CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve desenvolver ações educativas na Área de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, investigar acidentes de trabalho, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, comunicar-se, integrar processos de negociação, demonstrar competências pessoais, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve estabelecer mecanismos de intervenção, participar de perícias e fiscalizações, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, desenvolver sistema de gestão de sst, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, identificar perdas decorrentes do acidente, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, utilizar metodologia científica para avaliação, elaborar manual do sistema de gestão de sst, demonstrar capacidade de negociação, formar multiplicadores, trabalhar em equipe, avaliar impacto da adoção, diagnosticar condições gerais da área de sst, difundir informações, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, registrar procedimentos técnicos, avaliar o desempenho do sistema, demonstrar capacidade de observação difusa, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, comparar a situação atual com a legislação, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, tomar decisões, estabelecer formas de controle dos riscos associados, promover ação conjunta com a área de saúde, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, participar de ações emergenciais, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, promover ações educativas em sst, delegar atribuições, organizar banco de dados, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, analisar a aplicação de tecnologia, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, utilizar métodos e técnicas de comunicação, analisar causas de acidentes, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, divulgar a política na instituição ou empresa, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, avaliar o ambiente de trabalho, demonstrar visão sistêmica, atualizar registros, inspecionar implantação, negociar a aplicabilidade da política, promover reuniões com as contratadas, demonstrar capacidade de nexo causal, identificar as necessidades educativas em sst, demonstrar atitude pró-ativa, elaborar relatório de acidente de trabalho, determinar causas de acidentes, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de comunicação, avaliar ações educativas de segurança e saúde, propor recomendações técnicas, gerenciar a aplicação da política de sst, supervisionar procedimentos técnicos, participar do sistema de gestão ambiental, mostrar impacto econômico de implantação da política, demonstrar capacidade de observação técnica, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, identificar indicadores para replanejamento do sistema, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, implantar procedimentos técnicos e administrativos, selecionar metodologia para investigação de acidentes, assessorar nas negociações, realizar análise preliminar de risco - apr, identificar a política administrativa da instituição, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, gerar relatórios de resultados, alimentar rede de informações, administrar dificuldades de implantação, controlar atualização de documentos, normas e legislação, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, orientar as partes em sst, coordenar equipes multidisciplinares, implementar programas preventivos e/ou corretivos, emitir parecer técnico, validar indicadores de eficiência e eficácia, revisar documentação de sst, verificar eficácia das recomendações, demonstrar capacidade de discernimento, realizar inspeção, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, adequar a política de sst às disposições legais, administrar conflitos.