CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços, comunicar-se, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve providenciar solicitações de reservas especiais, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, bloquear apartamento, efetuar cobrança no show, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, circular informações internas, demonstrar espírito de equipe, organizar materiais de trabalho, acolher o cliente e passageiro, agendar reservas / consultas dos clientes, emitir o cartão de liberação de saída, distribuir jornais, revistas, flores etc., fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, fornecer serviço de cofre, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, auxiliar o cliente com informações financeiras, conferir documentos com identificação, interagir com os outros departamentos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, coordenar equipe, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, ouvir com atenção, efetuar acertos em contas, avisar o concierge da chegada do hóspede, demosntrar iniciativa, anunciar a chegada do cliente, verificar cadastro e reserva, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, demonstrar eficiência, demonstrar pró atividade, emitir extrato de contas, registrar acompanhantes, transmitir recados e fax, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar interesse, distribuir malotes, receber pagamentos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, anotar telefonemas e recados, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, identificar o espaço físico da empresa, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar respeito mútuo, preparar o mise-en-place, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar empatia, demonstrar senso de organização, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, atender o cliente com informações precisas, encerrar a conta no sistema, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, pedir forma de garantia de pagamento, participar de reuniões na troca de turnos, lançar despesas em contas, propor associação de programas de fidelidade, emitir notas fiscais e recibos, realizar câmbio de moedas, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar conhecimentos de informática, averiguar horário de saída dos grupos, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, encerrar o pos - point of sale, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar paciência, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, agir com bom senso, demonstrar entusiasmo, fechar contas masters, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, solicitar o serviço de manobrista, atualizar conta, averiguar agenda semanal de eventos, auxiliar o hóspede com atendimento médico, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar autonomia, oferecer transporte ao cliente, acionar alarme de segurança em caso de assalto, planejar o dia seguinte, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, imprimir relatórios de controle, encaminhar o cliente para os diversos setores, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, fornecer informações meteorológicas.