CBO 1231-10 - Diretor administrativo e financeiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores administrativos e financeiros
O profissional no cargo de Diretor administrativo e financeiro CBO 1231-10 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades administrativas e financeiras em instituições públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Coordena o fluxo financeiro da instituição, analisando operações Implementa orçamento empresarial, acompanhando sua execução Administra recursos humanos, definindo as atribuições das gerências.
Controla atividades logísticas e estrutura processos operacionais Realiza análises econômico-financeiras e coordena serviços de contabilidade e controladoria Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações.
CBO 1231-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores administrativos e financeiros que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1231-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores administrativos e financeiros.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor administrativo e financeiro
O Diretor administrativo e financeiro CBO 1231-10 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de instituições públicas ou privadas, na área administrativa-financeira, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações sistematizadas pelos diretores e gerentes executivos Analisa informações financeiras e comerciais da instituição e contas a pagar e receber.
Propõe negociações com fornecedores e clientes e identifica alternativas de financiamentos e aplicações.
Acompanha índices de tesouraria, informações bancárias e efetua ajustes no fluxo de caixa Identifica alternativas de políticas fiscal e tributária, avalia risco de crédito e negocia operações bancárias.
Acompanha operações dos mercados financeiro, de capitais e de câmbio Define critérios orçamentários, acompanhando sua execução.
Coordena e estabelece parâmetros para elaboração de suborçamentos, como de vendas, produção, aquisição de matéria-prima, mão de obra, entre outras.
Consolida orçamentos das áreas, reavaliando-os e implementando ações corretivas Elabora relatórios gerenciais.
Implementa políticas de pessoal da empresa e define critérios para recrutamento e seleção.
Conduz atividades da área e define as atribuições das gerências Propõe política de cargos e salários, de remuneração variável e de benefícios Promove negociações com sindicatos e entidades de classe.
Propõe políticas de treinamento, implementa programas e avalia resultados das capacitações Acompanha indicadores de desempenho funcional Estrutura processos logísticos e define critérios de armazenagem.
Supervisiona implantação de novos projetos, controle físico do patrimônio e serviços de transporte e de manutenção Acompanha processo de padronização de materiais e define política de compras, autorizando aquisições.
Participa da definição de políticas voltadas à tecnologia da informação e comunicação Acompanha serviços da área legal e jurídica da instituição Supervisiona serviços complementares, como de alimentação, segurança, limpeza e terceirizados.
Acompanha a legislação tributária e fiscal e analisa relatórios contábeis, balancetes e balanços patrimoniais Coordena informações cadastrais da instituição Monitora indicadores contábeis, econômicos e financeiros e propõe critérios de distribuição de resultados.
Coordena auditoria interna, contrata auditoria externa e analisa relatórios oriundos das análises dos processos contábeis Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Desenha cenários de acordo com a definição das estratégias de ação, objetivos e metas Participa da elaboração do plano de ação da instituição Promove estudos e análises econômico-financeiras e elabora política de investimentos Acompanha conjuntura econômica e preços de insumos estratégicos Monitora indicadores de desempenho operacional.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas Promove a atualização técnica da equipe de apoio, com relação ao uso de recursos de gestão, tais como sistemas informatizados e integrados de gestão, considerando contextos mercadológicos Estimula ações e políticas voltadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Utiliza novas tecnologias na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1231-10 deve demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento da empresa, controlar patrimônio, suprimentos e logística, administrar recursos humanos, supervisionar serviços complementares, gerenciar fluxo financeiro da empresa, implementar orçamento empresarial, coordenar serviços de contabilidade e controladoria.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores administrativos e financeiros exercem funções de direção administrativo-financeira em empresas, geralmente de médio e grande portes, exceto as de intermediação financeira. São assalariados, com carteira assinada, atuam em conjunto com gerências, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1231-10
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor administrativo e financeiro CBO 1231-10
Um Diretor administrativo e financeiro (ou sinônimo) deve analisar balancetes, supervisionar serviços de informática, monitorar indicadores contábeis, econômicos e financeiros, supervisionar serviços de comunicações, supervisionar implantação de novos projetos, definir estratégias de ação, propor políticas de remuneração variável, definir objetivos, definir política de compras, monitorar indicadores de desempenho operacional, negociar operações bancárias, supervisionar controle físico do patrimônio, propor políticas de benefícios, reavaliar planejamento, implementar ações corretivas, definir critérios de armazenagem, promover estudos e análises econômico-financeiras, desenhar cenários, implementar políticas de pessoal da empresa, reavaliar orçamento, demonstrar capacidade de observação, propor critérios de distribuição de resultados, acompanhar índices de tesouraria, efetuar ajustes no fluxo de caixa, consolidar orçamentos das áreas, participar da elaboração do plano de ação da empresa, analisar balanço anual, acompanhar operações do mercado financeiro, implementar programas de treinamento e capacitação, definir as atribuições das gerências, acompanhar indicadores de performance funcional, conduzir atividades da área, agir com criatividade, analisar informações bancárias, analisar informações financeiras e comerciais da empresa, supervisionar serviços de alimentação, demonstrar espírito empreendedor, avaliar resultados de programas de treinamento e capacitação, elaborar relatórios gerenciais, definir critérios orçamentários, analisar relatório de auditoria externa, contratar auditoria externa, supervisionar serviços de transporte, acompanhar processo de padronização de materiais, propor política de cargos e salários, acompanhar operações de mercado de capitais, analisar relatórios contábeis, trabalhar em equipe, demonstrar flexibilidade, definir critérios para recrutamento e seleção, coordenar a elaboração dos sub-orçamentos por área, contratar serviços terceirizados, participar da definição da política de informática, manter-se atualizado, identificar alternativas de financiamentos e aplicações, trabalhar com disciplina, supervisionar serviços de segurança, fixar metas, acompanhar preços de insumos estratégicos, identificar alternativas de políticas fiscal e tributária, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de síntese, supervisionar serviços jurídicos, analisar contas a pagar e receber, elaborar política de investimentos, estruturar processos de logística, acompanhar operações de câmbio, avaliar risco de créditos, negociar com sindicatos, coordenar auditoria interna, negociar com fornecedores e clientes, demonstrar liderança, estabelecer parâmetros sub-orçamentários, acompanhar conjuntura econômica, acompanhar a legislação tributária e fiscal, acompanhar execução orçamentária, coordenar informações cadastrais da empresa, supervisionar serviço de manutenção, supervisionar serviços de limpeza, propor políticas de treinamento e capacitação, autorizar compras, delegar responsabilidades.