CBO 4110-20 - Auxiliar de judiciário

Entenda o que fazem os agentes, assistentes e auxiliares administrativos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Auxiliar de judiciário e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Auxiliar de judiciário

O Auxiliar de Judiciário executa serviços básicos de apoio operacional aos órgãos do Judiciário, realizando rotinas administrativas, monitorando o cumprimento das etapas dos processos judiciais e administrativos, auxiliando na preparação de documentos, controlando e organizando documentação, auxiliando na coleta e na conferência de informações e prestando atendimento ao público. Cumpre legislação, código de ética, sigilo profissional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 4110-20

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Realiza rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, providenciando a manutenção dos equipamentos, prestando apoio na organização de reuniões, intermediando contatos, atualizando cadastros, controlando expedição e recebimento de malotes. Pode auxiliar na execução de rotinas das áreas financeira e de recursos humanos.

Monitora o cumprimento das etapas dos processos judiciais e administrativos, efetuando o registro de entrada e saída, submetendo os processos a parecer de superiores, conferindo o cumprimento dos prazos estabelecidos, verificando dados e datas, encaminhando protocolos internos e expedindo ofícios e memorandos. Colhe assinaturas em documentos e processos.

Auxilia na preparação de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, preparando requerimentos e comunicados simples ou padronizados e elaborando minutas de correspondência.

Controla e organiza documentação, triando, distribuindo, classificando, tirando cópia ou digitalizando, arquivando e identificando irregularidades no encaminhamento dos documentos.

Auxilia na coleta de informações em bancos de dados e na Internet, elabora planilhas de cálculos e confere dados.

Presta atendimento ao público, fornecendo informações sobre processos e registrando solicitações e reclamações.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMA DE PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO 3 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 2 1 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE DIREITO 3 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE TEORIA GERAL DO PROCESSO 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES SOBRE AS ETAPAS E FLUXO DOS PROCESSOS 4 5 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 3 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 5 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE PESQUISA NA INTERNET E EM BANCOS DE DADOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SECRETARIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS JUDICIAIS 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE APOIO NA ÁREA ADMINISTRATIVA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE APOIO NA ÁREA FINANCEIRA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE APOIO NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - SIGILO PROFISSIONAL 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 1
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Acompanhar processos administrativos;
  • Tratar documentos;
  • Prestar apoio logístico;
  • Executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • Preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • Atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores;
  • Preencher documentos;
  • Providenciar devolução de material fora de especificação;
  • Distribuir documentos;
  • Efetuar cálculos;
  • Demonstrar capacidade de organização;
  • Fornecer informações sobre produtos e serviços;
  • Arquivar documentos;
  • Encaminhar protocolos internos;
  • Redigir atas;
  • Demonstrar facilidade de comunicação;
  • Identificar natureza das solicitações dos clientes;
  • Distribuir material de expediente;
  • Trabalhar em equipe;
  • Demonstrar proatividade;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Submeter pareceres;
  • Elaborar correspondência;
  • Demonstrar persistência;
  • Identificar irregularidades nos documentos;
  • Conferir dados e datas;
  • Demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
  • Solicitar compra de materiais;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Expedir ofícios e memorandos;
  • Convalidar publicação de atos;
  • Controlar material de expediente;
  • Registrar a entrada e saída de documentos;
  • Coletar dados;
  • Transmitir credibilidade;
  • Atualizar cadastros;
  • Preparar minutas;
  • Classificar documentos;
  • Localizar processos administrativos;
  • Orientar funcionários sobre direitos e deveres;
  • Registrar reclamações dos clientes;
  • Demonstrar criatividade;
  • Dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
  • Digitar textos e planilhas;
  • Levantar a necessidade de material;
  • Preencher formulários e/ou cadastros;
  • Verificar prazos estabelecidos;
  • Demonstrar iniciativa;
  • Contornar situações adversas;
  • Verificar documentos;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Requisitar materiais;
  • Demonstrar capacidade de empatia;
  • Triar documentos;
  • Demonstrar auto-controle;
  • Atualizar dados de planejamento;
  • Conferir material solicitado;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-20

CBO 4110-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliar de judiciário que pertence ao grupo dos agentes, assistentes e auxiliares administrativos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos