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CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.

Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.

Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.

Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.

Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.

Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3172-10 deve administrar processamento de dados, monitorar sistemas e aplicações, prestar suporte ao cliente/usuário, assegurar funcionamento do hardware e software, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, demonstrar competências pessoais, administrar segurança das informações.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve providenciar correção de erros de tarefas, diagnosticar resolução dos chamados, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, realizar varredura e eliminação de vírus, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de senso analítico, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, demonstrar atenção focada, configurar contas dos clientes/usuários, monitorar disponibilidade de aplicativos, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, demonstrar capacidade de administrar o tempo, formatar equipamentos, reparar arquivos, fazer cópias de segurança - backup, diagnosticar falhas em hardware e software, monitorar registros de erros, administrar chamados abertos, demonstrar capacidade de síntese, monitorar recursos de entrada e saída de dados, realizar diagnóstico em hardware, recuperar arquivos, programas e relatórios, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, guardar cópia de segurança em local prescrito, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, transferir arquivos, programas e relatórios, verificar temperatura e umidade local, repor suprimentos em equipamentos, notificar suporte para correção de erros, demonstrar capacidade de disponibilidade, verificar equipamentos de energia, realizar diagnóstico em redes de comunicação, disponibilizar recursos operacionais, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, notificar problemas de infraestrutura, monitorar recursos de rede, verificar acesso lógico do usuário, demonstrar capacidade de objetividade, planejar atendimento a cliente/usuário, monitorar funcionalidade de aplicativos, atender cliente/usuário, corrigir falhas de hardware e software, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, organizar cabeamento dos equipamentos, realizar revisão em hardware, demonstrar capacidade de comunicação, conduzir solicitação de suporte, registrar ações dos chamados, configurar/reconfigurar hardware, configurar softwares e/ou sistemas operacionais.

Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Blumenau

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Blumenau, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.519 e 4.187 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 666 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Vitoria

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Vitoria, ES

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.098 e 3.326 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 711 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Mato Grosso

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 2.185 e 3.777 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Lages

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Lages, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Lages - SC, ganha entre 1.917 e 2.848 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 48 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Chapeco

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Chapeco, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Chapeco - SC, ganha entre 2.289 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 207 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Belém

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Belém, PA

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 2.238 e 4.150 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Minas Gerais

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.195 e 3.929 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 5.258 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Salvador

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Salvador, BA

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.794 e 2.949 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.070 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Londrina

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Londrina, PR

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.897 e 2.834 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 611 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Santana de Parnaíba

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Santana de Parnaíba, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Santana de Parnaíba - SP, ganha entre 1.716 e 2.757 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 576 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Embu

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Embu, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Embu - SP, ganha entre 2.593 e 4.557 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Sorocaba

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 2.301 e 3.734 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 201 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Jaraguá do Sul

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Jaraguá do Sul, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Jaraguá do Sul - SC, ganha entre 2.344 e 3.885 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 191 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Pará

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Pará, ganha entre 1.969 e 3.487 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.070 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Toledo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Toledo, PR

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Toledo - PR, ganha entre 2.126 e 3.553 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 127 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Cuiabá

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.270 e 3.770 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 601 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Rio do Sul

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Rio do Sul, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Rio do Sul - SC, ganha entre 3.028 e 5.581 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 220 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Distrito Federal

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 2.201 e 3.970 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.047 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.