CBO 9191-10 - Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos lubrificadores

O profissional no cargo de Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações) CBO 9191-10 lubrifica veículos automotores (exceto embarcações) – incluindo motor, sistemas, partes móveis da carroceria e outros equipamentos, utilizando ferramentas e métodos específicos, para evitar desgastes excessivos de equipamentos e peças e garantir o melhor rendimento dos veículos Monitora o desempenho dos veículos, no que se refere às condições gerais dos sistemas de lubrificação.

Conserva as ferramentas, os equipamentos e os materiais utilizados no processo Atua de modo a colaborar para a redução de riscos e impactos socioambientais Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 9191-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de lubrificadores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Lubrificadores CBO 9191-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9191-10

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Lubrificadores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações)

O Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações) CBO 9191-10 prepara o processo de lubrificação de veículos automotores, interpretando gráficos e desenhos técnicos, sinalizando os pontos de lubrificação e avaliando as condições dos veículos Seleciona material de limpeza e ferramentas.

Seleciona o tipo de lubrificante, de acordo com a especificação para cada veículo.

Pode aplicar lubrificantes convencionais, lubrificantes renováveis, lubrificantes de alta durabilidade e lubrificantes sólidos, dentre outros materiais para lubrificação Verifica a disponibilidade do veículo para lubrificação.

Requisita o lubrificante necessário para o serviço Suspende o veículo a uma altura determinada, colocando-o sobre elevador hidráulico ou equipamento análogo e operando os comandos do elevador, para facilitar os trabalhos de lubrificação.

Realiza a lubrificação, utilizando ferramentas e métodos específicos, a fim de evitar desgastes excessivos e garantir o melhor rendimento do veículo.

Verifica o nível e a viscosidade do óleo do cárter, da caixa de mudanças, do diferencial e demais reservatórios de óleo, retirando bujões de descarga e utilizando ferramentas apropriadas, para efetuar a complementação ou troca de óleo, conforme o caso Enche de óleo lubrificante o cárter do motor e outros elementos, obedecendo aos níveis adequados e utilizando sondas-níveis.

Lubrifica acessórios do motor, valendo-se de utensílios e lubrificantes específicos, para tornar mais eficiente o funcionamento desses componentes.

Lubrifica as dobradiças, fechaduras e outras ferragens da carroceria, injetando óleo através de engraxadeiras especiais, para eliminar ruídos e prolongar a duração dessas peças Lubrifica a caixa de direção, as articulações dos sistemas de direção, do freio e outros elementos, servindo-se de graxa, engraxadeiras sob pressão, almotolias e outros equipamentos, para completar a lubrificação geral Retira excessos de lubrificantes e libera o veículo lubrificado.

Preenche relatório de lubrificação e registro diário de ocorrências Registra as quantidades e tipos de lubrificantes aplicados e a quilometragem percorrida, organizando fichas e mapas de controle, para possibilitar o cálculo dos serviços prestados Monitora o desempenho de veículos automotores, no que se refere à lubrificação, realizando inspeção e identificando anomalias.

Examina características do lubrificante Retira amostras para análise.

Verifica ocorrência de impurezas no lubrificante retirado dos veículos Comunica problemas à chefia imediata Retira e limpa os filtros que protegem os diferentes sistemas do motor, utilizando ferramentas comuns, jatos de água ou ar sob pressão, para assegurar a qualidade da lubrificação.

Conserva ferramentas, equipamentos e materiais para lubrificação, limpando recipientes, ferramentas e o local de armazenamento de lubrificantes Identifica recipientes de acordo com a utilização do lubrificante Providencia armazenamento de ferramentas.

Realiza pequenos reparos e regulagens em ferramentas e no equipamento de lubrificação Utiliza ferramentas padronizadas Preserva o meio ambiente, encaminhando lubrificante usado para reciclagem e notificando não conformidades relacionadas à questão ambiental.

Realiza medidas corretivas – em relação a, por exemplo, vazamento de lubrificantes, de acordo com técnicas e métodos específicos, a fim de garantir a preservação ambiental Trabalha com segurança, obedecendo a normas de ergonomia para transportar recipientes com lubrificantes, solicitando bloqueio de veículos a serem lubrificados e obedecendo a sinais de parada de veículos Armazena produto em local ventilado Utiliza Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) Respeita normas de segurança da empresa.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9191-10 deve trabalhar com segurança, conservar ferramentas e materiais para lubrificação, preservar meio ambiente, colaborar na elaboração do plano de lubrificação, monitorar desempenho de máquinas e equipamentos, demonstrar competências pessoais, lubrificar máquinas e equipamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Lubrificadores profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na agricultura e serviços relacionados, no setor de vendas, manutenção e reparação de veículos e no transporte aquaviário como empregados com carteira assinada. O trabalho é presencial, individual, com supervisão ocasional. Atuam em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos e no horário diurno ou noturno. No desenvolvimento de algumas atividades, trabalham sob pressão e em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9191-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações) CBO 9191-10

Um Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações) (ou sinônimo) deve respeitar normas de segurança da empresa, utilizar ferramentas padronizadas, verificar ocorrência de impurezas no lubrificante retirado de máquinas e equipamentos, preencher registro de ocorrências diariamente, selecionar material de limpeza e ferramentas para lubrificação, trabalhar com ética, proceder medidas corretivas - exemplo: vazamento de lubrificantes, zelar pela apresentação pessoal, limpar local de armazenamento de lubrificantes, consultar especificações de lubrificantes, interpretar desenho da máquina, identificar recipientes de acordo com a utilização do lubrificante, encaminhar lubrificante usado para reciclagem, armazenar produto em local ventilado, definir periodicidade de lubrificação de máquinas e equipamentos, verificar a disponibilidade da máquina e equipamento para lubrificação, obedecer sinais de parada de máquinas e equipamentos, definir formas de aplicação de lubrificantes, providenciar armazenamento de ferramentas, listar máquinas e equipamentos a serem lubrificados, realizar pequenos reparos em ferramentas, comunicar-se com eficiência, verificar características do lubrificante de máquinas e equipamentos, identificar anomalias em máquinas e equipamentos, solicitar bloqueio de máquinas e equipamentos a serem lubrificados, consultar instruções do fabricante de máquinas e equipamentos, retirar excessos de lubrificantes, realizar inspeção preventiva - tavo das máquinas e equipamentos, requisitar o lubrificante necessário para serviço, definir tipo e quantidade de lubrificante por ponto de aplicação, identificar recipiente com lubrificante usado, definir condições de máquinas e equipamentos - parada ou em movimento para execução do serviço, sinalizar os pontos de lubrificação das máquinas e equipamentos, limpar recipientes e ferramentas, avaliar a situação atual da máquina e equipamento, realizar cálculos numéricos, obedecer normas de ergonomia para transportar recipientes com lubrificantes, trabalhar em equipe, consultar técnico de segurança do trabalho, utilizar epi e epc, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, interpretar gráficos, dar provas de coordenação motora, raciocinar com lógica, definir pontos de lubrificação, liberar a máquina e equipamento lubrificados, utilizar lubrificantes evitando poluição, tomar iniciativa frente a situações imprevistas, comunicar problemas a chefia imediata, preencher relatório de lubrificação, informar não-conformidades por escrito.

Cargos e salários CBO 9191-10 - Lubrificadores

Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações)

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): Brasil

  • 15.371
  • Brasil
  • 1.809 - 3.136
  • 43h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.809 e 3.136 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Auxiliar de Lubrificador de Veículos

Auxiliar de Lubrificador de Veículos: Brasil

  • 15.371
  • Brasil
  • 1.809 - 3.136
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Lubrificador de Veículos CBO 9191-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.809 e 3.136 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Automóveis

Lubrificador de Automóveis: Brasil

  • 15.371
  • Brasil
  • 1.809 - 3.136
  • 43h
O profissional no cargo de Lubrificador de Automóveis CBO 9191-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.809 e 3.136 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Máquinas de Terraplenagem

Lubrificador de Máquinas de Terraplenagem: Brasil

  • 15.371
  • Brasil
  • 1.809 - 3.136
  • 43h
O profissional no cargo de Lubrificador de Máquinas de Terraplenagem CBO 9191-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.809 e 3.136 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) Cuiabá

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): Cuiabá, MT

  • 90
  • Cuiabá, MT
  • 2.010 - 3.448
  • 43h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.010 e 3.448 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 90 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações)

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): Goiás

  • 840
  • Goiás
  • 1.808 - 2.967
  • 43h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.808 e 2.967 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 840 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) Curitiba

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): Curitiba, PR

  • 385
  • Curitiba, PR
  • 1.764 - 2.812
  • 43h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.764 e 2.812 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 385 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações)

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): Mato Grosso

  • 1.441
  • Mato Grosso
  • 2.086 - 3.690
  • 44h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 2.086 e 3.690 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.441 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações)

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): São Paulo

  • 3.516
  • São Paulo
  • 1.900 - 2.857
  • 44h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.900 e 2.857 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.516 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações)

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): Paraná

  • 1.399
  • Paraná
  • 1.726 - 2.602
  • 44h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.726 e 2.602 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.399 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações)

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): Minas Gerais

  • 2.282
  • Minas Gerais
  • 1.740 - 2.839
  • 43h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.740 e 2.839 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.282 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) Rio de Janeiro

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): Rio de Janeiro, RJ

  • 207
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.638 - 2.569
  • 42h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.638 e 2.569 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 207 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações)

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): Bahia

  • 407
  • Bahia
  • 1.829 - 3.192
  • 44h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.829 e 3.192 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 407 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) São Paulo

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): São Paulo, SP

  • 841
  • São Paulo, SP
  • 1.886 - 2.785
  • 43h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.886 e 2.785 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 841 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações)

Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações): Pará

  • 434
  • Pará
  • 1.823 - 3.080
  • 43h
O profissional no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (Exceto Embarcações) CBO 9191-10 trabalhando em Pará, ganha entre 1.823 e 3.080 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 434 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Auxiliar de Lubrificador de Veículos

Auxiliar de Lubrificador de Veículos: Santa Catarina

  • 980
  • Santa Catarina
  • 1.793 - 2.727
  • 44h
O profissional no cargo de Auxiliar de Lubrificador de Veículos CBO 9191-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.793 e 2.727 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 980 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Auxiliar de Lubrificador de Veículos Curitiba

Auxiliar de Lubrificador de Veículos: Curitiba, PR

  • 385
  • Curitiba, PR
  • 1.764 - 2.812
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Lubrificador de Veículos CBO 9191-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.764 e 2.812 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 385 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.
Salário Auxiliar de Lubrificador de Veículos

Auxiliar de Lubrificador de Veículos: Minas Gerais

  • 2.282
  • Minas Gerais
  • 1.740 - 2.839
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Lubrificador de Veículos CBO 9191-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.740 e 2.839 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.282 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9191-10.