CBO 8311-05 - Cilindreiro na preparação de pasta para fabricação de papel

Entenda o que fazem os preparadores de pasta para fabricação de papel no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cilindreiro na preparação de pasta para fabricação de papel e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Cilindreiro na preparação de pasta para fabricação de papel

Atua em etapa do processo de preparação de pasta de celulose para fabricação de papel, preparando equipamento com cilindros, acionando dispositivos de controle do equipamento, monitorando processo de mistura, agitação e refinação da pasta, verificando a consistência adquirida pela pasta, e ajustando o fluxo da pasta de celulose para a máquina de secagem. Controla a qualidade, monitorando variáveis do processo e verificando resultados de ensaios laboratoriais. Planeja o trabalho, interpretando ordem de produção. Prepara o equipamento para processo de manutenção. Emite relatórios, registrando os dados de produção e de qualidade. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Planeja etapa do processo de preparação de pasta de celulose para fabricação de papel, interpretando ordem de produção. Organiza o turno de trabalho, analisando informações em comunicações entre turnos, e examinando registros de funcionamento do equipamento. Verifica os insumos para a preparação da pasta de celulose, consultando sobre a disponibilidade de energia elétrica, de água, de ar comprimido e de vapor para processo.

Inspeciona o funcionamento do equipamento quanto a ocorrências de ruído, vibração e vazamento. Examina a limpeza e o desgaste do equipamento. Comunica as condições de funcionamento do equipamento para as outras áreas de produção.

Prepara o equipamento com cilindros para funcionamento, fazendo sua regulagem conforme parâmetros recomendados de operação.

Aciona dispositivos de controle e manobra os comandos do equipamento, conforme procedimentos operacionais e especificação de produção. Monitora a pasta enquanto é misturada, agitada e refinada. Verifica a consistência adquirida pela pasta.

Ajusta o fluxo da pasta de celulose para a máquina de secagem. Monitora a emissão de efluentes.

Controla o processo, distribuindo o fluxo da pasta de celulose. Monitora amperagem do equipamento e comunica, à supervisão, a capacidade e a utilização efetiva do equipamento.

Controla a qualidade, monitorando variáveis do processo e interpretando resultados de ensaios laboratoriais. Inspeciona pasta de celulose em processamento e verifica indicadores de qualidade, monitorando as especificações físicas da pasta de celulose. Identifica desvios entre o registro do painel de controle e o resultado de laboratório.

Preenche, em meios físico e digital, relatórios de produção e de qualidade. Registra as ocorrências que afetam o processo produtivo e a qualidade do produto. Presta informações para a auditoria da qualidade.

Repassa informações do processo para o turno de trabalho seguinte.

Prepara o equipamento para processo de manutenção, isolando-o e sinalizando a área. Comunica, aos supervisores, a preparação do equipamento para manutenção. Confere a liberação do equipamento, após manutenção.

Mantém o ambiente de trabalho limpo e organizado.

Destina os efluentes e os resíduos - do processo de preparação de pasta de celulose - conforme procedimentos ambientais adotados pela empresa.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva. Comunica, à supervisão, sobre condições inseguras de trabalho. Atende às convocações para participar em eventos sobre segurança. Atua na prevenção de acidentes.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - CONCEITO E MEDIÇÃO DE GRANDEZAS FÍSICAS: TEMPERATURA, PRESSÃO, NÍVEL, MEDIDAS LINEARES, MASSA, TRAÇÃO, ALVURA, VISCOSIDADE, COMPRESSÃO, CORRENTE ELÉTRICA, OUTRAS 4 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA QUÍMICA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA AOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL 4 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MATEMÁTICA APLICADA AOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL 5 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - COLETA E DESCARTE DE EFLUENTES E RESÍDUOS DA FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL 4 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL 5 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - DOCUMENTOS TÉCNICOS: RELATÓRIOS, ORDEM DE PRODUÇÃO, ORDEM DE SERVIÇO 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO DA ÁREA DE CELULOSE E PAPEL 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO PRODUÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE CONTROLE DA QUALIDADE 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 5 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO 4 5 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL PAINÉIS DE CONTROLE 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DISTRIBUÍDO (SDCD) 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL 4 4 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - ENSAIOS FÍSICOS EM CELULOSE: COLETA DE AMOSTRAS, DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE, ENSAIOS MECÂNICOS, ENSAIOS ÓPTICOS, OUTROS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL 4 4 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL: PREPARAÇÃO DE MASSA DE CELULOSE, CARACTERÍSTICAS DO PAPEL, CLASSIFICAÇÃO DOS PAPÉIS, ETAPAS DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL, OPERAÇÕES DE ACABAMENTO DE PAPEL, OUTROS 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PREPARAÇÃO DE PASTA DE CELULOSE PARA FABRICAÇÃO DE PAPEL 5 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE PASTA DE CELULOSE PARA FABRICAÇÃO DE PAPEL 5 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTO DE PREPARAÇÃO DE PASTA DE CELULOSE PARA FABRICAÇÃO DE PAPEL: TIPOS, DISPOSIÇÃO DE CILINDROS NAS CALANDRAS, OUTROS COMPONENTES MECÂNICOS, DETALHES CONSTRUTIVOS, COMANDOS, OUTROS ELEMENTOS 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E PRODUTOS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATÉRIAS-PRIMAS E INSUMOS PARA FABRICAÇÃO DE PAPEL 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO: TIPOS DE MANUTENÇÃO, LIMPEZA, PREPARAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA MANUTENÇÃO 4 4 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS APLICÁVEIS À ÁREA DE CELULOSE E PAPEL 4 4 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 4

Condições de Trabalho

Atuam na fabricação de papel e derivados e de produtos químicos como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto e em diferentes horários: diurno, noturno ou no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Também podem atuar em grandes alturas ou confinados. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. No desenvolvimento de algumas atividades permanecem expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas, poeira e umidade.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • organizar o turno de trabalho;
  • verificar os insumos para a obtenção da pasta de celulose;
  • monitorar o processo de fabricação da pasta de celulose;
  • preparar equipamentos para fabricação de pasta de celulose;
  • trabalhar com segurança;
  • controlar o processo de obtenção de pasta de celulose;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar a supervisão sobre condições inseguras;
  • inspecionar desgaste dos equipamentos;
  • controlar emissão de efluentes;
  • comunicar-se com eficiência;
  • ajustar o fluxo de celulose para máquina de secagem;
  • interpretar resultados de ensaios laboratoriais;
  • ligar os equipamentos;
  • elaborar análise de risco;
  • utilizar recursos de informática;
  • distribuir o fluxo da pasta de celulose;
  • propor revisão dos ítens das normas de segurança;
  • preencher relatórios de produção e qualidade - físico e digital;
  • cumprir as normas de segurança da empresa;
  • utilizar epi e epc;
  • cumprir ordem de fabricação;
  • consultar sobre a disponibilidade de energia elétrica para processo;
  • verificar as condições de funcionamento dos equipamentos;
  • ler informações nos livros de comunicação;
  • regular a temperatura do equipamento conforme tabela do fabricante;
  • consultar os valores de alvura, gramatura e os relatórios - físico e digital da qualidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • isolar equipamentos para manutenção;
  • monitorar as especificações do produto pasta de celulose - alvura, viscosidade, freness;
  • inspecionar o funcionamento dos equipamentos - ruído, vibração, vazamento;
  • inspecionar as condições de segurança do local de trabalho;
  • analisar registros de funcionamento dos equipamentos;
  • comunicar aos supervisores da liberação dos equipamentos para manutenção;
  • consultar sobre a disponibilidade de ar comprimido;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • demonstrar iniciativa;
  • identificar desvios entre o resultado de laboratório e o registro do painel de controle;
  • demonstrar comprometimento com resultados;
  • atender às convocações para eventos sobre segurança;
  • controlar gramatura da folha de celulose;
  • demonstrar liderança;
  • comunicar o funcionamento dos equipamentos para as outras áreas;
  • repassar informações do processo para o turno seguinte;
  • inspecionar cavaco, pasta e celulose em processamento;
  • monitorar variáveis do processo;
  • trabalhar em equipe;
  • instruir novos funcionários sobre condições inseguras;
  • sinalizar áreas de risco;
  • consultar sobre a disponibilidade de vapor para processo;
  • conferir a liberação dos equipamentos pela manutenção;
  • comunicar supervisão a capacidade e utilização dos equipamentos - amperagem;
  • demonstrar controle emocional;
  • analisar informações do turno de trabalho;
  • consultar sobre a disponibilidade de água para o processo;
  • obedecer procedimentos de parada;
  • inspecionar a limpeza dos equipamentos;
  • tomar decisões;
  • monitorar amperagem dos equipamentos;
  • identificar áreas de risco;
  • instruir a equipe de trabalho;

Divisões de categorias profissionais do CBO 8311-05

CBO 8311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cilindreiro na preparação de pasta para fabricação de papel que pertence ao grupo dos preparadores de pasta para fabricação de papel, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de instalações e máquinas de fabricação de celulose e papel
      • Trabalhadores da preparação de pasta de papel
        • Preparadores de pasta para fabricação de papel

Cargos e salários CBO 8311-05 - Preparadores de pasta para fabricação de papel

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 831105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Preparadores de pasta para fabricação de papel em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
8311-05 Cilindreiro na Preparação de Pasta para Fabricação de Papel Brasil 41h 369
8311-05 Refinador de Pasta/celulose Para Fabricação de Papel Brasil 41h 369
8311-05 Preparador de Massa Para Fabricação de Papel Brasil 41h 369
8311-05 Condutor de Máquina de Secagem na Fabricação de Pasta/celulose Brasil 41h 369

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial