CBO 3532-10 - Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário

Entenda o que fazem os técnicos em operações e serviços bancários no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário

Realiza serviços bancários relativos a crédito imobiliário, processando e controlando operações de financiamento de imóveis. Emite contratos, cartas de crédito, recibos de quitação e outros documentos. Presta atendimento a clientes internos e externos. Observa preceitos de sigilo de informações. Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos relativos ao financiamento de imóveis e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Atende clientes interessados em financiamento para aquisição de imóveis residenciais e comerciais.

Executa os serviços bancários relativos ao crédito imobiliário, conferindo documentação do cliente, do imóvel a ser financiado e demais documentos que compõem essa operação. Enquadra a operação às normas internas e externas.

Calcula custo da operação de financiamento (CET – Custo efetivo total). Realiza negociação de taxas. Controla a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Calcula saldo devedor e juro. Emite carta de crédito, contrato e outros documentos.

Efetua a operação de financiamento imobiliário e solicita liberação de recursos.

Registra a operação no Sistema de Informações de Créditos do Banco Central (SCR). Acompanha registro de alienação fiduciária ou hipoteca de imóveis em cartório de registro.

Realiza controle contábil, concilia valores e procede lançamento de acerto, quando necessário. Verifica a disponibilidade de recursos obrigatórios junto a órgãos controladores.

Controla a operação de financiamento, alimentando o sistema com informações e verificando documentação pendente. Acompanha inadimplência, notifica clientes em débito, repactua dívidas e encaminha processos para cobrança judicial. Controla processos enviados para cobrança judicial. Executa baixa ou liquidação de operações. Elabora relatórios sobre posição das carteiras de financiamento.

Participa da gestão do sistema de normas internas e externas, fazendo sua atualização e inspecionando sua aplicação. Instrui e orienta funcionários sobre a aplicação das normas e regras, podendo contatar órgãos governamentais – tais como Receita Federal e Banco Central do Brasil -, para solicitação de esclarecimentos ou informações complementares.

Presta atendimento a clientes internos e externos, esclarecendo dúvidas e dando orientações. Calcula saldos devedores e juros e pesquisa informações sobre operações e documentação, para prestar esclarecimentos aos clientes. Obtém autorização de cliente para operações. Encaminha reclamações de clientes para o setor competente.

Presta informações a outras áreas da instituição financeira sobre operações de crédito imobiliário. Pode treinar funcionários.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - DIRECIONAMENTO DOS DEPÓSITOS DE POUPANÇA – RCO 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS – COSIF 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITOS – SCR 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 4 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 4 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL VALORES 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 2 2 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS 2 2 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - ILÍCITOS EM OPERAÇÕES DE CRÉDITO E LAVAGEM DE DINHEIRO 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS EMITIDAS PELO BANCO CENTRAL RELATIVAS A CRÉDITO IMOBILIÁRIO 3 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO EM AGÊNCIA 3 2 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO ONLINE 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ROTINAS DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS BANCÁRIOS 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS SEGUROS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS TIPOS DE CRÉDITO 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - CRÉDITO IMOBILIÁRIO 5 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS 5 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS COMERCIAIS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS DE DESENVOLVIMENTO 2 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS PÚBLICOS 3 4 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL COOPERATIVAS E FINTECHS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL REGULAMENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS CONTRATOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS INFORMÁTICA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MOEDAS E BANCOS 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 3

Condições de Trabalho

rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • processar operações de crédito, câmbio e serviços;
  • gerir sistema de normas internas e externas;
  • coordenar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar operações de financiamento e de investimento;
  • atender clientes internos e externos;
  • demonstrar persuasão;
  • contatar órgãos governamentais - bc, bndes, srf;
  • cumprir normas e regras internas e externas;
  • efetuar controle contábil;
  • proceder lançamentos de acertos;
  • emitir carta de crédito;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • sanar dúvidas sobre rotinas;
  • elaborar relatórios sobre posição de carteiras;
  • demonstrar flexibilidade;
  • treinar funcionários;
  • efetuar transações entre contas;
  • atualizar sistema de normas e regras;
  • controlar prazo de validade de carta de crédito;
  • demonstrar equilíbrio emocional;
  • demonstrar criatividade;
  • repactuar dívidas;
  • demonstrar capacidade de análise técnica;
  • conferir documentação de clientes - pessoas física e jurídica e da operação;
  • inspecionar aplicação de normas e regras;
  • pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes;
  • controlar utilização do fundo de garantia por tempo de serviço - fgts;
  • transmitir arquivos via sistema;
  • demonstrar comprometimento;
  • registrar operações de crédito em carteira de cobrança;
  • administrar situações adversas;
  • interpretar normas e regras internas e externas;
  • alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras;
  • orientar clientes;
  • acompanhar inadimplência;
  • demonstrar segurança;
  • notificar clientes em débito;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • encaminhar processos para cobrança judicial;
  • enquadrar operações às normas internas e externas;
  • instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras;
  • demonstrar rapidez de raciocínio;
  • controlar processos enviados para cobrança judicial;
  • demonstar dinamismo;
  • tomar decisões;
  • calcular saldos devedores e juros;
  • emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços;
  • obter autorização de cliente para operações;
  • dar suporte para outras áreas;
  • assimilar mudanças;
  • verificar documentação pendente;
  • conceder crédito dentro dos limites estabelecidos;
  • encaminhar reclamações de clientes para o setor competente;
  • demonstrar visão estratégica;
  • executar baixa ou liquidação de operação;
  • solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-10

CBO 3532-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário que pertence ao grupo dos técnicos em operações e serviços bancários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nível médio em operações financeiras
        • Técnicos em operações e serviços bancários
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 3532-10 - Técnicos em operações e serviços bancários

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 353210 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 353210 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Técnico de Operações e Serviços Bancários - Credito Imobiliário

Técnico de Operações e Serviços Bancários - Credito Imobiliário: Brasil

O profissional no cargo de Técnico de Operações e Serviços Bancários - Credito Imobiliário CBO 3532-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.302 e 4.279 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3532-10.
Salário Técnico de Operações e Serviços Bancários - Credito Imobiliário

Técnico de Operações e Serviços Bancários - Credito Imobiliário: São Paulo

O profissional no cargo de Técnico de Operações e Serviços Bancários - Credito Imobiliário CBO 3532-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.465 e 4.372 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 264 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3532-10.