CBO 9111-30 - Mecânico de manutenção de turbinas (exceto de aeronaves)

Entenda o que fazem os mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Mecânico de manutenção de turbinas (exceto de aeronaves) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Mecânico de manutenção de turbinas (exceto de aeronaves)

Realiza manutenção de turbinas industriais – exceto de aeronaves –, diagnosticando problemas, reparando peças, executando ajustes e lubrificação, substituindo componentes e testando o restabelecimento do pleno funcionamento. Prepara as atividades, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes. Instala turbinas industriais. Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos. Elabora documentação técnica relacionada aos serviços de manutenção. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Prepara a realização da manutenção de turbina industrial, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes. Seleciona ferramental, dispositivos e máquinas. Analisa periodicidade de manutenção, para realização de ações preventivas.

Detecta falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva. Analisa resultado de testes, mensagens de erro de máquinas e informações obtidas dos operadores, para diagnosticar problemas no equipamento industrial em manutenção.

Realiza a desmontagem da turbina industrial, a fim de permitir pleno acesso às partes. Analisa o desgaste das peças, verificando a possibilidade de sua reparação. Quando necessária a substituição de peças, confere as especificações e a qualidade das que serão usadas. Ao realizar a montagem, efetua os ajustes necessários nas peças reparadas ou usadas em substituição.

Ajusta turbina industrial, conferindo as medidas, de acordo com especificações técnicas, e os parâmetros de controle – vazão, pressão e temperatura –, que interferem na operação do equipamento. Nivela a turbina, alinha seus conjuntos e executa a regulagem do equipamento.

Lubrifica turbina industrial, selecionando óleos e lubrificantes. Realiza a limpeza dos sistemas associados ao equipamento e recompõe níveis de óleos e graxas. Detecta anormalidades e possíveis causas de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes. Analisa a necessidade de troca de lubrificante e óleo no período estabelecido pelo fornecedor. Detecta anormalidades nas características de óleos e graxas. Troca óleos, graxas e filtros.

Realiza diversos tipos de testes na turbina industrial, tais como testes de funcionamento e de desempenho. Analisa os resultados dos testes, comparando-os aos padrões de referência, para avaliar aspectos específicos da operação do equipamento. Pode operar máquinas ou equipamentos associados às partes recentemente reparadas, para verificar a adequação dos reparos. Quando não restabelecido o pleno funcionamento da turbina industrial, providencia sua substituição.

Instala turbina industrial, analisando a área de instalação do equipamento e sistemas associados, interpretando especificações do fabricante e de projeto, e definindo materiais, ferramentas e equipamentos para a instalação. Realiza a instalação da turbina industrial, de acordo com os requisitos estabelecidos, podendo executar alterações não previstas no projeto original.

Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos. Incorpora, aos serviços de manutenção, recursos fundamentados em tecnologias digitais – tais como máquinas, ferramentas, instrumentos e sistemas –, seguindo planos de modernização tecnológica.

Interage com sistemas de monitoramento em tempo real, interpretando dados, indicadores e outras informações, para subsidiar o controle digital da manutenção.

Elabora documentação técnica, descrevendo processos e padrões de serviços de manutenção e emitindo pareceres técnicos. Preenche ordem de serviço - registrando momentos de início e encerramento dos trabalhos - e formulários específicos para a requisição de materiais e suprimentos. Registra ocorrências de manutenção. Elabora relatórios.

Controla estoques de peças e de materiais, solicitando a aquisição, para reposição.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém ferramentas e equipamentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento. Interdita máquinas e equipamentos para manutenção.

Controla o desperdício de material. Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Trabalha com segurança, fazendo análise de riscos da atividade, sinalizando a área de serviços e usando equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 2 2 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMAS DE SUPERVISÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS (SUPERVISORY CONTROL AND DATA ACQUISITION – SCADA) 3 2 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMAS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA ELETRICIDADE 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA MECÂNICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TERMODINÂMICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA QUÍMICA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ENERGIA 2 2 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE AFERIÇÃO DE PRODUTIVIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA ACIONAMENTO ELÉTRICO 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA CIRCUITOS ELÉTRICOS 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA CONVERSÃO DE ENERGIA 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA MEDIDAS ELÉTRICAS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS TESTES 3 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS FERRAMENTAS 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS INSTRUMENTOS 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS MÁQUINAS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS MATERIAIS NÃO-METÁLICOS SINTÉTICOS (PLÁSTICO, VIDRO, CERÂMICA E COMPÓSITOS) 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS MATERIAIS METÁLICOS FERROSOS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS MATERIAIS METÁLICOS NÃO FERROSOS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - PRINCIPAIS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE TURBINAS INDUSTRIAIS 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL INSPEÇÃO DE MANUTENÇÃO 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LUBRIFICAÇÃO 4 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO MECÂNICA 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL PROGRAMAÇÃO DA MANUTENÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL TIPOS DE MANUTENÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - INSTALAÇÃO DE TURBINAS INDUSTRIAIS 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO DE TURBINAS INDUSTRIAIS 5 5 5
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MELHORIA DE PROCESSO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO MECÂNICA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - REPARAÇÃO DE PEÇAS DE TURBINA INDUSTRIAL 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE AJUSTES EM TURBINAS INDUSTRIAIS 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA CONTROLE DIMENSIONAL 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA ELEMENTOS DE MÁQUINAS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA HIDRÁULICA 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA MECÂNICA DE FLUIDOS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA METROLOGIA 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - ASPECTOS CONSTRUTIVOS DAS TURBINAS INDUSTRIAIS 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - COMPONENTES DAS TURBINAS INDUSTRIAIS 5 5 5
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE OPERAÇÃO DE TURBINAS INDUSTRIAIS – PARTIDA, PARADA, TOMADA E REJEIÇÃO DE CARGA 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DAS TURBINAS INDUSTRIAIS 5 5 5
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS AUXILIARES 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE TURBINAS INDUSTRIAIS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - TURBINAS A GÁS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - TURBINAS A VAPOR 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - TURBINAS HIDRÁULICAS FRANCIS, PELTON E KAPLAN 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE TÁTIL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Trabalham em serviços de manutenção de indústrias de extração de petróleo, química e petroquímica, celulose e papel, metalurgia básica e de fabricação de máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe sob supervisão. Trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos e em regime de sobre-aviso. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, estão sujeitos à exposição de material tóxico, ruídos e altas temperaturas e trabalho sob pressão, podendo levá-los ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental mais curso profissionalizante de mais de quatrocentas horas-aula, oferecidos por instituições de formação profissional e pelas próprias empresas. O pleno desempenho das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • testar equipamentos industriais;
  • realizar atividades de acordo com normas de qualidade, segurança e preservação ambiental;
  • lubrificar equipamentos industriais;
  • elaborar documentação técnica;
  • ajustar equipamentos industriais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manutenção em equipamentos industriais;
  • instalar equipamentos industriais;
  • reparar peças de equipamentos industriais;
  • registrar ocorrências de manutenção;
  • definir materiais, ferramentas e equipamentos para instalação;
  • interpretar relatórios de análises e de desempenho de óleos e graxas;
  • detectar falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva;
  • desmontar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão;
  • interpretar diagramas eletroeletrônicos;
  • realizar melhorias em equipamentos;
  • requisitar material e suprimentos;
  • detectar anormalidades nas características de óleos e graxas;
  • interpretar especificações do fabricante e do projeto;
  • conferir vazão, pressão e temperatura;
  • demonstrar habilidades manuais;
  • limpar sistemas de equipamentos;
  • realizar testes de funcionamento;
  • preparar ferramental e dispositivos;
  • propor melhorias de processos de manutenção;
  • preencher ordem de serviço;
  • demonstrar sensibilidade visual, tátil, auditiva e olfativa;
  • avaliar resultados de testes;
  • participar de ações de prevenção de acidentes;
  • trabalhar em equipe;
  • interpretar mapa de riscos;
  • registrar início e encerramento da manutenção expressa na ordem de serviço;
  • conferir medidas, de acordo com especificações técnicas;
  • assegurar o funcionamento de equipamentos instalados;
  • substituir equipamentos e componentes;
  • detectar causa de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes;
  • compartilhar informações e conhecimentos;
  • analisar necessidade de troca de lubrificante e óleo, no período estabelecido pelo fornecedor;
  • organizar o local de trabalho;
  • restabelecer funcionamento de equipamentos;
  • realizar reparos de emergência;
  • testar estanqueidade e vedação de equipamentos;
  • preparar equipamentos para manutenção;
  • montar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão;
  • alinhar conjuntos;
  • analisar desgastes de peças;
  • analisar periodicidade de manutenção;
  • identificar necessidade de atualizações de equipamentos;
  • conferir especificações e qualidade de peças fornecidas;
  • elaborar relatórios;
  • reparar falhas;
  • analisar leiaute da área de instalação e do equipamento;
  • detectar anormalidades no consumo de fluidos e lubrificantes;
  • realizar alterações não previstas no projeto inicial;
  • emitir parecer técnico;
  • utilizar equipamentos de proteção individual;
  • interditar máquinas e equipamentos para manutenção;
  • trabalhar com criatividade;
  • analisar riscos da atividade;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • recompor níveis de óleos e graxas;
  • interpretar desenhos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos de conjuntos e partes;
  • destinar resíduos para descarte e reciclagem;
  • nivelar equipamentos;
  • descrever processos e padrões de manutenção de serviços;
  • efetuar ajustes em peças de montagem;
  • selecionar óleos e lubrificantes especificados;
  • trocar óleos, graxas e filtros;
  • realizar testes de desempenho;
  • verificar a existência de equipamentos de proteção coletiva em máquinas e ambientes;
  • comunicar-se de forma clara e objetiva;
  • manter limpo o local de trabalho;
  • regular motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão;
  • sinalizar área para manutenção;

Divisões de categorias profissionais do CBO 9111-30

CBO 9111-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânico de manutenção de turbinas (exceto de aeronaves) que pertence ao grupo dos mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção de máquinas e equipamentos industriais, comerciais e residenciais
        • Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 9111-30 - Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 911130 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 911130 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Mecânico de Turbinas e Caldeiras

Mecânico de Turbinas e Caldeiras: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Turbinas e Caldeiras CBO 9111-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.516 e 6.741 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-30.
Salário Mecânico de Turbinas Exclusive de Avião

Mecânico de Turbinas Exclusive de Avião: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Turbinas Exclusive de Avião CBO 9111-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.516 e 6.741 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-30.
Salário Mecânicos de Turbinas a Vapor e Gás

Mecânicos de Turbinas a Vapor e Gás: Brasil

O profissional no cargo de Mecânicos de Turbinas a Vapor e Gás CBO 9111-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.516 e 6.741 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-30.
Salário Mecânico de Manutenção de Turbinas (Exceto de Aeronaves)

Mecânico de Manutenção de Turbinas (Exceto de Aeronaves): Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Turbinas (Exceto de Aeronaves) CBO 9111-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.516 e 6.741 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-30.