CBO 2131-60 - Físico (óptica)

Entenda o que fazem os físicos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Físico (óptica) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Físico (óptica)

O Físico (óptica)

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2131-60

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (1/8)
Perfil Ocupacional (1/8)

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.

Condições de Trabalho

Físicos os profissionais podem trabalhar em várias atividades econômicas como, por exemplo, saúde, fabricação de coque, refino de petróleo, produção de combustíveis, inclusive nucleares, fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação. É mais comum encontrar esses profissionais em institutos de pesquisa e universidades públicas. Nestes casos, são classificados como pesquisadores ou professores. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações exigem para seu exercício, pelo menos, o curso superior completo, sendo freqüente a presença de profissionais com titulações de pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades das ocupações geralmente ocorre após quatro anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Desenvolver programas e rotinas computacionais;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Elaborar documentação técnica e científica;
  • Difundir conhecimentos;
  • Aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas;
  • Realizar pesquisas científicas e tecnológicas;
  • Realizar medidas de grandezas físicas;
  • Administrar atividades de pesquisas e aplicações;
  • Comunicar-se;
  • Desenvolver equipamentos e sistemas;
  • Redigir documentação instrumental e de aplicativos;
  • Emitir laudos técnicos;
  • Aplicar técnicas de radiação não ionizante em outras áreas do conhecimento;
  • Prestar consultoria;
  • Demonstrar versatilidade;
  • Aplicar técnicas de radiação ionizante em ciências da vida;
  • Testar programas computacionais;
  • Preparar amostras;
  • Elaborar projetos de pesquisa;
  • Emitir pareceres técnicos e científicos;
  • Desenvolver modelos;
  • Desenvolver instrumentação científica;
  • Analisar resultados;
  • Demonstrar criatividade;
  • Simular modelos;
  • Gerir projetos de pesquisa;
  • Planejar instalações;
  • Assessorar na elaboração de protocolos e normas;
  • Elaborar relatórios de análise de impacto ambiental;
  • Demonstrar persistência;
  • Desenvolver aplicações de novas tecnologias;
  • Organizar eventos científicos;
  • Analisar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
  • Realizar ensaios e testes;
  • Desenvolver processos para proteção do meio ambiente;
  • Redigir trabalhos técnicos e científicos;
  • Aplicar técnicas de radiação não ionizante em ciências da vida;
  • Desenvolver expressão oral;
  • Elaborar cronograma físico e financeiro;
  • Divulgar conhecimentos da física para a comunidade;
  • Aferir equipamentos científicos;
  • Cultivar visão ampla;
  • Desenvolver expressão escrita;
  • Equacionar modelo físico;
  • Selecionar modelo físico;
  • Evidenciar organização;
  • Ministrar palestras, seminários e cursos;
  • Especificar equipamentos e infra estrutura laboratorial;
  • Caracterizar propriedades físicas, químicas e estruturais de materiais;
  • Desenvolver espírito crítico;
  • Aplicar técnicas de radiação em análise e preparação de materiais;
  • Realizar pesquisa bibliográfica;
  • Selecionar amostras e padrões;
  • Aplicar técnicas de espectrometria;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Extrair conclusões;
  • Desenvolver processos;
  • Avaliar parâmetros físicos em sistemas ambientais;
  • Projetar instalações nucleares;
  • Desenvolver expressão da liderança;
  • Projetar sistemas eletrônicos, ópticos de telecomunicações e outros sistemas físicos;
  • Submeter trabalhos técnicos e científicos a publicação;
  • Coordenar projetos de pesquisa;
  • Desenvolver teorias;
  • Identificar demanda;
  • Aplicar técnicas de radiação ionizante em outras áreas do conhecimento;
  • Aplicar métodos físicos a análise de sistemas ecológicos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Evidenciar receptividade;
  • Solicitar registros de patentes e propriedade intelectual;
  • Desenvolver padrões metrológicos;
  • Realizar experimentos;
  • Demonstrar habilidade matemática;
  • Manipular fontes radioativas;
  • Desenvolver materiais;
  • Elaborar procedimentos operacionais e de segurança;
  • Treinar especialista e técnicos;
  • Planejar experimentos;
  • Participar de eventos científicos;
  • Integrar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
  • Validar programas computacionais;
  • Orientar trabalhos técnicos e científicos;
  • Aplicar radiação na agricultura e conservação de alimentos;
  • Traduzir manuais técnicos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2131-60

CBO 2131-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de que pertence ao grupo dos físicos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Físicos, químicos
        • Físicos