CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.
O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.
Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
- Técnicos em informática.
- Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..
O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação
O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.
Conduz a solicitação de suporte.
Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.
Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.
Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.
Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.
Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.
Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.
Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.
Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.
Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.
Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3172-10 deve monitorar sistemas e aplicações, prestar suporte ao cliente/usuário, demonstrar competências pessoais, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, administrar processamento de dados, administrar segurança das informações, assegurar funcionamento do hardware e software.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10
Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.
Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10
Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de comunicação, administrar chamados abertos, fazer cópias de segurança - backup, realizar varredura e eliminação de vírus, realizar diagnóstico em redes de comunicação, reparar arquivos, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, demonstrar capacidade de objetividade, demonstrar capacidade de administrar o tempo, monitorar registros de erros, monitorar recursos de rede, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, organizar cabeamento dos equipamentos, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, monitorar disponibilidade de aplicativos, demonstrar capacidade de observação, monitorar funcionalidade de aplicativos, transferir arquivos, programas e relatórios, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, configurar/reconfigurar hardware, notificar problemas de infraestrutura, demonstrar atenção focada, atender cliente/usuário, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, registrar ações dos chamados, realizar revisão em hardware, demonstrar capacidade de síntese, verificar acesso lógico do usuário, disponibilizar recursos operacionais, verificar equipamentos de energia, planejar atendimento a cliente/usuário, verificar temperatura e umidade local, corrigir falhas de hardware e software, conduzir solicitação de suporte, monitorar recursos de entrada e saída de dados, formatar equipamentos, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, recuperar arquivos, programas e relatórios, demonstrar capacidade de senso analítico, diagnosticar resolução dos chamados, guardar cópia de segurança em local prescrito, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, demonstrar capacidade de disponibilidade, configurar contas dos clientes/usuários, demonstrar capacidade de organização, repor suprimentos em equipamentos, notificar suporte para correção de erros, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, diagnosticar falhas em hardware e software, realizar diagnóstico em hardware, providenciar correção de erros de tarefas, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby.