CBO 4110-25 - Auxiliar de cartório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de cartório CBO 4110-25 executa serviços de apoio técnico-administrativo, realizando rotinas administrativas, controlando e organizando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos, auxiliando na coleta de informações e atendendo o público Cumpre legislação, normas referentes a serviços notariais e de registro e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4110-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de cartório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de cartório
O Auxiliar de cartório CBO 4110-25 realiza rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, providenciando a manutenção dos equipamentos, prestando apoio na organização de reuniões, intermediando contatos, atualizando cadastros, controlando expedição e recebimento de correspondências Controla e organiza documentação, triando, distribuindo, classificando, tirando cópia, microfilmando, digitalizando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação de documentos, preenchendo formulários e cadastros, conferindo dados e assinaturas para autenticação de documentos e elaborando minutas de correspondência.
Presta apoio operacional na elaboração de relatórios administrativos e de escrituras de compra e venda de bens imóveis Acompanha processos, efetuando o registro de entrada e saída de documentos, verificando prazos estabelecidos, submetendo documentos a análise e parecer de superiores, encaminhando protocolos internos e expedindo ofícios e memorandos.
Colhe assinaturas em documentos e processos Auxilia na coleta de informações em bancos de dados e na Internet, elabora planilhas de cálculos e confere dados.
Atende o público, prestando informações e registrando solicitações e reclamações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-25 deve preparar relatórios, formulários e planilhas, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, acompanhar processos administrativos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, tratar documentos, demonstrar competências pessoais, preencher documentos, prestar apoio logístico.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-25
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de cartório CBO 4110-25
Um Auxiliar de cartório (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de negociação, providenciar devolução de material fora de especificação, classificar documentos, levantar a necessidade de material, requisitar materiais, demonstrar auto-controle, convalidar publicação de atos, solicitar compra de materiais, preencher formulários e/ou cadastros, transmitir credibilidade, efetuar cálculos, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, preparar minutas, demonstrar criatividade, arquivar documentos, elaborar correspondência, demonstrar persistência, orientar funcionários sobre direitos e deveres, conferir dados e datas, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, trabalhar em equipe, demonstrar facilidade de comunicação, demonstrar flexibilidade, digitar textos e planilhas, conferir material solicitado, atualizar cadastros, atualizar dados de planejamento, demonstrar capacidade de observação, coletar dados, identificar natureza das solicitações dos clientes, demonstrar capacidade de organização, demonstrar proatividade, verificar prazos estabelecidos, distribuir material de expediente, distribuir documentos, verificar documentos, encaminhar protocolos internos, controlar material de expediente, demonstrar capacidade de empatia, redigir atas, localizar processos administrativos, expedir ofícios e memorandos, identificar irregularidades nos documentos, registrar a entrada e saída de documentos, triar documentos, registrar reclamações dos clientes, demonstrar iniciativa, submeter pareceres, fornecer informações sobre produtos e serviços, contornar situações adversas.