O que faz um Mecânico de Direção e Freios de Automóveis CBO 9144-05
O Mecânico de Direção e Freios de Automóveis realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas de automóveis Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- realizar o trabalho com segurança;
- reparar componentes e sistemas de veículos;
- testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
- demonstrar competências pessoais;
- substituir peças dos diversos sistemas;
- realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
- elaborar plano de manutenção;
- montar motor;
- interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
- ajustar cubos de rodas;
- trocar filtros e lubrificantes;
- trocar componentes da unidade hidráulica;
- testar desempenho do motor em dinamômetro;
- sangrar sistema de freios;
- trocar válvulas pneumáticas;
- efetuar ajustes de montagem na transmissão;
- trocar válvula injetora;
- estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa;
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Profissões relacionadas:
- Mecânico de Suspensão
- Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
- Auxiliar de Mecânico de Autos
- Mecânico de Chassis
- Mecânico de Câmbio
- Retificador de Motores de Carros
- Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores)
- Retificador de Motores a Diesel
- Mecânico de Freios de Automóveis
- Mecânico de Manutenção de Automóveis
- Reparador de Veículos Automotores
Salário de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis - Série histórica no estado de São Paulo
O que faz um Mecânico de Direção e Freios de Automóveis
- montar motor;
- interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
- ajustar cubos de rodas;
- trocar filtros e lubrificantes;
- trocar componentes da unidade hidráulica;
- testar desempenho do motor em dinamômetro;
- sangrar sistema de freios;
- trocar válvulas pneumáticas;
- efetuar ajustes de montagem na transmissão;
- trocar válvula injetora;
- estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa;
- vestir equipamentos de proteção individual;
- controlar dimensional das peças;
- consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos;
- testar sistema de transmissão no veículo;
- manter-se atualizado profissionalmente;
- lubrificar articulações da suspensão;
- trocar rolamentos de rodas;
- verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
- trabalhar com atenção seletiva;
- realizar teste de emissão de poluentes;
- substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc.;
- coordenar braços e pernas;
- demonstrar destreza manual;
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Tabela salarial para Mecânico de Direção e Freios de Automóveis
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.384 | 28.605 | 596 | 10,88 | |
Média Salarial | 2.451 | 29.408 | 613 | 11,18 | |
1º Quartil | 1.751 | 21.016 | 438 | 7,99 | |
Salário Mediana | 2.000 | 24.000 | 500 | 9,13 | |
3º Quartil | 3.686 | 44.235 | 922 | 16,82 | |
Teto Salarial | 4.465 | 53.579 | 1.116 | 20,37 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Mecânico de Direção e Freios de Automóveis é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 27.43% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Mecânico de Direção e Freios de Automóveis no estado de São Paulo
Descrição da ocupação de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis
Profissionais no cargo de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.
Condições de trabalho
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para Mecânico de Direção e Freios de Automóveis
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Principais funções dos mecânicos de manutenção de veículos automotores
Trabalhadores no cargo de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis devem realizar o trabalho com segurança, reparar componentes e sistemas de veículos, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, substituir peças dos diversos sistemas, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, elaborar plano de manutenção.
Quanto ganha um Mecânico de Direção e Freios de Automóveis por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 51349 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Mecânico de Direção e Freios de Automóveis em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
49.330 | 44 | 220 | 2.453,73 | 11,15 |
1.024 | 40 | 200 | 2.479,83 | 12,40 |
346 | 42 | 210 | 2.350,08 | 11,19 |
256 | 43 | 215 | 2.442,26 | 11,36 |
73 | 36 | 180 | 2.233,23 | 12,41 |
40 | 45 | 225 | 2.244,65 | 9,98 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Mecânico de Direção e Freios de Automóveis
Um Mecânico de Direção e Freios de Automóveis Nível I ganha em média R$ 2.901,10, o Nível II recebe cerca de R$ 3.209,32, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.978,74 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.294,90 | 2.603,12 | 3.372,54 |
Pequenas | 2.362,70 | 2.670,92 | 3.440,35 |
Médias | 2.620,80 | 2.929,02 | 3.698,44 |
Grandes Empresas | 4.325,99 | 4.634,21 | 5.403,63 |
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo
O valor do piso salarial 2025 de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis no estado de São Paulo é de R$ 2.383,75 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores pelo sindicato no estado de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9144-05.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de veículos automotores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Salário para PCDs no cargo
De acordo com a pesquisa com 101 salários de pessoas com deficiência no cargo de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis, a média salarial no estado de São Paulo é de R$ 2.467,44 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais em média.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Evolução salarial do Mecânico de Direção e Freios de Automóveis ao longo do tempo
Salário de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Direção e Freios de Automóveis. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Direção e Freios de Automóveis trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Direção e Freios de Automóveis
- Salário Base: R$ 2.450,68
- Salário-educação (3%): R$ 73,52
- Sistema S (2%): R$ 49,01
- INSS Patronal (20%): R$ 490,14
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,51
- FGTS (8%): R$ 196,05
- Férias 1/12: R$ 204,22
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 490,14
- Periculosidade (30%): R$ 735,20
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 68,07
- 13º Salário: R$ 204,22
- FGTS sobre Férias: R$ 16,34
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,45
- FGTS sobre 13º: R$ 16,34
- Aviso Prévio: R$ 204,22
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,34
- Multa Rescisória FGTS: R$ 204,22
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
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