Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 3425-40 - Supervisor da administração de aeroportos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em transportes aéreos

O profissional no cargo de Supervisor da administração de aeroportos CBO 3425-40 supervisiona e controla rotinas administrativas e atividades relacionadas à segurança, nas instalações do aeroporto Alimenta sistemas de informação e monitora dados.

Pode suspender operações no aeródromo e isolar áreas do aeroporto, sob condições especiais Elabora relatórios Coordena e supervisiona equipe de trabalho.

Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras do espaço aéreo nacional, da ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil e da OACI-Organização de Aviação Civil Internacional, bem como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3425-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em transportes aéreos que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor da administração de aeroportos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em transportes aéreos CBO 3425-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3425-40

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em transportes aéreos.
      • Técnicos de nível médio em serviços de transportes.

O que faz um Supervisor da administração de aeroportos

O Supervisor da administração de aeroportos CBO 3425-40 realiza o planejamento operacional das atividades, analisando informações, tais como condições meteorológicas, número de voos previstos, volume de cargas a serem movimentadas e quantidade de passageiros para embarque e desembarque no aeroporto Insere e monitora dados em sistemas informatizados de gestão.

Coordena e supervisiona equipe de trabalho, distribuindo tarefas, orientando a realização das atividades e avaliando desempenho.

Participa de processos seletivos para ampliação ou substituição de pessoal Propõe e acompanha realização de programa de treinamento para a equipe de trabalho.

Promove programa de atualização para os profissionais da equipe, na implantação de novas tecnologias, novos sistemas e novos equipamentos para realização das atividades Supervisiona rotinas administrativas de recursos humanos, de controle de bens patrimoniais e de controle de estoque de materiais de consumo.

Monitora a realização de serviços de limpeza.

Acompanha organização, digitalização e arquivo de documentos Supervisiona e controla atividades de manutenção preventiva e corretiva de elevadores, escadas rolantes, ar-condicionado, sistema de som, entre outros equipamentos e máquinas do aeroporto.

Supervisiona serviços de transporte nas instalações do aeroporto, movimentando passageiros e carga para embarque ou desembarque de aeronaves.

Monitora e avalia empresas que prestam serviços administrativos terceirizados Pode supervisionar rotinas financeiras Supervisiona as atividades relacionadas à segurança da aviação civil, nas instalações do aeroporto.

Aplica e acompanha procedimentos de segurança de acordo com programa de prevenção de acidentes aeronáuticos (PPAA) Monitora controle de acessos, por meio de sistemas informatizados Credencia pessoas e veículos para acesso às áreas restritas e controla o ingresso nesses espaços.

Controla transporte de artigos perigosos e controlados Estabelece procedimentos para transporte de valores.

Providencia o atendimento e a movimentação de pessoas com deficiência, durante o embarque e o desembarque de passageiros Identifica objetos que possam causar danos às aeronaves e às pessoas que transitam no aeroporto, providenciando seu recolhimento Pode suspender operações no aeródromo e isolar áreas do aeroporto, sob condições especiais.

Aciona o serviço de alerta e de operações de emergência para atendimento de aeronaves em emergência aeronáutica Em caso de acidentes, de incêndio, de invasão e de outras ocorrências no aeroporto, notifica a gerência e aciona corpo de bombeiros, polícia militar, atendimento médico, entre outros Registra ocorrências de incidentes e acidentes, elaborando e enviando relatórios para órgãos pertinentes.

Analisa reclamações de clientes e usuários, elaborando resposta e/ou as encaminhando aos setores envolvidos, para conhecimento e providências Promove reuniões para implementar diretrizes de segurança e operações aeroportuárias.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3425-40 deve ministrar treinamento, controlar tráfego aéreo, prover segurança de vôos, demonstrar competências pessoais, desembarcar passageiros, embarcar passageiros e bagagens, realizar inspeção em Áreas restritas de segurança - ars, promover segurança do aeródromo, atender clientes e usuários do sistema de aviação civil, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em transportes aéreos trabalham na infraero, em órgãos e em empresas de transportes aéreos e afins. São civis e militares da aeronáutica, assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente ou ocasionais. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Os horários de trabalho podem ser diurnos, noturnos, irregulares e em rodízio de turnos sendo o trabalho presencial. Há regras especiais para o controlador de voo. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à exposição de ruídos e ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3425-40

O exercício dessas ocupações requer escolaridade mínima de ensino médio mais cursos de especialização que variam de duzentas a mais de quatrocentas horas-aula. Há tendência de aumento de qualificação e parte dela é adquirida no próprio emprego há tendência de rodízio de funções nas empresas aéreas com a configuração de um novo tipo de profissional, polivalente. Para o pleno exercício das atividades, requer-se de três a cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Supervisor da administração de aeroportos CBO 3425-40

Um Supervisor da administração de aeroportos (ou sinônimo) deve dirigir reuniões referente a segurança de vôo, registrar reclamações de clientes e usuários, adotar nível de segurança, capacidade de assumir responsabilidades, acuidade visual, registrar ocorrências de incidentes e acidentes aeronáuticos, falar em público, monitorar dados lançados no sistema informativo de vôo - siv, instruir pessoal em cursos de qualificação, identificar objetos que possam causar danos às aeronaves/passageiros, clareza, objetividade, capacidade sensorial, adotar procedimentos de ações iniciais investigatórias de incidentes e acidentes aeronáuticos, acionar dispositivos inibidores de aves no sítio aeroportuário, recolher objetos que possam causar danos às aeronaves, usar epi, trabalhar em equipe, acionar orgão competente, capacidade de visão sistêmica, acompanhar estagiários e treinandos, notificar a administração sobre focos de incêndio e invasão no aeródromo, capacidade de observação, capacidade de cumprir normas e regras, credenciar pessoas e veículos para acesso às áreas restritas, elaborar relatórios, contornar situações adversas, demonstrar auto-controle, desembarcar passageiros especiais - doentes, prisioneiros, grávidas e com dificuldade de locomoção, divulgar a filosofia do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos - sipaer, capacidade de síntese, controlar acesso e circulação em áreas restritas, participar de reuniões, alimentar o sistema informativo de vôo - siv com dados atualizados, organização, estabelecer procedimentos para transporte de valores, supervisionar condições de funcionamento dos equipamentos de segurança - macas e outros, atenção focada e difusa, enviar relatório de perigo para órgãos pertinentes, capacidade de liderança, capacidade de percepção situacional, providenciar atendimento de emergências médicas, aplicar procedimentos segundo ppaa, acionar mecanismos para atendimento de aeronaves em emergência aeronáutica, resolução de problemas, fornecer informações gerais, comunicar a administração sobre presença de objetos abandonados, implementar diretrizes de segurança e operações aeroportuárias, acionar serviço de alerta e de operações de emergência, acompanhar procedimentos de segurança, rapidez de reflexos, iniciativa, suspender operações no aeródromo sob condições especiais, solicitar isolamento de áreas.

Cargos e salários CBO 3425-40 - Técnicos em transportes aéreos

Salário Supervisor da Administração de Aeroportos

Supervisor da Administração de Aeroportos: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor da Administração de Aeroportos CBO 3425-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.243 e 6.671 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 472 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3425-40.