Petrógrafo - Salário, piso salarial, o que faz e mercado de trabalho

Curso de manutenção Android e iPhone
CBO: 2134-35

O que faz um Petrógrafo

Profissionais no cargo de Petrógrafo realizam levantamentos geológicos e geofísicos coletando, analisando e interpretando dados, gerenciando amostragens, caracterizando e medindo parâmetros físicos, químicos e mecânicos de materiais geológicos, estimando geometria e distribuição espacial de corpos e estruturas geológicas, elaborando mapas e relatórios técnicos e científicos. Prospectam e exploram recursos minerais, pesquisam a natureza geológica e geofísica de fenômenos, efetuam serviços ambientais e geotécnicos, planejam e controlam serviços de geologia e geofísica. Podem prestar serviços de assessoria e consultoria.

Condições de trabalho

Geólogos, oceanógrafos, geofísicos o trabalho é exercido principalmente em atividades econômicas de extração de carvão mineral, petróleo e gás e de minerais em geral, e, mais recentemente, na proteção ambiental e nos estudos relativos à água. Quando atuam em pesquisa e desenvolvimento e no ensino são classificados como pesquisadores e professores. Podem trabalhar como empregados ou prestadores de serviços. Trabalham com supervisão permanente e suas atividades se desenvolvem em equipe, tanto em laboratórios como no campo. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam sujeitos aos efeitos da permanência prolongada em posições desconfortáveis, podem também estar expostos a altas temperaturas, materiais tóxicos, áreas ínvias e de ocupação sub-normal.

Exigências do mercado de trabalho para Petrógrafo

As ocupações da família requerem o curso superior completo ou de curta duração - tecnólogo. É comum a presença de profissionais com pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades requer entre três e cinco anos.

Funções do cargo de Petrógrafo

  1. medir parâmetros físicos, químicos e mecânicos de materiais geológicos;
  2. emitir pareceres e laudos técnicos;
  3. elaborar relatórios técnicos e científicos;
  4. desenvolver métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo;
  5. demonstrar tolerância ao isolamento;
  6. organizar roteiros e expedições científicas;
  7. demonstrar capacidade de observação;
  8. auditorar resultados;
  9. supervisionar laboratórios de pesquisa;
  10. demonstrar capacidade de lidar com situações de risco;
  11. assessorar a regulação, licenciamento e fiscalização ambiental das atividades e empreendimentos;
  12. ver mais...

Quanto ganha um Petrógrafo

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Petrógrafo CBO 213435 no período de Dezembro de 2022 a Dezembro de 2023.

Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Petrógrafo.

Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.