;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Demonstrar criatividade;
- Dominar diferentes formas de comunicação;
- Elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
- Trabalhar com recursos da linguagem da informática;
- Avaliar comunicação expressiva dos alunos;
- Atuar em programas de reabilitação educacional;
- Demonstrar capacidade de planejamento;
- Acompanhar treinamento do aluno em empresas;
- Dominar língua de sinais;
- Planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
- Ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
- Analisar propostas pedagógicas;
- Participar da organização de eventos sobre prevenção;
- Analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
- Divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
- Realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
- Elaborar plano de aulas;
- Preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
- Encaminhar alunos para avaliações específicas;
- Encaminhar aluno para ensino regular;
- Elaborar programas de atendimento educacional;
- Definir conteúdos escolares;
- Preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
- Demonstrar capacidade de motivar o outro;
- Participar de conselhos de classe;
- Demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
- Preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
- Transcrever textos em tinta para o braile;
- Pesquisar temas de educação especial;
- Demonstrar flexibilidade;
- Dominar conteúdos e metodologias da área;
- Contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
- Criar materiais didático-pedagógicos;
- Ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
- Pesquisar o uso de tecnologias;
- Atuar em programas de estimulação essencial;
- Coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend;
- Elaborar material visual para alunos;
- Encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
- Orientar voluntários para educação especial em comunidades;
- Preparar a comunidade para uso do braile;
- Ensinar as atividades de vida autônoma;
- Gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc;
- Indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
- Desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- Elaborar projetos com instituições não escolares;
- Analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
- Realizar atividades para orientação e mobilidade;
- Registrar notas e conteúdos em diários de classe;
- Criar materiais para comunicação alternativa;
- Preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- Coordenar curso;
- Avaliar os resultados dos projetos;
- Ministrar palestras e cursos;
- Pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
- Participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
- Ensinar as atividades de vida diária - avd;
- Transcrever textos em tipos ampliados;
- Estudar as propostas da legislação educacional;
- Participar de associações da categoria;
- Adequar o currículo às necessidades dos alunos;
- Formar guia-intérprete para surdocego;
- Demonstrar capacidade de observação;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Alunos com Deficiência Física
- Professor de Reabilitação Visual
- Professor de Sorobã
- Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla
- Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)
- Monitor de Braile
- Professor de Alunos com Deficiência Visual
- Pedagogo em Educação Especial de Cegos
- Professor de Braile
- Professor de Cegos
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-20
CBO 2392-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de alunos com deficiência múltipla que pertence ao grupo dos professores de educação especial, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais do ensino
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- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
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- Professores de educação especial
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