CBO 2621-05 - Produtor cultural
Entenda o que fazem os produtores artísticos e culturais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Produtor cultural e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Produtor cultural
Cria, produz, implementa e gerencia as etapas da produção cultural (artística, educativa, política, esportiva, turística, de negócio ou de divulgação científica), para eventos e espetáculos presenciais de diferentes portes ou em plataformas audiovisuais e multimídias. Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas e artísticas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro. Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Concebe projetos cênicos, circenses, musicais, entre outras manifestações culturais, artísticas, educativas, políticas, esportivas, turísticas, de preservação do patrimônio histórico cultural, material, imaterial e ambiental, de negócio ou de divulgação científica, para eventos presenciais de diferentes portes ou em plataformas audiovisuais e multimídias. Elabora roteiros baseados em pesquisa de tendências e temáticas, considerando os objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo.
Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.) e reúne documentação necessária para registro nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.
Elabora estratégias de marketing, avaliando elementos como situação de mercado do projeto ou cliente, objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e recursos humanos, perspectivas e orientações criativas, definindo indicadores de mensuração de desempenho e resultado.
Realiza pré-produção do projeto estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução.
Constrói mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas como gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.
Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, vídeo, som, iluminação, maquiagem, figurino, etc.), equipes artísticas (elenco, músicos e arranjadores, locutores, mestres de cerimônia, etc.), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros, etc.).
Em projetos culturais no âmbito educativo, de preservação e resgate patrimonial histórico, imaterial, ambiental, turístico, entre outros, também define, seleciona e contrata equipes técnicas (coordenadores pedagógicos, monitores, oficineiros, biólogos, ambientalistas, historiadores, etc.).
Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto, desde a montagem da infraestrutura, realização dos ensaios, até a execução ou gravação do evento ou espetáculo, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira.
Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios. Estabelece orçamento de produção, em colaboração com os vários intervenientes do projeto, acompanha-o e o justifica.
Conduz a finalização da produção, supervisionando atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, quando necessário, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.
Zela pela qualidade técnica e estética do produto final, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) SOFTWARE APLICADO À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS APLICADA À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) FUNDAMENTOS E REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA DE DIREITOS AUTORAIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) FUNDAMENTOS E REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA DOS DIREITOS A PROPRIEDADE INTELECTUAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) FUNDAMENTOS E REGULAMENTAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) FUNDAMENTOS E REGULAMENTAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS PATRIMÔNIOS E BENS MATERIAIS, IMATERIAIS E NATURAIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) FUNDAMENTOS E REGULAMENTAÇÃO DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA, | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) FUNDAMENTOS E REGULAMENTAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) FUNDAMENTOS LEGAIS DA DIVULGAÇÃO DE PRODUÇÕES CULTURAIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEIS BRASILEIRAS DE INCENTIVO À CULTURA E À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO E REGISTRO DE PRODUTOS E PRODUÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO APLICADOS À PRODUÇÃO CULTURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO APLICADOS À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS (MUSEUS, FUNDAÇÕES, CENTROS CULTURAIS, GALERIAS, TEATROS, ESPAÇOS LÚDICOS, PROJETOS SOCIOEDUCACIONAIS E ESPORTIVOS, ETC.) | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE EQUIPAMENTOS, MATERIAIS E INFRAESTRUTURA APLICADOS À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS APLICADOS À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) INCENTIVOS FISCAIS APLICADOS A PROJETOS CULTURAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS DE MARKETING APLICADOS À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE APLICADOS À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA REGIONAL E URBANA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA REGIONAL E URBANA) FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL APLICADOS À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO ÂMBITO DA ECONOMIA DA CULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ECONOMIA DA CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) PRODUÇÃO CULTURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) PRODUÇÃO CULTURAL NO ÂMBITO MUSEOLÓGICO E DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) FUNDAMENTOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA APLICADO À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO EM RÁDIO E TELEVISÃO APLICADOS À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO EM REDES SOCIAIS APLICADOS À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO VISUAL URBANA APLICADA À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | TURISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | TURISMO | OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) PRODUÇÃO CULTURAL NO CAMPO DO TURISMO (CULTURAL, HISTÓRICO, SACRO, NATURAL, DE AVENTURA ETC.) | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) PRODUÇÃO E CONSUMO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DA CULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA, HISTÓRIA ORAL E PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) NATUREZA E PATRIMÔNIO NATURAL COMO INSUMO À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) FUNDAMENTOS DE LITERATURA E LITERATURA BRASILEIRA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LÍNGUA INGLESA INSTRUMENTAL | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) ARTES PLÁSTICAS E PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRODUÇÃO CULTURAL PARA EXPRESSÕES E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) PRODUÇÃO CULTURAL PARA ESPETÁCULOS E INTERVENÇÕES DE DANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) TEATRO E PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ÓPERA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ÓPERA) ÓPERA COMO EXPRESSÃO E PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) FOTOGRAFIA COMO ARTE E COMO FERRAMENTA DA PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) AUDIOVISUAL, CINEMA E PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL E PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) PROCESSOS, ETAPAS E EQUIPES TÉCNICAS E ARTÍSTICAS DE PRÉ-PRODUÇÃO, PRODUÇÃO, FINALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ESTÉTICA OU FILOSOFIA DA ARTE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ESTILOS E MOVIMENTOS ARTÍSTICOS INTERNACIONAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ESTILOS E MOVIMENTOS ARTÍSTICOS REGIONAIS BRASILEIROS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS (OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...)) ELABORAÇÃO, LEITURA, DECUPAGEM E EXECUÇÃO DE ROTEIROS DE PRODUÇÕES CULTURAIS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS (OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...)) INFORMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS (OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...)) INFORMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS (OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...)) PROCESSOS, ETAPAS E EQUIPES TÉCNICAS E ARTÍSTICAS DE PRÉ-PRODUÇÃO, PRODUÇÃO, FINALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUÇÕES CULTURAIS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS (OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...)) SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR APLICADAS À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS (OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...)) TECNOLOGIAS APLICADAS À PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...) | OUTROS ELEMENTOS (OUTRAS ÁREAS (ESPECIFICAR INTRODUÇÃO DE ÁREA/ CAMPO/ CONHECIMENTO: ...)) TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM PRODUÇÃO CULTURAL | 5 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 5 |
Condições de Trabalho
Trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- finalizar produção;
- pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
- implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
- demonstrar competências pessoais;
- gerir recursos financeiros do projeto;
- criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
- comunicar-se;
- viabilizar condições de divulgação da obra;
- administrar conflitos;
- contratar equipamentos;
- demonstrar capacidade de articulação profissional;
- prestar contas relativas ao projeto realizado;
- selecionar repertório;
- pesquisar tendências;
- supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
- definir temática;
- contratar locações;
- demonstrar pró-atividade;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar paciência;
- contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
- demonstrar sensibilidade artística;
- registrar projeto nos órgãos competentes;
- levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
- dialogar com equipes técnicas;
- identificar público-alvo;
- demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
- demonstrar capacidade de liderança;
- dialogar com equipes artísticas;
- acompanhar ensaios;
- coordenar atividades para captação de imagens e sons;
- demonstrar capacidade de conciliação;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- adequar propostas aos recursos;
- contratar elenco;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem,seguros etc;
- captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
- socializar as informações referentes a produção;
- sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
- elaborar relatórios;
- elaborar projetos para a captação de recursos;
- manter intercâmbio com profissionais da área;
- participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
- demonstrar flexibilidade;
- adequar conteúdo;
- saldar débitos;
- demonstrar capacidade de propor soluções;
- elaborar estratégias de marketing;
- atribuir créditos a equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
- definir fluxograma financeiro;
- definir equipe técnica;
- analisar qualidade do produto final;
- definir meios de distribuição/veiculação;
- construir mapa de produção;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- registrar produto final nos órgãos competentes;
- gerenciar cronograma;
- decupar tecnicamente o roteiro;
- organizar ensaios;
- definir cronogramas;
- estudar roteiro;
- elaborar cronograma de desembolso de recursos;
- contratar equipe técnica;
- adequar projeto às exigências legais - direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.;
- contratar equipe e serviços de finalização;
- viabilizar distribuição dos produtos;
- orçar projeto;
- demonstrar capacidade de atenção difusa;
- criar roteiro;
- sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
- distribuir tarefas;
- monitorar desenvolvimento do projeto;
- contratar músicos e arranjadores;
- definir identidade visual do projeto;
- controlar execução financeira;
- participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
- pesquisar temáticas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2621-05
CBO 2621-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtor cultural que pertence ao grupo dos produtores artísticos e culturais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Produtores artísticos e culturais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2621-05 - Produtores artísticos e culturais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Produtores artísticos e culturais em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2621-05 | Empresário de Espetáculo | Brasil | 42h | 2.098 | |
2621-05 | Produtor Cultural | Brasil | 42h | 2.098 | |
2621-05 | Empresário de Espetáculo | São Paulo, SP | 41h | 844 | |
2621-05 | Produtor Cultural | São Paulo | 41h | 957 | |
2621-05 | Produtor Cultural | São Paulo, SP | 41h | 844 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |