Condutor Maquinista Marítimo - Salário Brasil

R$ 2.668,82/mês

Atualizado em

Hoje um Condutor Maquinista Marítimo ganha em média R$ 2.668,82 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 1.516 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Condutor Maquinista Marítimo pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.595,93 e o teto salarial de R$ 4.455,99, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Condutor Maquinista Marítimo.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 44 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Pesca de peixes em água salgada de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Condutor Maquinista Marítimo é Rio de Janeiro , RJ.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Condutor Maquinista Marítimo, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Condutor Maquinista Marítimo CBO 3413-10

O Condutor Maquinista Marítimo planeja o trabalho, seguindo ordens de serviço e interpretando manuais e desenhos técnicos, de modo a manter aparelhos, motores e instalações mecânicas, hidráulicas e pneumáticas da embarcação funcionando corretamente Inspeciona, preventivamente, os sistemas necessários às manobras da embarcação, mantendo-os sempre em boas condições de funcionamento No que se refere aos motores de propulsão, monitora pressão de ar comprimido, óleos e água, controla níveis de água, de óleos lubrificantes e de combustíveis, e executa os procedimentos de partida nos motores.

Verifica a rotação dos motores em operação e monitora suas temperaturas de água de refrigeração e de óleo de lubrificação Detecta vazamentos, monitora temperatura de gases de descarga e de admissão Controla parâmetros elétricos, tais como tensão, corrente e potência elétrica de geradores elétricos Monitora funcionamento de grupos de baterias.

Inverte sentido de rotação de motores propulsores Efetua manobra de válvulas, conecta e desconecta mangotes, nas operações com motores de propulsão Verifica fixação de equipamentos.

Pode cambar óleos de densidades diferentes Abastece a embarcação Opera equipamentos diversificados da seção de máquinas da embarcação - na navegação marítima da marinha mercante -, tais como equipamentos de segurança e salvatagem, purificadores centrífugos, separadores de água e óleo e tanques sépticos Opera bombas, compressores e caldeiras.

Opera sistemas de refrigeração e de ar-condicionado Opera equipamentos empregados na dessalinização Durante as manobras da embarcação e em casos de emergência, permanece a postos na praça de máquinas Realiza manutenção básica de equipamentos da embarcação, na navegação marítima da marinha mercante Testa motores, bombas e equipamentos.

Lubrifica articulações, rolamentos e mancais Troca óleos e filtros e limpa filtros, tubulações e trocadores de calor Testa funcionamento de sensores.

Pode testar equipamentos de média tensão e alta tensão Pode realizar manutenção em sistemas de iluminação e em sistemas de refrigeração da embarcação Nos serviços de conservação da seção de máquinas e da casa de bombas, sinaliza áreas de risco e de segurança, solicita trabalhadores auxiliares e acondiciona materiais e equipamentos.

Retira água de dalas e porões Nas operações de carregamento e de descarregamento de carga líquida, prepara tanques para armazenagem, de acordo com o tipo de carga, auxilia no posicionamento da embarcação durante atracação para carga e descarga, conecta e desconecta mangotes de carga Abre e fecha compartimentos de carga.

Lastra e deslastra embarcação Monitora o calado da embarcação, em função de suas cargas Auxilia na atracação e na desatracação da embarcação Registra dados diversificados da seção de máquinas, tais como dados de controle operacional, dados de consumo, dados de manutenção, dados de livro de operações de carga e descarga e dados de leitura de proteção catódica Escritura diário de máquinas.

Preenche livro de registro de óleo Coordena serviços da seção de máquinas, determinando horários de trabalho, escolhendo auxiliares, distribuindo e orientando a execução de tarefas Pode solicitar serviços de terceiros Avalia os serviços executados Pode atuar como chefe ou subchefe de máquinas de embarcação, de acordo com normas da autoridade marítima da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, que define capacidades das embarcações e limites em que pode atuar Controla materiais de consumo e sobressalentes, inventariando, etiquetando e requisitando materiais Mantém sob sua guarda o material que lhe for entregue, responsabilizando-se pelas faltas que ocorrerem e assinando as devidas cautelas Controla quantidade e qualidade de água para motores e caldeiras e de óleos combustíveis e lubrificantes Monitora qualidade da água potável Atua na proteção do meio ambiente, requisitando serviços de descarte e monitorando sua execução.

Algumas funções no exercício da profissão

  • operar equipamentos da seção de máquinas;
  • controlar materiais de consumo e sobressalentes;
  • registrar dados de seção de máquinas;
  • conduzir motores de propulsão de embarcações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • executar serviços de conservação de seção de máquinas/casa de bombas;
  • coordenar serviços de seção de máquinas;
  • carregar e descarregar carga líquida;
  • escriturar diário de máquinas;
  • monitorar temperatura de água de refrigeração e de óleo de lubrificação;
  • operar dessalinizadores;
  • conectar e desconectar mangotes - exceto carga e descarga;
  • dar partida em motores;
  • operar separadores de água e óleo;
  • coordenar abastecimento e transferências entre embarcações e terminais;
  • demonstrar tolerância a permanecer longos períodos isolados;
  • ver mais...

Salário de Condutor Maquinista Marítimo CBO 3413-10 - Série histórica

Quanto ganha um Condutor Maquinista Marítimo por região do Brasil

Tabela salarial para Condutor Maquinista Marítimo

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.596 31.151 649 12,13
Média Salarial 2.669 32.026 667 12,47
1º Quartil 1.890 22.679 472 8,83
Salário Mediana 2.703 32.436 676 12,63
3º Quartil 3.679 44.147 920 17,19
Teto Salarial 4.456 53.472 1.114 20,82
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Condutor Maquinista Marítimo negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 3413-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Condutor Maquinista Marítimo é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 45.59% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Condutor Maquinista Marítimo CBO 3413-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
0311-6/01 Pesca de peixes em água salgada 3.166,83
5030-1/01 Navegação de apoio marítimo 2.771,90
5030-1/02 Navegação de apoio portuário 2.015,04
5231-1/02 Operações de terminais 3.083,40
3299-0/99 Fabricação de produtos diversos 1.584,69
5011-4/01 Transporte marítimo de cabotagem - carga 2.516,63
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 2.388,15
3317-1/01 Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes 1.869,27
1020-1/02 Fabricação de conservas de peixes, crustáceos e moluscos 2.589,86
0311-6/02 Pesca de crustáceos e moluscos em água salgada 2.611,06
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Condutor Maquinista Marítimo por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1.516 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Condutor Maquinista Marítimo CBO 3413-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.154 44 220 2.681,98 12,19
203 40 200 2.438,67 12,19
86 36 180 2.853,36 15,85
39 42 210 2.953,05 14,06
8 43 215 1.940,00 9,02
8 35 175 2.451,88 14,01

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 755 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.734,65 3.070,31 3.908,22
Pequenas 2.614,20 2.949,85 3.787,76
Médias 2.547,26 2.882,91 3.720,82
Grandes Empresas 2.966,11 3.301,76 4.139,67
  • *Condutor Maquinista Marítimo Nível I: até 4 anos;
  • *Condutor Maquinista Marítimo Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Condutor Maquinista Marítimo Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Condutor Maquinista Marítimo

  • Salário Base: R$ 2.668,82
  • Salário-educação (3%): R$ 80,06
  • Sistema S (2%): R$ 53,38
  • INSS Patronal (20%): R$ 533,76
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 26,69
  • FGTS (8%): R$ 213,51
  • Férias 1/12: R$ 222,40
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 533,76
  • Periculosidade (30%): R$ 800,65
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 74,13
  • 13º Salário: R$ 222,40
  • FGTS sobre Férias: R$ 17,79
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,93
  • FGTS sobre 13º: R$ 17,79
  • Aviso Prévio: R$ 222,40
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 17,79
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 222,40

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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