CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel

Entenda o que fazem os recepcionistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Recepcionista de hotel e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Recepcionista de hotel

Realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis. Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia. Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel. Realiza o check-in de pessoas ou grupos. Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem. Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas. Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação.

Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia. Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais. Verifica agenda semanal de eventos. Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel.

Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in. Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem. Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros. Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede. Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede.

Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas. Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede. Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção.

Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados. Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout. Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel. Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E CAPTAÇÃO DE IMAGENS 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AGENDAMENTOS E CANCELAMENTOS DE RESERVAS, COMPROMISSOS E ATIVIDADES 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ATENDIMENTO TELEFÔNICO 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO 4 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ETIQUETA SOCIAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NETIQUETTE: ETIQUETA NA COMUNICAÇÃO VIA INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES AOS HÓSPEDES, VISITANTES E PRESTADORES DE SERVIÇOS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO INTRAPESSOAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE DIFERENTES PÚBLICOS PARA RECEPÇÃO E ATENDIMENTO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - RECEBIMENTO DE DOCUMENTOS – PROTOCOLO, ARQUIVO E OUTRAS FORMAS DE ENCAMINHAMENTO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE RECEPÇÃO 5 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE RECEPÇÃO E ATENDIMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - AGENDAMENTO DE PAGAMENTOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE ACERTO DE CONTAS, EMITINDO EXTRATO, NOTAS FISCAIS E RECIBOS E ENCERRANDO CONTA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM FLUXOS OPERACIONAIS DE RESERVA E RECEPÇÃO 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM MEIOS DE HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO RECEPTIVO 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA RECEPÇÃO DE OBJETOS E MERCADORIAS 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PORTARIA E VIGILÂNCIA (ESPECIFICAR:..) - SISTEMAS BIOMÉTRICOS DE SEGURANÇA 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DISCRIÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESILIÊNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar pró atividade;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • coordenar equipe;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • planejar o dia seguinte;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • efetuar acertos em contas;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • efetuar cobrança no show;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar paciência;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • anotar telefonemas e recados;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • ouvir com atenção;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • fechar contas masters;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • encerrar o pos - point of sale;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • registrar acompanhantes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • realizar câmbio de moedas;
  • demonstrar autonomia;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • bloquear apartamento;
  • transmitir recados e fax;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar interesse;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • circular informações internas;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • atualizar conta;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • encerrar a conta no sistema;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • verificar cadastro e reserva;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • preparar o mise-en-place;
  • cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar eficiência;
  • organizar materiais de trabalho;
  • distribuir malotes;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demosntrar iniciativa;
  • lançar despesas em contas;
  • emitir extrato de contas;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • agir com bom senso;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionista de hotel que pertence ao grupo dos recepcionistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 422120 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 422120 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Tocantins

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Tocantins, ganha entre 1.499 e 2.053 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 505 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Blumenau

Recepcionista de Hotel: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.047 e 2.739 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Caxias do Sul

Recepcionista de Hotel: Caxias do Sul, RS

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 1.854 e 2.762 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Guarulhos

Recepcionista de Hotel: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.321 e 3.608 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 414 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Belo Horizonte

Recepcionista de Hotel: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.948 e 3.004 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 814 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Itatiaia

Recepcionista de Hotel: Itatiaia, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Itatiaia - RJ, ganha entre 1.681 e 2.445 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 175 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Caldas Novas

Recepcionista de Hotel: Caldas Novas, GO

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Caldas Novas - GO, ganha entre 1.779 e 2.594 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 268 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Mato Grosso do Sul

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.622 e 2.383 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.547 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Rio Branco

Recepcionista de Hotel: Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.546 e 2.123 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 95 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Bahia

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.683 e 2.567 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.416 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Indaiatuba

Recepcionista de Hotel: Indaiatuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 2.209 e 3.095 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 58 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Vilhena

Recepcionista de Hotel: Vilhena, RO

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Vilhena - RO, ganha entre 1.494 e 1.972 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 76 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Ribeirão Preto

Recepcionista de Hotel: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.093 e 3.103 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 452 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Gramado

Recepcionista de Hotel: Gramado, RS

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Gramado - RS, ganha entre 1.982 e 3.010 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 760 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Espírito Santo

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.771 e 2.683 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.009 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Jau

Recepcionista de Hotel: Jau, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Jau - SP, ganha entre 1.871 e 2.500 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 43 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel São José dos Campos

Recepcionista de Hotel: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.839 e 2.703 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 213 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Limeira

Recepcionista de Hotel: Limeira, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Limeira - SP, ganha entre 1.884 e 2.576 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 53 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.