CBO 2392-20 - Professor de alunos com deficiência múltipla - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial

O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla CBO 2392-20 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência múltipla Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.

Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2392-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Professores de educação especial.

O que faz um Professor de alunos com deficiência múltipla

O Professor de alunos com deficiência múltipla CBO 2392-20 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de experiência visual e espacial de surdo-cegos Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.

No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência múltipla Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência múltipla.

Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.

Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência múltipla Cria materiais para comunicação alternativa Elabora material visual.

Cria e confecciona material didático-pedagógico diversificado Grava textos em diferentes suportes Interpreta e transcreve materiais, por meio de Braille e linguagem de sinais.

Prepara pistas visuais para contextualização de ambientes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos.

Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Ensina em língua portuguesa e em Libras Ensina língua portuguesa Ensina sorobã, para cálculos matemáticos.

Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Fornece e instrui sobre o uso de recursos diversificados de acessibilidade e de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência múltipla Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.

Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência múltipla, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência múltipla para o ensino profissional em oficinas protegidas.

Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência múltipla Prepara profissionais para atuação educacional em hospitais Forma guia-intérprete para surdo-cegos Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2392-20 deve preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, pesquisar sobre temas de interesse da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, demonstrar competências pessoais, formar profissionais para atuação na Área, divulgar conhecimentos da Área, participar de atividades pedagógico-administrativas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-20

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência múltipla CBO 2392-20

Um Professor de alunos com deficiência múltipla (ou sinônimo) deve criar materiais didático-pedagógicos, participar de conselhos de classe, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, participar das atividades do programa de integração sensorial, realizar atividades para orientação e mobilidade, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, analisar novas teorias para implementação prática, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, demonstrar flexibilidade, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, elaborar material visual para alunos, divulgar a língua de sinais para a comunidade, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar da elaboração do plano de ensino, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, demonstrar capacidade de liderança, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, corrigir trabalhos dos alunos, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, avaliar comunicação expressiva dos alunos, ensinar as atividades de vida autônoma, participar de reuniões pedagógicas, avaliar comunicação receptiva dos alunos, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, participar de associações da categoria, atuar em programas de reabilitação educacional, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, preparar professores para classes de inclusão, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, preparar pistas visuais para contextualização de ambientes, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, elaborar códigos de interação social, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, orientar voluntários para educação especial em comunidades, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, pesquisar o uso de tecnologias, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, prestar assessoria a comunidade escolar, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, demonstrar capacidade de improvisação, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, dominar braile, participar das associações da área, participar da elaboração de textos sobre temas da área, avaliar os resultados dos projetos, formar guia-intérprete para surdocego, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, estabelecer parcerias com as famílias, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, preparar materiais de auto-contraste, planejar atividades extra-classe, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, dominar língua de sinais, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, participar da elaboração do currículo escolar, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, elaborar projetos com instituições não escolares, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, orientar estágios dos alunos, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, participar de palestras e cursos, participar de projetos de pesquisa, estudar a língua escrita da língua de sinais, atuar em programas de habilitação educacional, avaliar rendimento escolar, criar materiais para comunicação alternativa, acompanhar treinamento do aluno em empresas, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, pesquisar língua escrita de sinais, ensinar atividades recreativas, analisar propostas pedagógicas, ensinar língua portuguesa, ensinar as atividades de vida diária - avd, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, participar da organização de eventos sobre prevenção, demonstrar capacidade de motivar o outro, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, coordenar curso, elaborar plano de aulas, definir conteúdos escolares, elaborar projetos de estimulação essencial, orientar trabalho em sala de leitura, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, elaborar registros de avanços dos alunos, transcrever textos em tipos ampliados, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, demonstrar capacidade de observação, ensinar o uso de objetos de referência, alfabetizar em braile, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, encaminhar aluno para ensino regular, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar de fóruns de saúde e educação, participar de programas de inclusão escolar, pesquisar temas de educação especial, elaborar relatórios, estudar as propostas da legislação educacional, confeccionar materiais didático-pedagógicos, elaborar projetos de pesquisa, atuar em programas de estimulação essencial, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, demonstrar criatividade, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, registrar notas e conteúdos em diários de classe, dominar diferentes formas de comunicação, proceder com ética, demonstrar capacidade de administrar frustações, adequar o currículo às necessidades dos alunos, demonstrar capacidade de planejamento, preparar a comunidade para uso do braile, transcrever textos em tinta para o braile, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, transcrever a tinta textos em braile dos alunos, ministrar aulas de orientação para o trabalho, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, demonstrar tolerância, ministrar palestras e cursos, implementar programas de atendimento educacional, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, planejar programas de intervenção educacional individual, encaminhar alunos para avaliações específicas, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, elaborar programas de atendimento educacional, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, dominar conteúdos e metodologias da área, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais.

Cargos e salários CBO 2392-20 - Professores de educação especial

Salário Professor de Alunos com Deficiência Múltipla

Professor de Alunos com Deficiência Múltipla: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Múltipla CBO 2392-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.140 e 5.847 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 4.808 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor de Aluno Surdo-cego

Professor de Aluno Surdo-cego: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Aluno Surdo-cego CBO 2392-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.140 e 5.847 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 4.808 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla

Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla CBO 2392-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.140 e 5.847 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 4.808 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)

Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas): Brasil

O profissional no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) CBO 2392-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.140 e 5.847 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 4.808 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor de Alunos com Deficiência Múltipla

Professor de Alunos com Deficiência Múltipla: Santa Catarina

O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Múltipla CBO 2392-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.251 e 6.096 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.123 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor de Alunos com Deficiência Múltipla

Professor de Alunos com Deficiência Múltipla: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Múltipla CBO 2392-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.467 e 5.957 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.871 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla

Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla: Paraná

O profissional no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla CBO 2392-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.926 e 4.893 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 487 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla

Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla CBO 2392-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.467 e 5.957 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.871 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) São Paulo

Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) CBO 2392-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.812 e 5.164 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 207 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)

Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas): Santa Catarina

O profissional no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) CBO 2392-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.251 e 6.096 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.123 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) Salvador

Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas): Salvador, BA

O profissional no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) CBO 2392-20 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.992 e 3.069 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 56 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
Salário Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)

Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas): São Paulo

O profissional no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) CBO 2392-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.467 e 5.957 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.871 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.