CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, organizar o trabalho, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar ações didáticas, avaliar desempenho dos alunos, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve dramatizar estórias e músicas, trabalhar em equipe, brincar com os alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar senso de organização, solicitar material pedagógico, recortar materiais, trocar roupa dos alunos, demonstrar capacidade de observação, determinar parâmetros do projeto, conversar com alunos - roda da conversa, planejar o roteiro de aula, criar jogos e brincadeiras, utilizar sucata, servir como referencial de conduta, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, reunir-se com pais e responsáveis, organizar eventos na escola, demonstrar versatilidade, demonstrar autocontrole, participar da definição do horário, organizar pastas de atividades dos alunos, demonstrar paciência, escrever letras e números, limpar material, apresentar projeto aos alunos, desenvolver capacidades motoras, higienizar brinquedos, debater projeto com direção e coordenação, dar banho nos alunos, auto-avaliar-se, identificar material pedagógico, definir métodos de avaliação, contornar situações adversas, alimentar os alunos, participar da associação de pais e mestres, desenhar, definir técnica de trabalho - estratégias, demonstrar sensibilidade, supervisionar refeições, elaborar estórias com alunos, reciclar material, organizar sala de aula, desenvolver atividades artísticas, discutir plano de aula com coordenação e direção, contar estórias, orientar atividades de desenho, observar o raciocínio lógico, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., comentar filmes, participar de reuniões com demais profissionais da escola, avaliar atividades dos alunos, registrar observações, modelar massas e argila, orientar higiene pessoal, reunir-se com a coordenação e a direção, orientar atividades com jogos e brinquedos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, organizar material pedagógico, organizar espaço para momento do sono e descanso, interagir com a comunidade, conferir cadastro dos alunos, participar de eventos de qualificação profissional, trocar roupa de cama, definir atividades pedagógicas, cantar músicas, observar higiene dos brinquedos, observar a socialização, demonstrar afetividade, reestruturar estratégias, especificar materiais de ensino-aprendizagem, corrigir atividades, limpar sala de aula e mobiliário, analisar necessidades do aluno e da comunidade, supervisionar entrada e saída dos alunos, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., observar a linguagem, atualizar-se, mostrar filmes, confeccionar material pedagógico, selecionar material didático, orientar atividades artísticas, criar espaço para brincadeiras, investigar interesse do aluno, organizar espaços em geral, convocar pais e responsáveis, comprar material pedagógico, supervisionar momento do sono e descanso, elaborar cronograma, encaminhar alunos para outros profissionais, apresentar regras da escola, estabelecer vínculos, discutir resultados dos projetos, definir objetivos da ação didática, colar materiais, ensinar culinária, servir alimentação aos alunos, observar o desenvolvimento motor, pesquisar materiais e recursos disponíveis, elaborar relatórios, desenvolver capacidades emocionais, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar criatividade, participar de conselhos, construir regras com os alunos, pintar, trocar fralda dos alunos, ler textos, supervisionar recreio, desenvolver capacidades intelectuais, preencher fichas de avaliação, explicar atividades propostas.