CBO 3523-05 - Agentes fiscais metrológicos e de qualidade - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3523-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes fiscais metrológicos e de qualidade que pertence ao grupo dos técnicos de inspeção, fiscalização e coordenação administrativa, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Agentes fiscais metrológicos e de qualidade CBO 3523-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3523-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de inspeção, fiscalização e coordenação administrativa.
- Agentes fiscais metrológicos e de qualidade.
Descrição dos cargos da categoria Agentes fiscais metrológicos e de qualidade
Os Agentes fiscais metrológicos e de qualidade CBO 3523-05 fiscalizam instrumentos de medição, medidas materializadas, produtos, marcas de conformidade e serviços, conforme legislação. Verificam instrumentos e medidas materializadas, realizam testes, análises e calibrações. Registram o processo de fiscalização, verificação e calibração, supervisionam atividades metrológicas, orientam o público, formam recursos humanos na área de metrologia.
Condições de trabalho
Agentes fiscais metrológicos e de qualidade trabalham em órgãos de fiscalização metrológica, como os institutos de pesos e medidas. São empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão permanente. O local de trabalho pode ser fechado, aberto ou em veículos. Trabalham em horários diurnos e irregulares. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estar expostos a materiais tóxicos e, eventualmente, a explosivos. Na fiscalização, estão sujeitos a pressões que podem desencadear estresse.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício profissional dessas ocupações requer curso técnico em metrologia (nível médio), curso técnico na área têxtil ou outra área de fiscalização, seguido de especialização de duzentas a quatrocentas horas-aula.
Funções dos Agentes fiscais metrológicos e de qualidade CBO 3523-05
Agentes fiscais metrológicos e de qualidade devem:
Atividades dos cargos CBO 3523-05
Entre as principais atribuições dos Agentes fiscais metrológicos e de qualidade CBO 3523-05 estão as de:
- manter autocontrole;
- demonstrar segurança;
- trabalhar em equipe;
- dominar a legislação;
- atuar com ética profissional;
- demonstrar criatividade;
- agir com critério;
- administrar conflitos;
- buscar informações;
- agir com disciplina;
- gerenciar o tempo;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- manter-se atualizado;
- demonstrar postura adequada;
- demonstrar capacidade para cálculos e medições;
- apresentar acuidade sensorial;
- tomar decisões;
- demonstrar capacidade de avaliação;