CBO 7524-25 - Operador de espelhamento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vidreiros e ceramistas (arte e decoração)

O profissional no cargo de Operador de espelhamento CBO 7524-25 opera máquina de espelhamento, atuando nos comandos de partida e de operação para depositar camadas de produtos químicos e pulverizar camada de tinta, a fim de obter superfícies refletoras Pode fabricar espelhos artesanalmente, realizando manualmente operações de deposição das camadas metálicas e da pintura de fundo.

Faz limpeza e polimento de peça de vidro plano - com banho de óxido de cério -, para dar-lhe condições de ser espelhada Prepara misturas de nitrato de prata, cloreto de estanho ou amálgama para obtenção da camada metálica refletiva Seca as peças espelhadas.

Pode realizar arte final em peças de decoração Controla a qualidade do processo e dos produtos Embala e armazena peças acabadas.

Cumpre procedimentos técnicos e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7524-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de vidreiros e ceramistas (arte e decoração) que pertence ao grupo dos joalheiros, vidreiros, ceramistas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de espelhamento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vidreiros e ceramistas (arte e decoração) CBO 7524-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7524-25

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Vidreiros e ceramistas (arte e decoração).
      • Joalheiros, vidreiros, ceramistas.

O que faz um Operador de espelhamento

O Operador de espelhamento CBO 7524-25 prepara o processo de espelhamento, selecionando ferramentas e instrumentos, verificando o funcionamento de equipamentos e conferindo a disponibilidade de materiais Prepara o banho de óxido de cério para limpeza e polimento da superfície do vidro.

Limpa e faz o polimento da peça de vidro plano, para dar-lhe condições de ser espelhada.

Prepara as misturas de nitrato de prata, cloreto de estanho ou amálgama para a obtenção da camada metálica refletiva, separando e dosando os componentes da mistura ou solução, controlando suas propriedades químicas e físicas, e acondicionando-as Opera máquina de espelhamento na fabricação de espelhos planos, atuando nos comandos de partida e de operação, depositando camadas de produtos químicos, pulverizando camada de tinta, e fazendo os acabamentos, para obter superfícies refletoras.

Pode produzir espelhos e objetos de vidro espelhados artesanais, realizando manualmente as operações de limpeza e polimento do vidro e de deposição das camadas metálicas e da pintura de fundo Faz os acabamentos necessários.

Seca as peças espelhadas, controlando a temperatura e o tempo de secagem.

Pode realizar arte final em peças de decoração, pintando, marmorizando, tratando com envelhecimento, estampando por serigrafia, ou executando outro processo especificado em projeto Controla a qualidade do processo e dos produtos.

Classifica as peças acabadas.

Embala as peças acabadas Inspeciona as condições de transporte e armazenamento das peças embaladas Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Mantém equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento Realiza descarte de resíduos, de acordo com normas ambientais.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, sinalizando áreas de risco, eliminando condições inseguras de trabalho, e atuando na prevenção de acidentes Mantém postura ergonomicamente correta.

Segue normas de segurança na manipulação dos materiais utilizados no espelhamento e na decoração das peças de vidro plano.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7524-25 deve controlar a qualidade do produto, realizar arte final em peças de decoração, trabalhar com segurança, realizar trabalhos de decoração e acabamento, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Vidreiros e ceramistas (arte e decoração) atuam como empregados autônomos que trabalham por conta própria nos setores ligados à cerâmica e/ou vidro. São, majoritariamente, profissionais que se organizam de forma individual no trabalho, com total autonomia de suas funções. Podem trabalhar em ambientes abertos ou fechados, geralmente no período diurno. Eventualmente, podem ficar expostos a ruídos e materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7524-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula em cerâmica ou vidro. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de espelhamento CBO 7524-25

Um Operador de espelhamento (ou sinônimo) deve demonstrar persuasão, inspecionar condições das instalações dos equipamentos, marmorizar peças e objetos, pintar peças, embalar peças e objetos, estampar peças e objetos - processo serigráfico, gravar vidros com ácido, autodesenvolver-se, verificar carga dos extintores, testar o produto, demonstrar auto-organização, manter relacionamento interpessoal, preparar peças, testar novos materiais, sinalizar áreas de risco, quantificar materiais, corrigir condições inseguras, secar peças, utilizar equipamentos de proteção individual, demonstrar dinamismo, pintar superfícies de vidros, dar provas de responsabilidade, separar materiais e ferramentas conforme a técnica aplicada, selecionar fornecedores, inspecionar condições de transporte e armazenamento, espelhar vidros, demonstrar iniciativa, demonstrar criatividade, esmerilhar vidros ou cerâmicas, lavar peças, liderar, envelhecer vidros, manter autocrítica, dar provas de boa coordenação motora, tratar peças e objetos com envelhecimento, empregar técnicas conforme padrões, lixar peças.

Cargos e salários CBO 7524-25 - Vidreiros e ceramistas (arte e decoração)

Salário Operador de Espelhamento

Operador de Espelhamento: Brasil

  • 22
  • Brasil
  • 1.812 - 2.970
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Espelhamento CBO 7524-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.812 e 2.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7524-25.
Salário Espelhador

Espelhador: Brasil

  • 22
  • Brasil
  • 1.812 - 2.970
  • 43h
O profissional no cargo de Espelhador CBO 7524-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.812 e 2.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7524-25.
Salário Espelhador - na Fabricação de Espelhos

Espelhador - na Fabricação de Espelhos: Brasil

  • 22
  • Brasil
  • 1.812 - 2.970
  • 43h
O profissional no cargo de Espelhador - na Fabricação de Espelhos CBO 7524-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.812 e 2.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7524-25.
Salário Espelhador (esmaltador)

Espelhador (esmaltador): Brasil

  • 22
  • Brasil
  • 1.812 - 2.970
  • 43h
O profissional no cargo de Espelhador (esmaltador) CBO 7524-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.812 e 2.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7524-25.
Salário Foscador de Espelhos

Foscador de Espelhos: Brasil

  • 22
  • Brasil
  • 1.812 - 2.970
  • 43h
O profissional no cargo de Foscador de Espelhos CBO 7524-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.812 e 2.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7524-25.
Salário Opacador

Opacador: Brasil

  • 22
  • Brasil
  • 1.812 - 2.970
  • 43h
O profissional no cargo de Opacador CBO 7524-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.812 e 2.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7524-25.
Salário Prateador de Espelho

Prateador de Espelho: Brasil

  • 22
  • Brasil
  • 1.812 - 2.970
  • 43h
O profissional no cargo de Prateador de Espelho CBO 7524-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.812 e 2.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7524-25.