CBO 1421-25 - Analista de compliance

Entenda o que fazem os gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Analista de compliance e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Analista de compliance

Atua na concepção, no planejamento, na organização e no desenvolvimento de processos de integridade ou “compliance”, relacionados com a conformidade da empresa aos padrões, às leis, aos regulamentos, à conduta ética e a outras convenções específicas aplicadas ao seu negócio. Participa da implementação do programa de “compliance”. Dissemina cultura de “compliance”, divulgando políticas e administrando canal de denúncia. Avalia parceiros de negócios, realizando processo de investigação prévia, também conhecido como DDI-Diligência Prévia (Due Diligence). Estrutura dados e informações de “compliance”, para auxiliar na definição de critérios de avaliação de riscos. Monitora programa de “compliance”. Elabora relatórios e revisa documentos. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Participa na concepção do programa de “compliance” da empresa e no planejamento de sua implementação. Colabora na estruturação do programa. Participa na elaboração de políticas de controle interno, na elaboração do código de ética e na definição dos mecanismos de monitoramento e de melhoria contínua. Participa na elaboração de normas, diretrizes e procedimentos de “compliance”. Planeja treinamentos, “workshops” e palestras em domínios de “compliance”, bem como ações de comunicação sobre temas relacionados às políticas e ao código de ética da organização. Pode participar do desenvolvimento de planos de ação para mitigação de riscos.

Participa na implantação das normas de “compliance”.

Acompanha indicadores de desempenho de integridade corporativa ou “compliance” que se referem à conformidade da organização aos padrões, às leis, aos regulamentos, à conduta ética e a outras convenções específicas aplicáveis ao negócio.

Analisa cláusulas de “compliance” e anticorrupção, no âmbito da administração de contratos de transferência de riscos.

Verifica idoneidade de clientes, fornecedores e outras partes interessadas da organização. Participa da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores.

Avalia parceiros de negócios, realizando processo de investigação prévia, também conhecido como DDI-Diligência Prévia (Due Diligence), para subsidiar a tomada de decisão. Colabora na definição de metodologias de investigação. Pesquisa e avalia situação de antecedentes de integridade e de antecedentes financeiros dos potenciais parceiros. Classifica parceiros de negócios de acordo com o grau de risco. Orienta parceiros de negócios sobre procedimentos e situações de risco. Assessora as áreas de negócios na decisão sobre contratação de parceiros.

Identifica público-alvo para treinamento de “compliance”. Ministra treinamentos, “workshops” e palestras.

Dissemina cultura de “compliance”, divulgando políticas e canal de denúncia. Desenvolve campanhas de conscientização.

Opina sobre contratação e desenvolve processos de gestão do canal de denúncias. Implementa canal de denúncia.

Administra canal de denúncia, avaliando denúncias recebidas, classificando denúncias de acordo com o grau de risco, solicitando e analisando documentos. Encaminha denúncias para tratamento interno. Entrevista testemunhas. Estabelece penalidade. Fornece resposta ao denunciante.

Monitora programa de “compliance”, analisando indicadores de desempenho do programa, analisando demandas de “compliance”, avaliando treinamentos realizados. Revisa e sugere ajustes nas políticas, nas normativas internas e no código de ética. Organiza auditorias e monitora planos de ação oriundos de não conformidades detectadas em auditorias. Atua na correição de condutas, valendo-se das normas de “compliance” como referenciais. Avalia cumprimento dos procedimentos e dos controles internos.

Estrutura dados e informações de “compliance”, para auxiliar na definição de critérios de avaliação de riscos. Identifica, dimensiona e cria matriz de riscos conexos com temas de “compliance”, analisando probabilidade de ocorrência e impacto. Monitora riscos na área de “compliance” e respectivas medidas de controle, auxiliando áreas no tratamento e recomendando medidas para sua mitigação. Colabora nos processos de negociação de instrumentos financeiros de proteção e na contratação de seguros.

Arquiva documentos confidenciais, em meios físicos e eletrônicos, seguindo normas de confidencialidade.

Organiza e analisa informações de “compliance”, em sindicâncias ou processos similares, envolvendo trabalhadores. Analisa casos de possíveis conflitos de interesse, de um ponto de vista de “compliance”. Pode participar de avaliação profissional para contratação ou promoção, levando em conta preceitos de “compliance”.

Elabora relatórios, redige documentos e revisa documentos de regulação e comunicação. Elabora material de treinamento e comunicação.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4 4 4
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  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
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  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) ERM - GESTÃO DE RISCOS EMPRESARIAIS 3 3 3
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  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
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  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 5 4
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  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ADMINISTRAÇÃO DE CANAL DE DENÚNCIAS: AVALIAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE GRAU DE RISCO A DENÚNCIAS RECEBIDAS, ANÁLISE DE DOCUMENTOS, TRATAMENTO DE DENÚNCIAS, PENALIDADES, OUTROS ASPECTOS 4 5 5
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  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS 3 3 3
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  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) AUDITORIAS DE GESTÃO 4 4 4
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  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CARACTERÍSTICAS DOS CONTRATOS DE SEGUROS 4 5 4
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  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CÓDIGO DE ÉTICA 5 5 5
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  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CUSTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) DIMENSIONAMENTO DE RISCOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ECOSSISTEMA DE EMPRESAS, ORGANIZAÇÕES, CLIENTES, FORNECEDORES, PÚBLICOS DE INTERESSE, GOVERNOS E OUTROS ATORES: CARACTERÍSTICAS GERAIS, AMBIENTES CONCORRENCIAIS, INTERPENETRAÇÃO DAS AGENDAS ESTRATÉGICAS DOS DIVERSOS ATORES, OUTROS ASPECTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ESTRUTURAÇÃO DE CLÁUSULAS DE COMPLIANCE E ANTICORRUPÇÃO EM CONTRATOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE RISCOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA QUALIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE CONTRATOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) INDICADORES DE DESEMPENHO RELACIONADOS A COMPLIANCE: IMPORTÂNCIA, SELEÇÃO DOS INDICADORES, MONITORAMENTO, OUTROS ASPECTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) MATRIZ DE RISCOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) MECANISMOS DE MONITORAMENTO E DE MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSOS DE COMPLIANCE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) MEDIDAS DE CONTROLE E MITIGAÇÃO DE RISCOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) MONITORAMENTO DE RISCOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) NORMAS, DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE COMPLIANCE: ESTRUTURA, CAMPOS DE APLICAÇÃO, ELABORAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) POLÍTICAS CORPORATIVAS DE INTEGRIDADE 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO PRÉVIA (DUE DILIGENCE) DE PARCEIROS DE NEGÓCIOS 3 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROCESSOS DE COMPLIANCE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DE PROTEÇÃO DE RISCOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROGRAMAS CORPORATIVOS DE INTEGRIDADE OU DE COMPLIANCE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) REGISTROS CONTÁBEIS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA GERAL DA ECONOMIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E MINISTRAÇÃO DE TREINAMENTOS, WORKSHOPS E PALESTRAS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • comunicar-se;
  • gerir rotinas administrativas e financeiras;
  • monitorar o programa de compliance e/ou de governança em privacidade;
  • gerenciar prestação de serviços terceirizados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar contratos de transferência de riscos;
  • administrar canal de denúncia;
  • administrar riscos;
  • participar da implementação do programa de compliance e/ou de governança em privacidade;
  • planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management;
  • gerenciar equipes;
  • avaliar parceiros de negócios - due diligence;
  • administrar recursos materiais;
  • criar matriz de riscos;
  • interagir com empresas e instituições;
  • demonstrar liderança;
  • definir critérios de avaliação de riscos;
  • analisar casos de possíveis conflitos de interesse;
  • trabalhar sob pressão;
  • analisar probabilidade de ocorrência e impacto dos riscos;
  • assegurar cumprimentos de normas internas e externas;
  • contratar seguros;
  • disseminar cultura de compliance - canal de denúncia, políticas e/ou proteção de dados pessoais e privacidade;
  • avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção;
  • demonstrar capacidade de objetividade;
  • classificar denúncia - grau de risco;
  • participar da elaboração do código de ética;
  • revisar políticas, normativas internas e código de ética e/ou política de proteção de dados pessoais;
  • classificar parceiros de negócios - grau de risco;
  • acompanhar solução de não-conformidades apontadas pela auditoria;
  • participar da elaboração de planos de contingência;
  • colaborar na definição das metodologias de investigação;
  • estabelecer indicadores de desempenho;
  • encaminhar denúncia para tratamento interno;
  • demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade;
  • participar de grupos de trabalho, comissões e comitês internos;
  • demonstrar persuasão;
  • identificar riscos;
  • entrevistar testemunhas;
  • analisar cláusulas de compliance e anticorrupção;
  • analisar demandas de compliance;
  • planejar ações de comunicação sobre temas relacionados a políticas, código de ética e/ou proteção de dados pessoais e privacidade;
  • elaborar relatórios;
  • atender auditoria interna e externa;
  • verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados;
  • analisar indicadores de desempenho do programa;
  • identificar necessidade de ações corretivas e preventivas;
  • desenvolver campanhas de conscientização;
  • planejar treinamentos, workshops e palestras;
  • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
  • decidir sobre desligamento de funcionários;
  • elaborar plano de prevenção de perdas;
  • participar da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores;
  • participar de reuniões;
  • redigir documentos;
  • sugerir ajustes nas políticas, normativas internas, código de ética e/ou política de proteção de dados pessoais;
  • aperfeiçoar fluxo de trabalho;
  • implementar normas de compliance;
  • auxiliar áreas no tratamento dos riscos;
  • opinar na contratação do canal de denúncia;
  • fornecer resposta ao denunciante;
  • acompanhar indicadores de desempenho;
  • identificar público alvo para treinamento de compliance;
  • elaborar material de treinamento e comunicação;
  • monitorar planos de ações oriundos de auditorias;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • analisar documentos;
  • avaliar denúncia recebida;
  • implementar canal de denúncia;
  • participar da definição dos mecanismos de monitoramento;
  • participar do desenvolvimento dos planos de ação para mitigação de riscos;
  • participar de projetos específicos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • orientar parceiros de negócios sobre procedimentos e situação de risco;
  • corrigir desvios de conduta;
  • demonstrar capacidade de decisão;
  • avaliar situação de antecedentes de integridade e financeiro;
  • recomendar alternativas para mitigação de riscos;
  • demonstrar capacidade investigativa;
  • arquivar documentos confidenciais;
  • auxiliar na elaboração das atribuições;
  • participar da estruturação do programa;
  • demonstrar capacidade de antever cenários;
  • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • solicitar documentos;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • assessorar as áreas de negócio na decisão sobre contratação de parceiros;
  • participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos;
  • trabalhar com segurança;
  • organizar auditorias;
  • interagir com demais áreas da empresa;
  • avaliar cumprimento dos procedimentos de controles internos;
  • revisar documentos e instrumentos de regulação e comunicação;
  • desenvolver processos de gestão do canal de denúncias;
  • conduzir reuniões e apresentações;
  • pesquisar antecedentes de integridade e financeiro;
  • ministrar treinamentos, workshops e/ou palestras;
  • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
  • demonstrar capacidade analítica;
  • negociar instrumentos financeiros de proteção;
  • demonstrar visão organizacional global;
  • dimensionar riscos;
  • demonstrar proatividade;
  • monitorar riscos e/ou medidas de controles;
  • determinar penalidade;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • inventariar imobilizados;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • participar da elaboração de políticas de controles internos;
  • avaliar treinamentos realizados;
  • participar da definição dos mecanismos de melhoria contínua;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-25

CBO 1421-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de analista de compliance que pertence ao grupo dos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins

Cargos e salários CBO 1421-25 - Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 142125 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins em todos os estados e cidades do Brasil.

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1421-25 Analista de compliance Goiânia, GO 41h 82
1421-25 Analista de compliance São Paulo 41h 3.280
1421-25 Analista de compliance Rio de Janeiro, RJ 41h 592
1421-25 Analista de compliance São Paulo, SP 41h 2.731
1421-25 Analista de compliance Belo Horizonte, MG 42h 829
1421-25 Analista de compliance Brasil 41h 6.169
1421-25 Analista de compliance Rio de Janeiro 41h 620

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