CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se.
Atividades
transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, pré-cadastrar o cliente, demonstrar autonomia, providenciar solicitações de reservas especiais, circular informações internas, imprimir relatórios de controle, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, conferir documentos com identificação, demonstrar entusiasmo, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar respeito mútuo, demonstrar conhecimentos de informática, guardar volumes de prestadores de serviços, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar empatia, oferecer auxílio para a bagagem, receber pagamentos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., verificar cadastro e reserva, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar eficiência, anotar telefonemas e recados, acolher o cliente e passageiro, demonstrar espírito de equipe, ouvir com atenção, encaminhar o cliente para os diversos setores, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, agir com bom senso, fornecer informações meteorológicas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, anunciar a chegada do cliente, identificar o espaço físico da empresa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, distribuir malotes, coordenar equipe, agendar reservas / consultas dos clientes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, efetuar acertos em contas, demonstrar interesse, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar pró atividade, organizar materiais de trabalho, averiguar horário de saída dos grupos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, participar de reuniões na troca de turnos, emitir notas fiscais e recibos, organizar malotes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar senso de organização, propor associação de programas de fidelidade, demosntrar iniciativa, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar paciência, interagir com os outros departamentos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, transmitir recados e fax, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, atender o cliente com informações precisas, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia.