CBO 2131-60 - Físico (óptica)
Entenda o que fazem os físicos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Físico (óptica) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um
Funções Detalhadas
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
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Condições de Trabalho
Os profissionais podem trabalhar em várias atividades econômicas como, por exemplo, saúde, fabricação de coque, refino de petróleo, produção de combustíveis, inclusive nucleares, fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação. É mais comum encontrar esses profissionais em institutos de pesquisa e universidades públicas. Nestes casos, são classificados como pesquisadores ou professores. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações exigem para seu exercício, pelo menos, o curso superior completo, sendo freqüente a presença de profissionais com titulações de pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades das ocupações geralmente ocorre após quatro anos de experiência na área.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- realizar pesquisas científicas e tecnológicas;
- realizar medidas de grandezas físicas;
- aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas;
- desenvolver equipamentos e sistemas;
- desenvolver programas e rotinas computacionais;
- difundir conhecimentos;
- administrar atividades de pesquisas e aplicações;
- comunicar-se;
- elaborar documentação técnica e científica;
- submeter trabalhos técnicos e científicos a publicação;
- elaborar projetos de pesquisa;
- trabalhar em equipe;
- simular modelos;
- analisar resultados;
- demonstrar criatividade;
- participar de eventos científicos;
- selecionar modelo físico;
- aplicar técnicas de radiação ionizante em outras áreas do conhecimento;
- aplicar técnicas de radiação ionizante em ciências da vida;
- planejar instalações;
- projetar instalações nucleares;
- orientar trabalhos técnicos e científicos;
- elaborar cronograma físico e financeiro;
- aplicar técnicas de radiação em análise e preparação de materiais;
- selecionar amostras e padrões;
- gerir projetos de pesquisa;
- aplicar técnicas de radiação não ionizante em ciências da vida;
- realizar ensaios e testes;
- aplicar radiação na agricultura e conservação de alimentos;
- desenvolver teorias;
- demonstrar versatilidade;
- projetar sistemas eletrônicos, ópticos de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- analisar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- aplicar métodos físicos a análise de sistemas ecológicos;
- desenvolver padrões metrológicos;
- solicitar registros de patentes e propriedade intelectual;
- emitir pareceres técnicos e científicos;
- desenvolver expressão da liderança;
- planejar experimentos;
- prestar consultoria;
- elaborar relatórios de análise de impacto ambiental;
- desenvolver raciocínio lógico;
- desenvolver expressão oral;
- elaborar procedimentos operacionais e de segurança;
- demonstrar persistência;
- realizar experimentos;
- validar programas computacionais;
- organizar eventos científicos;
- desenvolver modelos;
- traduzir manuais técnicos;
- desenvolver aplicações de novas tecnologias;
- testar programas computacionais;
- avaliar parâmetros físicos em sistemas ambientais;
- evidenciar organização;
- desenvolver materiais;
- especificar equipamentos e infra estrutura laboratorial;
- aferir equipamentos científicos;
- aplicar técnicas de radiação não ionizante em outras áreas do conhecimento;
- demonstrar habilidade matemática;
- aplicar técnicas de espectrometria;
- desenvolver expressão escrita;
- emitir laudos técnicos;
- redigir trabalhos técnicos e científicos;
- desenvolver processos;
- integrar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- redigir documentação instrumental e de aplicativos;
- treinar especialista e técnicos;
- cultivar visão ampla;
- caracterizar propriedades físicas, químicas e estruturais de materiais;
- ministrar palestras, seminários e cursos;
- evidenciar receptividade;
- desenvolver espírito crítico;
- preparar amostras;
- divulgar conhecimentos da física para a comunidade;
- coordenar projetos de pesquisa;
- manipular fontes radioativas;
- extrair conclusões;
- realizar pesquisa bibliográfica;
- desenvolver processos para proteção do meio ambiente;
- desenvolver instrumentação científica;
- assessorar na elaboração de protocolos e normas;
- equacionar modelo físico;
- identificar demanda;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2131-60
CBO 2131-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de físico (óptica) que pertence ao grupo dos físicos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
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- Físicos, químicos
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- Físicos
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CBOs Relacionados
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CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
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2131-60 | Físico (óptica) | Brasil | 0h | 0 | |
2131-60 | Físico (Ótica) | Brasil | 0h | 0 | |
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