CBO 4213-05 - Cobrador externo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cobradores e afins
O profissional no cargo de Cobrador externo CBO 4213-05 executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, indo ao endereço do devedor Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.
Define estratégias e elabora itinerário de cobrança Contata cada devedor e negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, fazendo prestação de contas e emitindo relatório.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4213-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cobrador externo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores e afins CBO 4213-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Cobradores e afins.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Cobrador externo
O Cobrador externo CBO 4213-05 prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito, averiguando as razões da inadimplência e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.
Consulta códigos civil, comercial e do consumidor.
Define estratégias e elabora itinerário de cobrança por região Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.
Atualiza cadastro do devedor, levantando informações junto à vizinhança e no local de trabalho, consultando pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Pode localizar bens dados como garantia de dívida, avaliando seu estado físico.
Contata o devedor e seu avalista ou fiador, verificando a situação financeira de cada um.
Informa, ao devedor, o seu débito, esclarecendo as consequências da inadimplência e as vantagens da recuperação do crédito Apresenta, ao devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.
Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo recibos e comprovantes de quitação de dívidas.
Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas Também, pode notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.
Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas no contato com devedor e fazendo prestação de contas Elabora relatório de encerramento da cobrança ou encaminha o processo ao departamento jurídico Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4213-05 deve registrar histórico da ação de cobrança, cobrar valores devidos, identificar cobranças indevidas, atualizar cadastro, comunicar-se com devedor, demonstrar competências pessoais, informar ao devedor, preparar cobrança.
Condições de trabalho dessas profissões
Cobradores e afins os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4213-05
A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.
Atividades exercidas por um Cobrador externo CBO 4213-05
Um Cobrador externo (ou sinônimo) deve definir data de promessa de pagamento, demonstrar paciência, demonstrar postura profissional, rastrear localização das mercadorias devolvidas, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, demonstrar polidez, manter privacidade da dívida com terceiros, demonstrar objetividade, definir estratégias de cobrança, demonstrar desinibição, requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, identificar-se ao devedor, lidar com conflitos, realizar acordos com entradas simbólicas, anexar documentos, elaborar itinerário de cobrança, demonstrar capacidade de observação, verificar prioridade do débito para o devedor, demonstrar disposição para viagem, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, consultar informações cartográficas, elaborar relatório de encerramento da cobrança, demonstrar capacidade de negociação, contatar fiador ou avalista, suspender cobrança até o prazo acordado, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, demonstrar capacidade de persuasão, consultar instituições públicas, informar devedor sobre o débito, apresentar para o devedor títulos devidos, informar sobre campanhas de desconto, ordenar as informações para elaboração de prestação de contas, fechar negociações com devedor, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, analisar razões da inadimplência, localizar o devedor pessoalmente, avaliar estado físico do bem, elaborar relatórios de prestação de contas, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, demonstrar ambição, negociar formas de pagamento com o devedor, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, levantar hipóteses de fraude, transmitir confiança, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, encaminhar processo ao departamento jurídico, analisar histórico creditício do devedor, demonstrar habilidade numérica, demonstrar dinamismo, demonstrar disciplina, emitir recibos, entregar comprovantes de recebimentos de valores, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, registrar ações realizadas no contato com devedor, analisar títulos e documentos de cobrança, recuperar mercadorias não pagas, receber outros bens em troca das dívidas, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, localizar bens dados como garantia de dívida, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, demonstrar capacidade de intuição, verificar fatos geradores da dívida, verificar veracidade do comprovante do pagamento, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, demonstrar perseverança, analisar faixa de atraso, valor e região, consultar instituições financeiras, demonstrar segurança, agrupar documentos, encaminhar títulos ao cartório, levantar informações sobre o devedor, informar locais de pagamento, verificar situação financeira do devedor.