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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar empatia, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar eficiência, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar pró atividade, ouvir com atenção, receber pagamentos, fornecer informações meteorológicas, coordenar equipe, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, acionar alarme de segurança em caso de assalto, anotar telefonemas e recados, atender o cliente com informações precisas, verificar cadastro e reserva, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar interesse, organizar malotes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, propor associação de programas de fidelidade, organizar materiais de trabalho, guardar volumes de prestadores de serviços, distribuir malotes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar paciência, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar espírito de equipe, demonstrar respeito mútuo, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar autonomia, transmitir recados e fax, pré-cadastrar o cliente, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demosntrar iniciativa, averiguar horário de saída dos grupos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., anunciar a chegada do cliente, conferir documentos com identificação, acolher o cliente e passageiro, interagir com os outros departamentos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, identificar o espaço físico da empresa, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, oferecer auxílio para a bagagem, efetuar acertos em contas, conferir idoneidade dos clientes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar senso de organização, encaminhar o cliente para os diversos setores, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, emitir notas fiscais e recibos, participar de reuniões na troca de turnos, entregar o crachá de visitante na entrada, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar entusiasmo, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, agir com bom senso, imprimir relatórios de controle, circular informações internas.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Atendente de Clínica Veterinária Santa Maria

Atendente de Clínica Veterinária: Santa Maria, RS

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Santa Maria - RS, ganha entre 1.679 e 2.379 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 819 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Curitiba

Atendente de Clínica Veterinária: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.794 e 2.602 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 12.321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Natal

Atendente de Clínica Veterinária: Natal, RN

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.468 e 2.032 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.569 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Chapeco

Atendente de Clínica Veterinária: Chapeco, SC

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Chapeco - SC, ganha entre 1.854 e 2.763 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.811 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Diadema

Atendente de Clínica Veterinária: Diadema, SP

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Diadema - SP, ganha entre 1.641 e 2.304 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 652 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Nova Iguaçu

Atendente de Clínica Veterinária: Nova Iguaçu, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Nova Iguaçu - RJ, ganha entre 1.512 e 2.113 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.170 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Goiânia

Atendente de Clínica Veterinária: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.625 e 2.413 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 12.917 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Londrina

Atendente de Clínica Veterinária: Londrina, PR

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.734 e 2.475 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.423 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Presidente Prudente

Atendente de Clínica Veterinária: Presidente Prudente, SP

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Presidente Prudente - SP, ganha entre 1.722 e 2.523 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 954 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Apucarana

Atendente de Clínica Veterinária: Apucarana, PR

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Apucarana - PR, ganha entre 1.659 e 2.432 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 379 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Indaiatuba

Atendente de Clínica Veterinária: Indaiatuba, SP

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 1.722 e 2.465 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.918 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Cuiabá

Atendente de Clínica Veterinária: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 1.616 e 2.394 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.316 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Brasília

Atendente de Clínica Veterinária: Brasília, DF

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.681 e 2.666 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.451 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Belo Horizonte

Atendente de Clínica Veterinária: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.760 e 2.749 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.746 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: São Paulo

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.795 e 2.697 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 192.617 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: Distrito Federal

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.681 e 2.666 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.451 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Blumenau

Atendente de Clínica Veterinária: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.861 e 2.650 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.463 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária São José dos Campos

Atendente de Clínica Veterinária: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.693 e 2.432 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.