CBO 3744-05 - Editor de mídia audiovisual
Entenda o que fazem os técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Editor de mídia audiovisual e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Editor de mídia audiovisual
O Editor de mídia audiovisual realiza a captação, o tratamento, a montagem de estrutura narrativa, a edição e a finalização de conteúdo audiovisual, seguindo roteiro preestabelecido, operando equipamentos e softwares, e considerando especificidades relacionadas aos canais de transmissão e distribuição, tais como radiodifusão, cabo, satélite e rede mundial de computadores. Participa da definição do produto audiovisual, discutindo a pauta proposta e sugerindo definição de narrativa. Realiza manutenção de primeiro nível em equipamentos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3744-05
Toma conhecimento do material bruto disponível – tais como música, foto, vídeo e som -, analisando sua relação com o roteiro preestabelecido. Requisita imagens disponíveis em arquivo e solicita captação de novas imagens. Organiza os materiais audiovisuais, elaborando índice de conteúdo gravado.
Estrutura narrativas audiovisuais, conforme roteiro, selecionando imagens e sons diretos. Ordena narrativas de mídias audiovisuais. Modula tempos narrativos. Define os efeitos visuais e o corte final de mídias audiovisuais.
Cria efeitos especiais e aplica aqueles predefinidos em softwares. Cria e adiciona artes gráficas. Corrige cores, brilho e contraste. Faz adequação dos formatos de artes gráficas. Aplica filtros.
Analisa a qualidade de imagem e som. Realiza o tratamento de imagens, quanto a contraste, brilho, saturação, tons, cores e nitidez. Executa o tratamento de sons, em relação a frequência, modulação, compressão, equalização, efeitos, amplitude, fase, timbre, altura e intensidade.
Edita imagens e áudio, conforme roteiro preestabelecido, montando mídias audiovisuais em sistema de edição. Corta e funde imagens. Corta e faz a mixagem de áudio. Sincroniza e faz o sequenciamento de sons e imagens. Confecciona e insere créditos. Revisa a edição final. Elabora e registra a lista de decisões de edição. Exporta mídias audiovisuais. Envia a mídia gravada para o setor de qualidade.
Finaliza o material audiovisual, encaminhando-o aos setores de pós-produção.
Nas etapas de trabalho, opera equipamentos e softwares de captação, gravação, tratamento, edição, finalização e arquivamento de conteúdo audiovisual para diferentes plataformas e meios de comunicação, considerando especificidades relacionadas aos canais de transmissão e distribuição, tais como radiodifusão, cabo, satélite ou rede mundial de computadores.
Segue rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento e comunicando intercorrências e ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.
Participa na elaboração de pareceres e relatórios técnicos de qualidade e segurança. Compila informações e documentação técnica e mantém registros de produção.
Realiza manutenção de primeiro nível em equipamentos. Requisita serviços de manutenção para reparos mais complexos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA À EDIÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS | 4 | 4 | 4 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | PROPAGANDA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | RÁDIO E TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTE DIGITAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - LOGÍSTICA APLICADA À PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADO À EDIÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | ARRANJO MUSICAL | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | CLASSIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COMPOSIÇÃO VISUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | MULTIMÍDIA | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - AUTOMAÇÃO APLICADA À EDIÇÃO AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS REGULAMENTADORAS DE PRODUÇÃO CULTURAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO CULTURAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DE PROGRAMAS AUDIOVISUAIS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | DIREITOS AUTORAIS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROBOTIZAÇÃO APLICADA À EDIÇÃO AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ACÚSTICA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CAPTAÇÃO DE ÁUDIO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CAPTAÇÃO DE IMAGENS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | EDIÇÃO DE MÍDIA AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ELABORAÇÃO DE ROTEIRO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FINALIZAÇÃO DE MÍDIA AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ILUMINAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | MONTAGEM DE MÍDIA AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OPERAÇÃO DE MÁQUINAS EM PRODUÇÃO CULTURAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | PROJEÇÃO EM ESPETÁCULOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | SONOPLASTIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - CONFIGURAÇÕES E AJUSTES DE CONTRASTE, BRILHO, SATURAÇÃO, CORES, TONS E NITIDEZ DE IMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - CONFIGURAÇÕES E AJUSTES DE FREQUÊNCIA, MODULAÇÃO, COMPRESSÃO, EQUALIZAÇÃO, AMPLITUDE, TIMBRE, ALTURA E INTENSIDADE DE SOM | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - CRIAÇÃO DE EFEITOS VISUAIS E/OU SONOROS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE FILTROS VISUAIS E/OU SONOROS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - EQUIPAMENTOS E SOFTWARES DE CAPTAÇÃO, GRAVAÇÃO, TRATAMENTO, EDIÇÃO, FINALIZAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM EDIÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual trabalham em produtoras independentes de pequeno, médio e grande porte, como redes de televisão,produtoras de filmes publicitários, etc. Atuam tanto na esfera privada como na pública, neste caso nas fundações artísticas. Trabalham em horários irregulares e ambientes fechados, tanto de forma individual e coletiva, sob supervisão ocasional, exceto o editor de mídia audiovisual que trabalha em horários fixos, sendo estes diurnos ou noturnos. O trabalho é exercido com registro em carteira ou por conta própria, como no caso dos editores de mídias audiovisuais, montadores e finalizadores de filmes de cinema. Em algumas atividades são expostos a ruídos intensos e podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de stresse.
Exigências do mercado de trabalho
Para exercer essas atividades, requer-se escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes, oferecidos por instituições de formação profissional. O exercício pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência, sendo que para o Editor de mídias audiovisuais e Diretor de imagens (TV), ocorre após um ou dois anos experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Demonstrar competências pessoais;
- Participar da definição do produto;
- Criar efeitos especiais;
- Assessorar pós-produção;
- Editar imagens e Áudio;
- Estruturar narrativas de filmes e mídias audiovisuais;
- Demonstrar acuidade visual;
- Confeccionar créditos;
- Orientar captação de imagens para aplicação de efeitos especiais;
- Sequenciar áudio;
- Solicitar imagens disponíveis em arquivo;
- Aplicar filtros;
- Adequar formatos de artes gráficas;
- Listar planos de som montados;
- Mixar áudio;
- Exportar mídias audiovisuais;
- Sincronizar som com imagem;
- Demonstrar sensibilidade;
- Definir corte final de filmes e mídias audiovisuais;
- Elaborar lista de decisão de edição;
- Sonorizar mídias audiovisuais;
- Recepcionar material captado de outros setores e áreas;
- Selecionar imagens;
- Selecionar sons diretos;
- Demonstrar discernimento;
- Criar caracteres;
- Relacionar roteiro a material bruto;
- Trabalhar em equipe;
- Administrar tempo;
- Ordenar narrativas de filmes e mídias audiovisuais;
- Demonstrar acuidade auditiva;
- Definir efeitos visuais;
- Revisar edições finais;
- Participar da discussão de pauta;
- Aplicar caracteres;
- Propor definições de narrativas;
- Demonstrar flexibilidade;
- Corrigir cores, brilho e contraste;
- Demonstrar senso crítico;
- Elaborar índice de conteúdo gravado;
- Tomar decisões;
- Capturar imagens;
- Participar da captação de material;
- Demonstrar criatividade;
- Tratar áudio;
- Demonstrar capacidade de percepção estética;
- Montar filmes e mídias audiovisuais em sistema de edição;
- Demonstrar habilidade motora fina;
- Tomar conhecimento do material bruto - música, foto, vídeo, som;
- Adicionar artes gráficas;
- Criar artes gráficas;
- Fundir imagens;
- Cortar imagens;
- Sequenciar imagens;
- Enviar mídia gravada para o setor de qualidade;
- Analisar qualidade de imagem e som;
- Modular tempos narrativos;
- Providenciar envio de materiais para edição de som;
- Aplicar efeitos pré definidos de softwares;
- Trabalhar sob pressão;
- Inserir créditos;
- Cortar áudio;
- Solicitar captação de imagens;
Profissões da Família Ocupacional
- Editor de Tv e Vídeo
- Montador
- Montador Cinematográfico
- Montador de Filmes de Cinema
- Finalizador de Filmes
- Finalizador de Vídeo
- Montador de Filmes
- Operador de Vídeo
- Compositor de Imagens
- Criador de Efeitos Especiais
Divisões de categorias profissionais do CBO 3744-05
CBO 3744-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de editor de mídia audiovisual que pertence ao grupo dos técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
-
-
-
-
- Técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual
-
-