CBO 2532-10 - Gerente de clientes especiais (private) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários
O profissional no cargo de Gerente de clientes especiais (private) CBO 2532-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades de gerenciamento de contas mantidas por pessoas físicas do segmento alta renda (private) em instituições financeiras, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia carteira de clientes, informando-os sobre o mercado financeiro e administrando suas aplicações e outras operações.
Comercializa produtos e serviços financeiros para o segmento alta renda Prospecta novos negócios, propondo visitas e atuando em eventos Desenvolve propostas de crédito, efetiva negócios, formaliza operações e verifica procedência de recursos.
Participa de reuniões e interage com gestores externos e internos Traça plano de ação baseado nos objetivos institucionais, monitorando metas e resultados Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 2532-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de clientes especiais (private), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários CBO 2532-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2532-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Gerente de clientes especiais (private)
O Gerente de clientes especiais (private) CBO 2532-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades de gerenciamento de contas mantidas por pessoas físicas do segmento alta renda (private) em instituições financeiras públicas ou privadas, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Presta informações a clientes do segmento alta renda sobre mercado financeiro, produtos e serviços.
Administra aplicações e outras operações do cliente, detectando seu grau de aversão ao risco Valida relatórios de posição de carteira de investimentos e entrega demonstração financeira a clientes.
Executa ordens e acompanha movimentação de contas Analisa variação de taxas e assegura a entrega de produtos e serviços nas condições acordadas.
Acompanha exposição de risco do banco em relação ao cliente.
Identifica necessidades de clientes do segmento alta renda, oferecendo-lhes vantagens, benefícios e promovendo adequações em produtos e serviços Sugere opções de negócios e elabora propostas.
Analisa fluxo de caixa do cliente, calcula taxas, simula empréstimos e projeta rendimento de aplicações.
Faz projeções financeiras, dimensiona linha de crédito a apresenta propostas ao comitê de investimentos Efetiva negócios como abertura de contas, concessão de empréstimos e financiamentos e aplicações financeiras, entre outras transações Negocia condições das operações, respeitando parâmetros e alçadas.
Providencia documentação, formaliza operações e informa condições gerais do produto contratado aos clientes Capta recursos para aplicações financeiras, libera empréstimos e liquida operações Atualiza cadastro de clientes.
Prospecta novos negócios, analisando potenciais clientes do segmento alta renda Consulta publicações especializadas em economia e finanças.
Solicita indicação de clientes e planeja, agenda e realiza visitas Atua em feiras, congressos e outros eventos Realiza apresentação institucional a clientes.
Interage com outras áreas da instituição e participa de reuniões com profissionais do mercado financeiro Busca orientações em outros núcleos da instituição sobre assuntos específicos, como câmbio, legislação e marketing Submete aprovação de crédito à alçada superior e propostas de investimentos à avaliação do grau de risco.
Encaminha propostas ao comitê de investimentos Requisita avaliação de risco de crédito e solicita documentos Interage com setores operacionais, gestores externos e internos e gerentes que atuam em outros países.
Apoia a elaboração de operações estruturadas Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Traça plano de ação de acordo com as diretrizes da instituição Incrementa plano de venda ou de captação Estabelece rede de contatos, monitora metas e redige relatórios.
Analisa pontos fortes e fracos dos produtos da instituição e de seus concorrentes, promovendo seu aprimoramento Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias, fornecendo informações e evidências Estabelece interface com clientes e fornecedores externos Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos a ele confiados Averigua procedência de recursos, histórico de clientes, autenticidade de documentos e de informações cadastrais Apura destino de recursos e confirma efetivação de operações e autorizações de movimentação e consulta de contas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2532-10 deve comercializar produtos e serviços financeiros, interagir com Áreas afins locais e internacionais, exercer ações gerenciais, prospectar clientes, prevenir operações ilegais, efetivar negócios, demonstrar competências pessoais, gerenciar carteira de clientes, desenvolver propostas de crédito.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2532-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de clientes especiais (private) CBO 2532-10
Um Gerente de clientes especiais (private) (ou sinônimo) deve requisitar avaliação de risco de crédito, administrar aplicações de clientes, consultar jornais e revistas econômicos, projetar rendimento de aplicações, obter informações sobre o mercado financeiro, relacionar-se com público, solicitar relatórios especiais para clientes, captar recursos para aplicações financeiras, preparar visita a clientes, demonstrar flexibilidade, acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente, averiguar procedência de recursos, avaliar resultados, liquidar operações, interagir com gerentes do banco em outros países, redigir relatórios, atualizar-se profissionalmente, precificar produtos, submeter aprovação de crédito a alçada superior, efetuar projeções financeiras, suprir auditoria com informações, liberar empréstimos, acompanhar variação das taxas de produtos negociados - cdc , dimensionar linha de crédito - produtos, limites, prazo e garantias, verificar autenticidade da documentação de clientes, falar em público, conferir destino de recursos, abrir conta, oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios, identificar perfil do cliente, participar de reuniões com área econômica do banco, demonstrar poder de persuasão, formalizar operação, buscar consultorias em áreas competentes - tributária, câmbial, jurídica, seguros, corretoras, estabelecer rede de contatos, validar relatórios de posição de carteira de investimentos, transmitir credibilidade, demonstrar segurança, entregar demonstração financeira a clientes, agendar visita a clientes, demonstrar cultura geral, identificar necessidades do cliente, providenciar documentação para operação, garantir qualidade dos serviços, consultar listas direcionadas, assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, espanhol, identificar prazos compatíveis com fluxo de caixa do cliente, encaminhar regulamentos para clientes, interagir com setores operacionais, atuar em eventos - feiras, congressos, palestras, exposições, monitorar metas, simular empréstimos, solicitar indicação de clientes, demonstrar criatividade, mapear público-alvo, agir em conformidade com a legislação em vigor, calcular taxas, submeter propostas de investimentos a avaliação do grau de risco, verificar veracidade das informações de clientes, interagir com áreas de marketing, efetuar pós-venda - folow-up, apresentar proposta ao comitê de crédito, auxiliar na elaboração de operações estruturadas, definir parâmetros da operação, visitar clientes, repassar informações sobre mercado financeiro para clientes, acompanhar movimentação de contas, conferir autorização de pessoas para movimentação ou consulta de contas, adequar produtos e serviços ao perfil do cliente, atualizar cadastro de clientes, sugerir opções de negócios, interagir com gestores externos e internos, evidenciar capacidade técnica, executar ordens de movimentação de contas, submeter propostas ao comitê de investimentos, elaborar propostas, traçar plano de ação em linha com diretrizes nacional e internacional, apresentar a instituição - banco, incrementar plano de venda ou de captação, negociar prazo para início de operação, contatar clientes, conceder linhas de crédito, evidenciar postura e ética profissional, reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes, detectar o grau de aversão a risco do cliente, participar de reuniões com profissionais do mercado financeiro.