CBO 2131-60 - Físico (óptica)
Entenda o que fazem os físicos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Físico (óptica) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Físico (óptica)
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2131-60
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
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Condições de Trabalho
Físicos os profissionais podem trabalhar em várias atividades econômicas como, por exemplo, saúde, fabricação de coque, refino de petróleo, produção de combustíveis, inclusive nucleares, fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação. É mais comum encontrar esses profissionais em institutos de pesquisa e universidades públicas. Nestes casos, são classificados como pesquisadores ou professores. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações exigem para seu exercício, pelo menos, o curso superior completo, sendo freqüente a presença de profissionais com titulações de pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades das ocupações geralmente ocorre após quatro anos de experiência na área.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas;
- Difundir conhecimentos;
- Realizar pesquisas científicas e tecnológicas;
- Administrar atividades de pesquisas e aplicações;
- Comunicar-se;
- Desenvolver equipamentos e sistemas;
- Elaborar documentação técnica e científica;
- Demonstrar competências pessoais;
- Desenvolver programas e rotinas computacionais;
- Realizar medidas de grandezas físicas;
- Emitir laudos técnicos;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Planejar instalações;
- Selecionar modelo físico;
- Elaborar relatórios de análise de impacto ambiental;
- Solicitar registros de patentes e propriedade intelectual;
- Desenvolver expressão da liderança;
- Aplicar métodos físicos a análise de sistemas ecológicos;
- Redigir trabalhos técnicos e científicos;
- Traduzir manuais técnicos;
- Coordenar projetos de pesquisa;
- Cultivar visão ampla;
- Desenvolver expressão escrita;
- Redigir documentação instrumental e de aplicativos;
- Demonstrar habilidade matemática;
- Especificar equipamentos e infra estrutura laboratorial;
- Realizar experimentos;
- Desenvolver aplicações de novas tecnologias;
- Realizar pesquisa bibliográfica;
- Desenvolver materiais;
- Testar programas computacionais;
- Trabalhar em equipe;
- Analisar resultados;
- Organizar eventos científicos;
- Identificar demanda;
- Aferir equipamentos científicos;
- Demonstrar versatilidade;
- Participar de eventos científicos;
- Realizar ensaios e testes;
- Desenvolver expressão oral;
- Aplicar radiação na agricultura e conservação de alimentos;
- Planejar experimentos;
- Aplicar técnicas de radiação em análise e preparação de materiais;
- Desenvolver processos;
- Assessorar na elaboração de protocolos e normas;
- Desenvolver modelos;
- Equacionar modelo físico;
- Selecionar amostras e padrões;
- Extrair conclusões;
- Evidenciar organização;
- Simular modelos;
- Prestar consultoria;
- Desenvolver padrões metrológicos;
- Elaborar procedimentos operacionais e de segurança;
- Treinar especialista e técnicos;
- Aplicar técnicas de radiação não ionizante em ciências da vida;
- Projetar instalações nucleares;
- Desenvolver instrumentação científica;
- Desenvolver espírito crítico;
- Orientar trabalhos técnicos e científicos;
- Projetar sistemas eletrônicos, ópticos de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- Caracterizar propriedades físicas, químicas e estruturais de materiais;
- Aplicar técnicas de radiação não ionizante em outras áreas do conhecimento;
- Submeter trabalhos técnicos e científicos a publicação;
- Manipular fontes radioativas;
- Desenvolver processos para proteção do meio ambiente;
- Desenvolver teorias;
- Analisar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- Validar programas computacionais;
- Integrar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- Aplicar técnicas de radiação ionizante em ciências da vida;
- Emitir pareceres técnicos e científicos;
- Ministrar palestras, seminários e cursos;
- Elaborar cronograma físico e financeiro;
- Preparar amostras;
- Avaliar parâmetros físicos em sistemas ambientais;
- Demonstrar criatividade;
- Aplicar técnicas de espectrometria;
- Demonstrar persistência;
- Elaborar projetos de pesquisa;
- Gerir projetos de pesquisa;
- Evidenciar receptividade;
- Aplicar técnicas de radiação ionizante em outras áreas do conhecimento;
- Divulgar conhecimentos da física para a comunidade;
Profissões da Família Ocupacional
- Físico Médico
- Físico (Ótica)
- Físico (Térmica)
- Cosmológo
- Físico
- Físico (estado Sólido)
- Físico (Acústica)
- Físico Hospitalar
- Físico (Atômica e Molecular)
- Físico (Cosmologia)
Divisões de categorias profissionais do CBO 2131-60
CBO 2131-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de que pertence ao grupo dos físicos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
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- Físicos, químicos
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- Físicos
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