CBO 8311-15 - Operador de digestor de pasta para fabricação de papel
Entenda o que fazem os preparadores de pasta para fabricação de papel no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Operador de digestor de pasta para fabricação de papel e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Operador de digestor de pasta para fabricação de papel
Opera digestor para obtenção de pasta de celulose, preparando o equipamento, verificando a disponibilidade de cavacos de madeira, produtos químicos e outros insumos, regulando o tempo e a temperatura do cozimento, e fazendo uso de vapor e de produtos químicos para separar a lignina - a ser transformada em licor negro, a fim de gerar energia - e a celulose marrom, principal ingrediente do papel. Realiza controle da qualidade, monitorando variáveis do processo e verificando resultados de ensaios laboratoriais. Planeja a operação do digestor, interpretando ordem de produção. Prepara o equipamento para processo de manutenção. Emite relatórios, registrando os dados de produção e de qualidade. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Verifica insumos para a obtenção da pasta de celulose, monitorando o volume de cavacos recebidos – após a passagem de madeira por equipamento picador -, consultando a disponibilidade de energia elétrica, água, vapor e ar comprimido, e conferindo estoque de produtos químicos. Dosa produtos químicos para o processo.
Inspeciona o funcionamento do equipamento quanto a ocorrências de ruído, vibração e vazamento. Examina a limpeza e o desgaste do equipamento. Prepara o equipamento para o processo, fazendo sua regulagem conforme parâmetros recomendados de operação.
Monitora o transporte dos cavacos por esteira até o digestor, para passar por processo de cozimento. Controla as dimensões dos cavacos.
Controla o cozimento dos cavacos no digestor, regulando a temperatura, definindo o tempo necessário, e realizando os ajustes necessários durante o processo, a fim de obter os produtos de acordo com especificações técnicas. Faz uso de vapor e adiciona produtos químicos, para separar a lignina e a celulose marrom, principal ingrediente do papel. Envia a lignina para sua transformação em licor negro, que é queimado para gerar energia em forma de vapor. Encaminha a celulose marrom, em outro recipiente, para ser lavada e receber oxigênio, a fim de dar início ao processo de branqueamento. Cumpre procedimentos de parada do processo. Comunica, à supervisão, a capacidade e a utilização efetiva do equipamento.
Controla a qualidade do processo de obtenção da celulose, monitorando variáveis do processo. Interpreta resultados de ensaios laboratoriais e utiliza essas informações para controle e ajustes do processo. Identifica desvios entre o registro do painel de controle e o resultado de laboratório. Analisa ensaios do material residual do processo.
Preenche relatórios de produção e qualidade em meio físico e digital. Registra as ocorrências que afetam o processo produtivo e a qualidade do produto, disponibilizando os dados para a auditoria da qualidade. Repassa informações do processo para o turno de trabalho seguinte.
Prepara o equipamento para processo de manutenção, isolando-o e sinalizando a área. Comunica, aos supervisores, a preparação do equipamento para manutenção. Confere a liberação do equipamento, após manutenção.
Mantém o ambiente de trabalho limpo e organizado.
Destina resíduos do processo de cozimento dos cavacos, seguindo procedimentos ambientais adotados pela empresa.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva. Comunica, à supervisão, sobre condições inseguras de trabalho. Atende às convocações para participar em eventos sobre segurança. Atua na prevenção de acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - CONCEITO E MEDIÇÃO DE GRANDEZAS FÍSICAS: TEMPERATURA, PRESSÃO, NÍVEL, VAZÃO, MEDIDAS LINEARES, MASSA, TRAÇÃO, ALVURA, VISCOSIDADE, COMPRESSÃO, CORRENTE ELÉTRICA, PH, OUTRAS | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA AOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MATEMÁTICA APLICADA AOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - COLETA E DESCARTE DE EFLUENTES E RESÍDUOS DA FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL | 5 | 5 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - DOCUMENTOS TÉCNICOS: RELATÓRIOS, ORDEM DE PRODUÇÃO, ORDEM DE SERVIÇO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO DA ÁREA DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM BATELADA | 4 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO | 5 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PAINÉIS DE CONTROLE | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DISTRIBUÍDO (SDCD) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - ENSAIOS FÍSICOS EM CELULOSE: COLETA DE AMOSTRAS, DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE, DETERMINAÇÃO DE PH, DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A DRENAGEM (FREENESS), ENSAIOS ÓPTICOS, OUTROS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL: PREPARAÇÃO DE MASSA DE CELULOSE, CARACTERÍSTICAS DO PAPEL, CLASSIFICAÇÃO DOS PAPÉIS, ETAPAS DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL, OPERAÇÕES DE ACABAMENTO DE PAPEL, OUTROS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DA CELULOSE MARROM NA PRODUÇÃO DE PASTA DE CELULOSE, PARA FABRICAÇÃO DE PAPEL | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE LIGNINA NA PRODUÇÃO DE PASTA DE CELULOSE, PARA TRANSFORMAÇÃO EM LICOR NEGRO (SUBPRODUTO UTILIZADO EM QUEIMA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA) | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE DIGESTOR DE CELULOSE | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE DIGESTÃO DA MADEIRA PARA OBTENÇÃO DA POLPA DE CELULOSE: FUNDAMENTOS, ETAPAS, VARIÁVEIS DO PROCESSO, REAGENTES QUÍMICOS, DESTINAÇÃO DOS EFLUENTES GERADOS, CONTROLES, OUTROS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTO DIGESTOR DE CELULOSE: TIPOS, COMPONENTES, DESTALHES CONSTRUTIVOS, COMANDOS, OUTROS ELEMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E PRODUTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATÉRIAS-PRIMAS E INSUMOS PARA FABRICAÇÃO DE PAPEL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO: TIPOS DE MANUTENÇÃO, LIMPEZA, PREPARAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA MANUTENÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS APLICÁVEIS À ÁREA DE CELULOSE E PAPEL | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam na fabricação de papel e derivados e de produtos químicos como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto e em diferentes horários: diurno, noturno ou no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Também podem atuar em grandes alturas ou confinados. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. No desenvolvimento de algumas atividades permanecem expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas, poeira e umidade.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- verificar os insumos para a obtenção da pasta de celulose;
- organizar o turno de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- monitorar o processo de fabricação da pasta de celulose;
- trabalhar com segurança;
- controlar o processo de obtenção de pasta de celulose;
- preparar equipamentos para fabricação de pasta de celulose;
- inspecionar cavaco, pasta e celulose em processamento;
- afiar a faca do picador de madeira;
- controlar a afiação da pedra desfibradora;
- instruir novos funcionários sobre condições inseguras;
- obedecer procedimentos de parada;
- conferir estoque de madeira;
- verificar as condições de funcionamento dos equipamentos;
- elaborar análise de risco;
- comunicar aos supervisores da liberação dos equipamentos para manutenção;
- monitorar as especificações do produto pasta de celulose - alvura, viscosidade, freness;
- controlar o teor de umidade através da mistura de madeira;
- adicionar vapor ao cozimento do cavaco;
- comunicar-se com eficiência;
- comunicar a supervisão sobre condições inseguras;
- propor revisão dos ítens das normas de segurança;
- consultar sobre a disponibilidade de produtos químicos para o cozimento do cavaco;
- consultar sobre a disponibilidade de cavaco para cozimento;
- ligar os equipamentos;
- definir o tempo de cozimento do cavaco;
- demonstrar comprometimento com resultados;
- inspecionar desgaste dos equipamentos;
- inspecionar a limpeza dos equipamentos;
- comunicar o funcionamento dos equipamentos para as outras áreas;
- repassar informações do processo para o turno seguinte;
- consultar sobre a disponibilidade de energia elétrica para processo;
- demonstrar visão sistêmica;
- isolar equipamentos para manutenção;
- instruir a equipe de trabalho;
- trabalhar em equipe;
- controlar dimensões do cavaco na mistura;
- ajustar a consistência na zona de refinação;
- conferir a liberação dos equipamentos pela manutenção;
- atender às convocações para eventos sobre segurança;
- consultar os valores de alvura, gramatura e os relatórios - físico e digital da qualidade;
- identificar desvios entre o resultado de laboratório e o registro do painel de controle;
- cumprir as normas de segurança da empresa;
- tomar decisões;
- preencher relatórios de produção e qualidade - físico e digital;
- monitorar o consumo de energia elétrica da pedra desfibradora - rebolo;
- utilizar recursos de informática;
- monitorar amperagem dos equipamentos;
- analisar ensaios de residual do processo;
- utilizar epi e epc;
- monitorar variáveis do processo;
- inspecionar as condições de segurança do local de trabalho;
- analisar registros de funcionamento dos equipamentos;
- inspecionar o funcionamento dos equipamentos - ruído, vibração, vazamento;
- interpretar resultados de ensaios laboratoriais;
- cumprir ordem de fabricação;
- verificar a disponibilidade de licor negro para cozimento;
- identificar áreas de risco;
- analisar estoque de cavaco;
- consultar sobre a disponibilidade de água para o processo;
- substituir a faca do picador;
- sinalizar áreas de risco;
- demonstrar liderança;
- ajustar distância entre os segmentos do refinador.;
- consultar sobre a disponibilidade de vapor para processo;
- analisar informações do turno de trabalho;
- dosar soda cáustica para o cozimento do cavaco;
- comunicar supervisão a capacidade e utilização dos equipamentos - amperagem;
- ler informações nos livros de comunicação;
- selecionar granulometria e espessura do cavaco;
- consultar sobre a disponibilidade de ar comprimido;
- demonstrar iniciativa;
- regular a temperatura do equipamento conforme tabela do fabricante;
- demonstrar controle emocional;
- demonstrar flexibilidade;
- retirar impurezas da madeira e do cavaco;
Divisões de categorias profissionais do CBO 8311-15
CBO 8311-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operador de digestor de pasta para fabricação de papel que pertence ao grupo dos preparadores de pasta para fabricação de papel, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
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- Trabalhadores de instalações e máquinas de fabricação de celulose e papel
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- Trabalhadores da preparação de pasta de papel
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- Preparadores de pasta para fabricação de papel
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Cargos e salários CBO 8311-15 - Preparadores de pasta para fabricação de papel
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 831115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Preparadores de pasta para fabricação de papel em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
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8311-15 | Operador de Digestor de Pasta para Fabricação de Papel | Brasil | 41h | 153 | |
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