CBO 7633-15 - Marcador de peças confeccionadas para bordar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de máquinas para bordado e acabamento de roupas

O profissional no cargo de Marcador de peças confeccionadas para bordar CBO 7633-15 marca peças do vestuário - de acordo com gabaritos, peças-piloto e ordem de serviço -, preparando-as para que sejam bordadas Desenvolve gabaritos de bordados.

Confere as medidas das peças e dos traçados Colabora no controle da qualidade do produto e do processo Cumpre procedimentos, normas técnicas e de qualidade e normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7633-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de máquinas para bordado e acabamento de roupas que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Marcador de peças confeccionadas para bordar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de máquinas para bordado e acabamento de roupas CBO 7633-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7633-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de máquinas para bordado e acabamento de roupas.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Marcador de peças confeccionadas para bordar

O Marcador de peças confeccionadas para bordar CBO 7633-15 planeja as atividades, examinando a ordem de serviço Interpreta desenhos, tabelas, especificações, fichas técnicas, manuais, bem como a terminologia e a simbologia relativas ao bordado industrial.

Organiza os materiais de trabalho, de forma a facilitar a execução dos serviços.

Seleciona os marcadores de tecido - tais como giz e materiais análogos -, de acordo com a cor, a textura da peça a ser bordada e o tipo de bordado a ser aplicado Desenvolve gabarito de bordado, de acordo com a peça-piloto.

Produz a matriz com a gravação original, para que o desenho a ser bordado seja copiado e reproduzido Confere as medidas das peças e dos traçados, para definir o posicionamento das regiões a serem bordadas e os encaixes dos bordados.

Marca as peças do vestuário de acordo com o gabarito, utilizando giz de marcação ou material análogo.

Colabora no controle da qualidade do produto e do processo, identificando defeitos em peças bordadas e podendo realizar ajustes quando fora da especificação Mantém os materiais, instrumentos e acessórios de trabalho acondicionados e em plenas condições de uso.

Controla desperdícios de material.

Organiza o local de trabalho, executando a limpeza do ambiente Preenche fichas de inspeção, de controle de tempos e paradas da produção e da produção diária Segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7633-15 deve organizar local de trabalho, demonstrar competências pessoais, controlar a qualidade da costura e acabamento de peças de vestuário, preparar peças para costura, bordado.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de máquinas para bordado e acabamento de roupas sob supervisão permanente, trabalham em confecções de roupas, ou oficinas de costura, geralmente como assalariados com carteira assinada, organizados em células de produção ou equipe multifuncional, exceto bordadores(as) e passadores que trabalham de forma individual. Trabalham em ambiente fechado, em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem estar sujeitos a posições desconfortáveis e expostos a ruído intenso e à poeira.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7633-15

O exercício dessas ocupações pressupõe escolaridade de nível fundamental seguida de curso de formação profissional básica de até duzentas horas-aula em um dos conjuntos de atividades do acabamento, como passadoria e operação de máquinas de acabamento.

Atividades exercidas por um Marcador de peças confeccionadas para bordar CBO 7633-15

Um Marcador de peças confeccionadas para bordar (ou sinônimo) deve lubrificar as máquinas, demonstrar iniciativa, limpar as máquinas e o local de trabalho, identificar defeitos em peças confeccionadas e bordadas, demonstrar criatividade, trabalhar em equipe, medir peças do vestuário, demonstrar capacidade de visão de curta distância, marcar peças do vestuário de acordo com o gabarito, corrigir as peças do vestuário fora da especificação de qualidade, demonstrar agilidade, selecionar peças do vestuário por tecido, cor e tamanho, demonstrar firmeza no pulso, usar equipamentos de proteção individual - epi, controlar tempo e motivo de horas trabalhadas e paradas, desenvolver gabaritos de acordo com a peça-piloto para bordados e arremates, identificar acessórios para cada tipo de operação de bordar e de montagem de peças do vestuários, discriminar relevos de bordados, demonstrar destreza manual, demonstrar capacidade de auto-aperfeiçoamento.

Cargos e salários CBO 7633-15 - Operadores de máquinas para bordado e acabamento de roupas

Salário Marcador de Pecas Confeccionadas para Bordar

Marcador de Pecas Confeccionadas para Bordar: Brasil

  • 702
  • Brasil
  • 1.585 - 2.517
  • 43h
O profissional no cargo de Marcador de Pecas Confeccionadas para Bordar CBO 7633-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.585 e 2.517 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 702 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7633-15.
Salário Preparador de Produção de Peças Para Bordar

Preparador de Produção de Peças Para Bordar: Brasil

  • 702
  • Brasil
  • 1.585 - 2.517
  • 43h
O profissional no cargo de Preparador de Produção de Peças Para Bordar CBO 7633-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.585 e 2.517 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 702 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7633-15.
Salário Revisor de Produção de Peças Para Bordar

Revisor de Produção de Peças Para Bordar: Brasil

  • 702
  • Brasil
  • 1.585 - 2.517
  • 43h
O profissional no cargo de Revisor de Produção de Peças Para Bordar CBO 7633-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.585 e 2.517 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 702 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7633-15.