CBO 4221-25 - Recepcionista de banco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de banco CBO 4221-25 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a clientes de bancos Planeja a rotina, organizando informações relativas aos produtos e serviços do banco e atualizando as informações do cadastro de clientes.
Recepciona clientes e visitantes Presta informações aos visitantes Analisa e providencia respostas às dúvidas e aos pedidos dos clientes.
Cumpre normas do Banco Central, procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de banco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de banco
O Recepcionista de banco CBO 4221-25 planeja a rotina, organizando o ambiente, os materiais e os equipamentos de trabalho e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados Organiza informações relativas aos produtos e serviços do banco, para divulgação aos diferentes perfis de clientes e visitantes.
Mantém e atualiza as informações do cadastro de clientes, em sistema informatizado.
Recepciona clientes e visitantes Presta informações aos visitantes, podendo encaminhá-los ao setor relacionado às suas demandas.
Atende o cliente, analisando suas dúvidas, seus pedidos e suas reclamações De acordo com sua demanda, pode indicar ao cliente produtos e serviços oferecidos pelo banco, informar os locais para câmbio de moedas e auxiliar no preenchimento de formulários.
Pode, ainda, prestar informações para o uso de caixa eletrônico e orientações para o acesso ao aplicativo do banco.
Pode, também, direcionar o cliente para a gerência ou para outras áreas internas da agência ou, eventualmente, para outras agências ou órgãos Registra e encaminha, para o setor responsável, as reclamações dos clientes, referentes aos produtos e serviços prestados pelo banco.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados, solicitações e comunicados.
Organiza a distribuição de correspondências e malotes para os destinatários Observa normas de segurança, tais como uso de sistemas biométricos, notificação da presença de pessoas estranhas ao encarregado do setor de segurança e conferência de documentos com identificação Interage e comunica-se com profissionais da gerência, da segurança e de outros setores do banco.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-25 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-25
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de banco CBO 4221-25
Um Recepcionista de banco (ou sinônimo) deve cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, ouvir com atenção, transmitir recados e fax, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar senso de organização, encaminhar o cliente para os diversos setores, organizar materiais de trabalho, anotar telefonemas e recados, demonstrar pró atividade, fornecer serviço de cofre, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar entusiasmo, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, auxiliar o cliente com informações financeiras, coordenar equipe, interagir com os outros departamentos, identificar o espaço físico da empresa, acolher o cliente e passageiro, circular informações internas, demonstrar conhecimentos de informática, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar empatia, agir com bom senso, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, planejar o dia seguinte, distribuir malotes, conferir documentos com identificação, anunciar a chegada do cliente, demonstrar interesse, demosntrar iniciativa, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, atender o cliente com informações precisas, verificar cadastro e reserva, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, conferir idoneidade dos clientes, emitir extrato de contas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, organizar malotes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar autonomia, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar espírito de equipe, demonstrar eficiência, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar respeito mútuo, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar paciência.