CBO 7523-20 - Ceramista modelador
Entenda o que fazem os ceramistas (preparação e fabricação) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Ceramista modelador e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Ceramista modelador
Constrói modelos - em argila, gesso ou outro material - para confecção de moldes originais e de matrizes dos moldes usados na produção de peças de cerâmica. Planeja a construção dos modelos, lendo e interpretando desenhos de projetos de peças cerâmicas. Prepara equipamentos, ferramentas e matérias-primas para as operações de modelagem. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara equipamentos, ferramentas e utensílios necessários às operações de modelagem. Prepara as matérias-primas necessárias à produção do modelo, molde original e matriz.
Constrói o modelo - em argila, gesso ou outro material - a partir do projeto, calculando suas dimensões em função da retração esperada para a massa.
Confecciona o modelo desbastando, alisando e esculpindo argila, gesso ou outro material, dando-lhe forma em um torno de cerâmica ou empregando outros procedimentos e equipamentos.
Pode cortar ou remover o excesso de material usando raspadores, facas ou serras de fita.
Confecciona o molde original e, após processo de secagem, acompanha sua prova.
Confecciona a matriz dos moldes destinados à produção. Identifica a matriz em função do código das peças a serem produzidas.
Controla o estoque de ferramentas, instrumentos e materiais, requisitando a reposição.
Faz reaproveitamento - reciclagem - de materiais. Realiza o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.
Limpa e conserva equipamentos. Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso.
Trabalha com segurança, prevenindo acidentes. Utiliza equipamentos de proteção individual.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - CAD | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - DENSIDADE: CONCEITO E MEDIÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TERMOLOGIA: TEMPERATURA, CALOR, TERMOMETRIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - VISCOSIDADE: CONCEITO E MEDIÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 5 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA CERÂMICA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO DA ÁREA DA CERÂMICA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 5 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ESCULTURA E MODELAGEM | 4 | 5 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | ACABAMENTO DE CERÂMICA | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PREPARAÇÃO DE PRODUÇÃO DE CERÂMICA | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PRODUÇÃO DE CERÂMICA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - MATÉRIAS-PRIMAS E MATERIAIS PARA MODELAGEM: ARGILA, GESSO, MASSA PLÁSTICA, RESINAS, OUTRAS | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS EM ARGILA, GESSO OU OUTRO MATERIAL, PARA CONFECÇÃO DE MOLDES NA PRODUÇÃO CERÂMICA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CERÂMICA BRANCA (SANITÁRIOS, LOUÇA DE MESA, ISOLADORES, CERÂMICA ARTÍSTICA) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE MODELAGEM CERÂMICA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAL E EQUIPAMENTOS PARA MODELAGEM | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | CONTROLE DIMENSIONAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DA CERÂMICA | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam principalmente em empresas de fabricação de produtos de minerais não-metálicos, de reciclagem e construção. Também podem trabalhar no comércio por atacado e intermediários do comércio. De modo geral, são trabalhadores assalariados com carteira assinada. Na ocupação de ceramista (torno de pedal e motor) é comum encontrar- se profissionais autônomos. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambiente fechado, sob supervisão ocasional ou, dependendo da ocupação, sem supervisão. Trabalham em rodízio de turnos diurno/noturno ou em horários irregulares. Podem ficar expostos a ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre a quarta e a sétima série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- desenvolver modelos;
- demonstrar competências pessoais;
- agir com ética;
- secar molde original;
- preparar ferramentas;
- construir modelos;
- acompanhar prova do molde original;
- demonstrar dinamismo;
- respeitar normas;
- trabalhar com segurança;
- desenvolver iniciativa;
- ler e interpretar desenhos e projetos;
- comprometer-se com o trabalho;
- selecionar ferramentas, equipamentos e utensílios;
- atualizar-se na ocupação;
- confeccionar matrizes;
- comunicar-se de forma clara e objetiva;
- demonstrar senso de organização;
- trabalhar em equipe;
- preparar matérias-primas para moldes, modelos e matrizes;
- confeccionar molde original;
- demonstrar flexibilidade;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7523-20
CBO 7523-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de ceramista modelador que pertence ao grupo dos ceramistas (preparação e fabricação), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Joalheiros, vidreiros, ceramistas
-
-
- Vidreiros, ceramistas
-
-
-
-
- Ceramistas (preparação e fabricação)
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7523-20 - Ceramistas (preparação e fabricação)
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 752320 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Ceramistas (preparação e fabricação) em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
7523-20 | Ceramista Modelador | Brasil | 44h | 199 | |
7523-20 | Modelista em Cerâmica | Brasil | 44h | 199 | |
7523-20 | Modelador Ceramista | Brasil | 44h | 199 | |
7523-20 | Modelador em Cerâmica | Brasil | 44h | 199 | |
7523-20 | Modelador de Porcelana | Brasil | 44h | 199 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |