CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Recepcionistas.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, agendar serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, transmitir recados e fax, demonstrar paciência, anotar telefonemas e recados, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, encaminhar o cliente para os diversos setores, circular informações internas, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, participar de reuniões na troca de turnos, imprimir relatórios de controle, demonstrar conhecimentos de informática, receber pagamentos, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar respeito mútuo, oferecer auxílio para a bagagem, ouvir com atenção, organizar materiais de trabalho, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, acolher o cliente e passageiro, agir com bom senso, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, identificar o espaço físico da empresa, acionar alarme de segurança em caso de assalto, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, distribuir malotes, demonstrar eficiência, atender o cliente com informações precisas, demonstrar interesse, entregar o crachá de visitante na entrada, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar senso de organização, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, conferir documentos com identificação, anunciar a chegada do cliente, interagir com os outros departamentos, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, efetuar acertos em contas, propor associação de programas de fidelidade, coordenar equipe, guardar volumes de prestadores de serviços, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar espírito de equipe, organizar malotes, fornecer informações meteorológicas, pré-cadastrar o cliente, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, averiguar horário de saída dos grupos, agendar reservas / consultas dos clientes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar empatia, demonstrar entusiasmo, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, conferir idoneidade dos clientes, verificar cadastro e reserva, demonstrar pró atividade, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, providenciar solicitações de reservas especiais, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar autonomia, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demosntrar iniciativa.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Atendente de Clínica Veterinária Blumenau

Atendente de Clínica Veterinária: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.861 e 2.650 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.463 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Belo Horizonte

Atendente de Consultório Veterinário: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.760 e 2.749 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.746 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Pinhais

Atendente de Consultório Veterinário: Pinhais, PR

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Pinhais - PR, ganha entre 1.789 e 2.523 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Belém

Atendente de Consultório Veterinário: Belém, PA

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.573 e 2.319 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.444 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Guarujá

Atendente de Consultório Veterinário: Guarujá, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Guarujá - SP, ganha entre 1.768 e 2.577 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 593 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Salvador

Atendente de Consultório Veterinário: Salvador, BA

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.565 e 2.252 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 13.002 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Maringá

Atendente de Consultório Veterinário: Maringá, PR

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.735 e 2.522 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Sorriso

Atendente de Consultório Veterinário: Sorriso, MT

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Sorriso - MT, ganha entre 1.736 e 2.670 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.048 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Americana

Atendente de Consultório Veterinário: Americana, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 1.792 e 2.614 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.017 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário São Paulo

Atendente de Consultório Veterinário: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.848 e 2.860 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 76.140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Franca

Atendente de Consultório Veterinário: Franca, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 1.733 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.377 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Florianópolis

Atendente de Consultório Veterinário: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.124 e 3.658 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 5.741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Palmas

Atendente de Consultório Veterinário: Palmas, TO

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Palmas - TO, ganha entre 1.567 e 2.273 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.422 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Varginha

Atendente de Consultório Veterinário: Varginha, MG

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Varginha - MG, ganha entre 1.591 e 2.331 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 580 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Taubaté

Atendente de Consultório Veterinário: Taubaté, SP

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Taubaté - SP, ganha entre 1.653 e 2.266 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.699 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Aracaju

Atendente de Consultório Veterinário: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.464 e 2.007 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 3.444 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário

Atendente de Consultório Veterinário: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.739 e 2.555 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 32.296 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário

Atendente de Consultório Veterinário: Distrito Federal

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.681 e 2.666 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.451 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.