CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio na educação infantil.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve demonstrar versatilidade, elaborar estórias com alunos, comprar material pedagógico, orientar higiene pessoal, estabelecer vínculos, modelar massas e argila, discutir resultados dos projetos, organizar material pedagógico, solicitar material pedagógico, demonstrar sensibilidade, elaborar relatórios, observar o desenvolvimento motor, demonstrar autocontrole, mostrar filmes, debater projeto com direção e coordenação, desenvolver atividades artísticas, supervisionar refeições, participar da elaboração de calendário escolar, determinar parâmetros do projeto, interagir com a comunidade, desenvolver capacidades intelectuais, organizar sala de aula, reunir-se com a coordenação e a direção, planejar o roteiro de aula, administrar biblioteca circulante, observar a socialização, especificar materiais de ensino-aprendizagem, demonstrar criatividade, investigar interesse do aluno, construir regras com os alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, alimentar os alunos, organizar eventos na escola, dramatizar estórias e músicas, preencher diário de classe, reunir-se com pais e responsáveis, pintar, demonstrar afetividade, orientar atividades com jogos e brinquedos, observar a linguagem, definir atividades pedagógicas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, preencher fichas de avaliação, recortar materiais, criar espaço para brincadeiras, orientar atividades artísticas, conversar com alunos - roda da conversa, auto-avaliar-se, definir objetivos da ação didática, cantar músicas, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, utilizar sucata, supervisionar momento do sono e descanso, trocar fralda dos alunos, encaminhar alunos para outros profissionais, participar de conselhos, selecionar material didático, supervisionar recreio, contornar situações adversas, criar jogos e brincadeiras, trocar roupa dos alunos, reestruturar estratégias, organizar pastas de atividades dos alunos, apresentar regras da escola, desenvolver capacidades motoras, orientar atividades de desenho, avaliar atividades dos alunos, convocar pais e responsáveis, trocar roupa de cama, pesquisar materiais e recursos disponíveis, participar da definição do horário, confeccionar material pedagógico, explicar atividades propostas, servir alimentação aos alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, definir métodos de avaliação, servir como referencial de conduta, reciclar material, demonstrar senso de organização, identificar material pedagógico, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., participar de reuniões com demais profissionais da escola, demonstrar capacidade de observação, discutir plano de aula com coordenação e direção, limpar material, atualizar-se, conferir cadastro dos alunos, ler textos, dar banho nos alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, prencher agenda, apresentar projeto aos alunos, corrigir atividades, organizar eventos extracurriculares, participar de eventos de qualificação profissional, participar da associação de pais e mestres, colar materiais, desenvolver capacidades emocionais, supervisionar entrada e saída dos alunos, desenhar, limpar sala de aula e mobiliário, trabalhar em equipe, acompanhar alunos em cursos extraclasses, definir técnica de trabalho - estratégias, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., visitar locais para eventos extracurriculares, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar espaços em geral, registrar observações, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, elaborar cronograma, contar estórias, demonstrar paciência, comentar filmes, desenvolver atividades com informática, ensinar culinária, observar o raciocínio lógico, escrever letras e números, brincar com os alunos.