Geneticista - Salário Brasil

O que faz um Geneticista

Profissionais no cargo de Geneticista manipulam material genético, sintetizando seqüências de dna, construindo vetores, modificando genes ´in vivo´ e ´in vitro´, manipulando expressão gênica e gerando organismos geneticamente modificados. Analisam genoma, seqüenciando-o, identificando genes e marcadores genéticos, aplicam técnicas de reprodução e multiplicação de organismos, produzem compostos biológicos e desenvolvem equipamentos, dispositivos e processos de uso biológico. Elaboram projetos de pesquisa em biotecnologia e bioengenharia.

Condições de trabalho

Profissionais da biotecnologia o trabalho é exercido em ambientes fechados e controlados de laboratórios de serviços e pesquisa na área de saúde e em complexos hospitalares de excelência, na fabricação de equipamentos e instrumentos, de produtos químicos e biotecnológicos, produtos agrícolas e de pecuária e serviços relacionados. O trabalhador está sujeito a ruídos, a baixas temperaturas, a riscos biológicos e de manipulação de substâncias tóxicas e a radiações. As atividades são supervisionadas ocasionalmente. Os profissionais trabalham, majoritariamente, na condição de trabalho assalariado. O horário de trabalho é diurno e, eventualmente, há plantões em turno, no caso de laboratórios pesquisa.

Exigências do mercado de trabalho para Geneticista

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação universitária, geralmente pós-graduadas, após três ou quatro anos de exercício profissional, sob supervisão ocasional de profissional experimentado nas áreas de bioengenharia, biotecnologia e genética. Por tratar-se de área multidisciplinar, as formações que dão acesso à profissão são variadas, tais como ramos de engenharia que atuam na fabricação de equipamentos e na produção de materiais, biologia, medicina, bioquímica, agronomia, veterinária, zootecnia, dentre outras.

Funções do cargo de Geneticista

  1. orientar estudantes, estagiários e profissionais de biotecnologia e bioengenharia;
  2. fazer fecundação in vitro;
  3. determinar aplicabilidade de compostos;
  4. manipular expressão gênica;
  5. submeter textos a publicação;
  6. analisar variabilidade genética;
  7. demonstrar perseverança;
  8. transferir embriões;
  9. modificar genes in vitro;
  10. definir equipe técnica;
  11. desenvolver kits de diagnóstico;
  12. testar protótipos;
  13. ver mais...

Quanto ganha um Geneticista

De acordo com levantamento do Portal Salário junto ao CAGED, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Geneticista CBO 201115 no período de .

Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Geneticista.

Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.