Profissões relacionadas:
- Marinheiro de Maquinas
- Moço de Convés
- Contramestre Fluvial
- Marinheiro de Convés (Marítimo e Fluviario)
- Marinheiro de Convés
- Marinheiro Auxiliar de Máquinas (marítimo e Aquaviário)
- Moco de Maquinas (Marítimo e Fluviario)
- Moço de Convés (Marítimo e Fluviário)
- Marinheiro Fluvial de Convés
- Marinheiro Auxiliar de Convés (marítimo e Aquaviario)
O que faz um Marinheiro de Esporte e Recreio
Profissionais no cargo de Marinheiro de Esporte e Recreio comandam e imediatam pequenas embarcações, auxiliando o comandante na administração de bordo e no serviço de manobras, chefiam praça de máquinas, transportam cargas e passageiros, realizam manobras, serviços e manutenção no convés, operam máquinas, realizam manutenção preventiva e corretiva da praça de máquinas e aplicam procedimentos de segurança.
- Marinheiro Auxiliar de Convés (marítimo e Aquaviario)
- Moço de Convés
- Marinheiro Fluvial de Máquinas
- Marinheiro Fluvial de Convés
- Marinheiro de Convés
- Contramestre Fluvial
- Moço de Máquinas
- Marinheiro de Maquinas
- Marinheiro Auxiliar de Máquinas (marítimo e Aquaviário)
- Moço de Convés (Marítimo e Fluviário)
- Moco de Maquinas (Marítimo e Fluviario)
Condições de trabalho
Trabalhadores aquaviários os cargos dessa família CBO exercem suas atividades em empresas de transporte aquaviário ou por conta própria. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, podem ainda trabalhar como autônomos. Atuam em equipe, compondo a tripulação de embarcações, trabalham majoritariamente sob supervisão ocasional e em rodízio de turnos, exceto pra os marinheiros de esporte e recreio. Realizam suas atividades a céu aberto e também em ambientes fechados, caracterizando-se, por vezes, como trabalho confinado (caso das casas de máquinas, por exemplo). Podem estar sujeitos a riscos de acidentes, exposição a materiais tóxicos, altas temperaturas e ruído intenso. Em embarcações de pequeno porte, podem exercer as funções de comando da embarcação.
Exigências do mercado de trabalho para Marinheiro de Esporte e Recreio
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional, ministrados pela Marinha do Brasil( exceto Marinheiro de Esportes e Recreio). Para moço de máquina e moço de convés, o exercício pleno da atividade se dá após período de três a quatro anos de experiência profissional. Para marinheiro de máquinas e marinheiro de convés, o tempo requerido para o pleno exercício da função é de, no mínimo, cinco anos. O acesso à ocupação de marinheiro de esporte e recreio requer o ensinho fundamental com habilitação expedida pela marinha do brasil. O pleno desempenho da função é de no mínimo três anos.
Quanto ganha um Marinheiro de Esporte e Recreio
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Marinheiro de Esporte e Recreio CBO 782721 no período de Novembro de 2023 a Outubro de 2024.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Marinheiro de Esporte e Recreio.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.