CBO 5201-10 - Supervisor de vendas comercial

Entenda o que fazem os supervisores de vendas e de prestação de serviços no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Supervisor de vendas comercial e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Supervisor de vendas comercial

O Supervisor de Vendas Comercial supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista. Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados. Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa. Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5201-10

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto.

Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização. Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.

Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso. Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item. Informa os preços a serem praticados. Orienta sobre a realização de vendas on-line. Explica como realizar atendimento pós-venda.

Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais.

Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido. Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.

Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis. Indica itens faltantes para a equipe de compras.

Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.

Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais.

Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas. Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas. Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho. Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente. Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa.

Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE PRECIFICAÇÃO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA OU ATACADISTA 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CAMPANHAS PROMOCIONAIS PARA VENDAS DE COMÉRCIO VAREJISTA E/OU ATACADISTA 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 4 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE VENDEDORES 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMA DE RECONHECIMENTO DO DESEMPENHO DE FUNCIONÁRIOS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - APERFEIÇOAMENTO DE PROCESSOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMÉRCIO ATACADISTA 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMÉRCIO VAREJISTA 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - POLÍTICA DE PARCELAMENTO DE PAGAMENTOS E DE DESCONTOS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS E DE ORIENTAÇÃO DE USO 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE BENS DE CONSUMO EM PONTOS DE VENDA 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SERVIÇOS DE CARTÃO DE FIDELIDADE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SERVIÇOS DE GARANTIA ESTENDIDA 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS LOGÍSTICA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO DE COMERCIALIZAÇÃO DE BENS DE CONSUMO 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 4

Condições de Trabalho

Supervisores de vendas e de prestação de serviços atuam na indústria, comércio atacadista e serviços, indústrias alimentícias, têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios, empresas de saúde, empresas de comércio e reparação de veículos automotores e de comércio e varejo de combustíveis. São empregados com carteira assinada ou autônomos, que se organizam em equipe, podendo ou não trabalhar com supervisão ocasional. Podem trabalhar em ambiente fechado, a céu aberto, ou em veículos. Trabalham no período diurno, em horários irregulares. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à pressão de trabalho e posições desconfortáveis por longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho

Os requisitos de escolaridade são heterogêneos. É desejável que o trabalhador tenha curso superior completo ou incompleto. O pleno exercício da ocupação é atingido após prática profissional superior a três anos como supervisor.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Coletar indicadores do mercado consumidor;
  • Atender clientes - pré e pós-venda;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Relacionar-se com clientes internos;
  • Planejar vendas - produtos e serviços;
  • Supervisionar rotina da equipe de vendas;
  • Recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços;
  • Manter sigilo profissional;
  • Informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia;
  • Analisar as necessidades do cliente;
  • Demonstrar espírito de liderança;
  • Programar agenda dos vendedores;
  • Acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço;
  • Demonstrar empatia;
  • Expressar-se;
  • Agir com otimismo;
  • Incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor;
  • Opinar sobre currículos de candidatos;
  • Supervisionar a frequência da equipe;
  • Promover membros da equipe;
  • Predeterminar funções da equipe no local de trabalho;
  • Filtrar informações do cliente para melhorar serviços;
  • Indicar candidatos às vagas existentes;
  • Participar de licitações de órgãos públicos;
  • Administrar diferenças;
  • Analisar ações das empresas concorrentes;
  • Ler publicações especializadas da área;
  • Analisar relatórios da equipe;
  • Orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho;
  • Agir com motivação;
  • Entrevistar candidatos;
  • Demonstrar criatividade;
  • Demonstrar produtos e ou serviços;
  • Avaliar desempenho da equipe com o superior;
  • Apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe;
  • Contratar espaço para expor produtos;
  • Premiar a equipe para melhorar os resultados;
  • Agir com dinamismo;
  • Distribuir cotas e ou metas mensais de venda;
  • Elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos;
  • Dar provas de organização;
  • Realocar funcionários;
  • Sugerir incremento de produtos;
  • Agir com espírito de equipe;
  • Divulgar ações promocionais aos funcionários;
  • Dar provas de equilíbrio emocional;
  • Identificar novos mercados consumidores;
  • Elaborar escalas de plantão da equipe;
  • Negociar premiações para equipe com a diretoria;
  • Participar de feiras relacionadas a área;
  • Dar provas de responsabilidade;
  • Utilizar noções de informática;
  • Assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor;
  • Dimensionar ação futura de vendas da equipe;
  • Demonstrar conhecimento do produto;
  • Priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais;
  • Requisitar material de divulgação;
  • Contatar o setor de logística para programação de entrega;
  • Resolver problemas de entrega de produtos;
  • Acompanhar entrega do produto junto a expedição;
  • Promover reuniões periódicas com a equipe;
  • Ouvir;
  • Motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor;
  • Negociar espaço publicitário;
  • Definir áreas geográficas de atuação da equipe;
  • Esclarecer dúvidas sobre a venda do produto;
  • Demonstrar educação;
  • Analisar resultados da equipe;
  • Demonstrar honestidade;
  • Treinar novos funcionários;
  • Solicitar novos funcionários a administração;
  • Direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos;
  • Reciclar equipe de trabalho;
  • Verificar apresentação pessoal da equipe;
  • Criar ações promocionais aos clientes;
  • Integrar novos funcionários a equipe;
  • Acompanhar cadastramento do cliente;
  • Solicitar aplicação de advertências disciplinares;
  • Contatar a tesouraria para problemas de créditos;
  • Encaminhar clientes ao setor competente;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-10

CBO 5201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisor de vendas comercial que pertence ao grupo dos supervisores de vendas e de prestação de serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Supervisores de vendas e de prestação de serviços
        • Supervisores de vendas e de prestação de serviços

CBOs Relacionados