CBO 9192-05 - Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares

O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares CBO 9192-05 realiza a manutenção mecânica de máquinas e equipamentos de pequeno porte, tais como cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares Prepara o ambiente para manutenção, avalia as condições de máquinas e equipamentos e elabora a proposta comercial de serviços.

Aplica técnicas e procedimentos específicos, para assegurar a qualidade dos serviços prestados Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9192-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares CBO 9192-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9192-05

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Trabalhadores de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares

O Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares CBO 9192-05 prepara e organiza o ambiente para manutenção de cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e outros equipamentos ou máquinas similares de pequeno porte, especificando local para armazenamento de equipamentos, ferramentas e peças e determinando local apropriado para limpeza das peças Observa a sequência de operações – avaliação do serviço a ser realizado, orçamento, conserto e liberação, para uma melhor organização dos trabalhos.

Avalia as condições de máquinas e equipamentos recebidos, levantando informações sobre sua utilização, obtendo descrições de problemas dos clientes e/ou usuários e realizando a inspeção de manutenção.

Identifica vazamentos de fluidos e observa excesso de óleo no escapamento Verifica o desgaste e o acúmulo de óleo em velas de ignição.

Inspeciona visualmente a existência de impurezas em combustíveis Testa dispositivos elétricos.

Mede a compressão de motores.

Identifica ruídos anormais Testa e inspeciona os motores para determinar defeitos, para localizar peças avariadas e para verificar seu desempenho, usando instrumentos de diagnóstico.

Desmonta máquinas e equipamentos, identificando peças com problemas – quebradas e/ou com desgastes – e relacionando causas de defeitos.

Desmonta motores, usando ferramentas manuais, e examina as peças em busca de defeitos Lava peças, máquinas e equipamentos, utilizando materiais e equipamentos específicos, para permitir sua avaliação Lista peças para substituição, prepara estimativas de custos para reparos e elabora o orçamento para realização dos serviços.

Conserta cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e outras máquinas e equipamentos similares de pequeno porte, manuseando corretamente as ferramentas de trabalho Monta máquinas, equipamentos e acessórios, conforme especificações do fabricante Realiza a montagem e o ajuste de carburadores.

Repara ou substitui peças defeituosas - tais como magnetos, bombas de água, engrenagens, pistões e carburadores -, usando ferramentas manuais Ajusta os pontos dos motores, os distribuidores e o espaçamento da folga de velas de ignição, utilizando calibradores de folga e outros instrumentos e ferramentas.

Remove os motores de máquinas e equipamentos Parafusa os motores nos suportes de reparo Repara e realiza a manutenção de motores, a gasolina e elétricos.

Substitui motores, quando necessário Realiza teste de estanqueidade, seguindo procedimentos técnicos, para detecção de vazamento de ar Afia componentes de corte, lubrifica transmissão e realiza a regulagem de máquinas e equipamentos.

Executa a manutenção de rotina – de cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares, como limpeza, lubrificação de peças e ajustes Realiza serviços de manutenção com qualidade, assegurando reposição de peças originais, entregando máquinas e equipamentos nos prazos definidos e estabelecendo prazo de garantia de serviços de manutenção Fornece, ao cliente e/ou usuário, dados para controle e programação da manutenção.

Pode mostrar ao cliente e/ou usuário como fazer pequenos reparos em máquinas e equipamentos Mantém registros dos reparos feitos, do tempo gasto e das peças usadas em cada reparo Conserva o local de trabalho limpo e organizado Realiza manutenção de primeiro nível, limpando e retificando ferramentas e equipamentos utilizados nos serviços de manutenção Controla estoques de peças, para reposição.

Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos, de acordo com as normas ambientais Trabalha conforme normas de segurança, utilizando Equipamento de Proteção Individual (EPI) e acondicionando materiais inflamáveis em locais ventilados e isolados Identifica atos e situações inseguras Inspeciona itens de segurança para testes em máquinas e equipamentos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9192-05 deve demonstrar competências pessoais, consertar máquinas e equipamentos, trabalhar conforme normas de segurança, elaborar propostas de serviços, preparar o ambiente para manutenção de máquinas pequenas, avaliar condições de máquinas e equipamentos recebidos, realizar serviços de manutenção com qualidade.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares atuam na manutenção de máquinas agrícolas e da pecuária ou segmentos similares, como empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, abertos ou em veículos e no período diurno. No desenvolvimento de algumas atividades permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a ação de materiais tóxicos e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9192-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula, ministrado no próprio emprego. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares CBO 9192-05

Um Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares (ou sinônimo) deve inspecionar visualmente a existência de impurezas em combustíveis, lavar peças, máquinas e equipamentos, identificar peças com problemas - quebradas e ou com desgastes, fornecer ao usuário dados para controle e programação da manutenção, controlar estoques de peças para reposição, testar dispositivos elétricos, lubrificar transmissão, levantar informações sobre a utilização de máquinas e equipamentos, acondicionar resíduos conforme normas vigentes, interagir com a equipe de trabalho buscando a satisfação do cliente, assegurar reposição de peças originais, raciocinar logicamente na montagem e desmontagem das máquinas e equipamentos, acondicionar materiais inflamáveis em locais ventilados e isolados, determinar local apropriado para limpeza das peças, relacionar causas de defeitos., observar seqüência de operações: orçamento, conserto e liberação, listar peças para substituição, manusear corretamente as ferramentas de trabalho, identificar vazamentos de fluidos, realizar testes de estanqueidade - vazamento de ar, desmontar máquinas e equipamentos, comunicar-se de maneira clara e objetiva com seus interlocutores, entregar máquinas e equipamentos em prazos estabelecidos, retirar impurezas de ferramentas, atualizar-se profissionalmente, trabalhar com dinamismo, verificar acúmulo de óleo em velas de ignição, verificar o desgaste de velas de ignição, identificar resíduos da manutenção realizada, retificar ferramentas, montar carburadores, regular máquinas e equipamentos, afiar componentes de corte, agir com autocontrole em situações imprevistas e desfavoráveis, utilizar equipamentos de proteção individual, medir compressão de motores, identificar ruídos anormais, realizar as atividades com determinação, observar excesso de óleo no escapamento, montar máquinas, equipamentos e acessórios conforme específicações do fabricante, desenvolver atividades de manutenção com responsabilidade, inspecionar itens de segurança para testes em máquinas e equipamentos, requisitar peças para reposição, demonstrar iniciativa na identificação e resolução dos defeitos, especificar local para armazenamento de equipamentos, ferramentas e peças, elaborar orçamentos, ajustar carburadores, estabelecer prazo de garantia de serviços de manutenção, identificar atos e situações inseguras, organizar local de trabalho.

Cargos e salários CBO 9192-05 - Trabalhadores de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares

Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: Brasil

  • 10.745
  • Brasil
  • 2.150 - 4.202
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.150 e 4.202 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.745 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico

Mecânico: Brasil

  • 10.745
  • Brasil
  • 2.150 - 4.202
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico CBO 9192-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.150 e 4.202 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.745 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Máquinas Cortadoras de Grama

Mecânico de Manutenção de Máquinas Cortadoras de Grama: Brasil

  • 10.745
  • Brasil
  • 2.150 - 4.202
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Máquinas Cortadoras de Grama CBO 9192-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.150 e 4.202 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.745 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Roçadeiras

Mecânico de Manutenção de Roçadeiras: Brasil

  • 10.745
  • Brasil
  • 2.150 - 4.202
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Roçadeiras CBO 9192-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.150 e 4.202 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.745 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Motosserra

Mecânico de Motosserra: Brasil

  • 10.745
  • Brasil
  • 2.150 - 4.202
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Motosserra CBO 9192-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.150 e 4.202 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.745 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Técnico de Máquinas (a Explosão)

Técnico de Máquinas (a Explosão): Brasil

  • 10.745
  • Brasil
  • 2.150 - 4.202
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Máquinas (a Explosão) CBO 9192-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.150 e 4.202 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.745 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares Fortaleza

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: Fortaleza, CE

  • 110
  • Fortaleza, CE
  • 1.874 - 2.881
  • 44h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.874 e 2.881 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 110 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: Minas Gerais

  • 1.390
  • Minas Gerais
  • 2.090 - 3.805
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.090 e 3.805 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.390 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: São Paulo

  • 2.824
  • São Paulo
  • 2.330 - 4.185
  • 44h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.330 e 4.185 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.824 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares Belo Horizonte

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: Belo Horizonte, MG

  • 84
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.273 - 4.106
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.273 e 4.106 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: Paraná

  • 614
  • Paraná
  • 2.117 - 3.556
  • 44h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.117 e 3.556 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 614 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares Brasília

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: Brasília, DF

  • 58
  • Brasília, DF
  • 2.066 - 3.846
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.066 e 3.846 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 58 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: Rio Grande do Sul

  • 371
  • Rio Grande do Sul
  • 2.262 - 3.945
  • 44h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.262 e 3.945 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares Salvador

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: Salvador, BA

  • 79
  • Salvador, BA
  • 1.977 - 3.461
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.977 e 3.461 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 79 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares São Paulo

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: São Paulo, SP

  • 653
  • São Paulo, SP
  • 2.293 - 4.021
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.293 e 4.021 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 653 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares Aracaju

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: Aracaju, SE

  • 87
  • Aracaju, SE
  • 1.947 - 2.562
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.947 e 2.562 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares Rio de Janeiro

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: Rio de Janeiro, RJ

  • 229
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.142 - 3.983
  • 42h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.142 e 3.983 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.
Salário Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares São José dos Campos

Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares: São José dos Campos, SP

  • 60
  • São José dos Campos, SP
  • 2.201 - 3.834
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Maquinas Cortadoras de Grama Roçadeiras Motosserras e Similares CBO 9192-05 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 2.201 e 3.834 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 60 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9192-05.