CBO 3161-15 - Técnico em geoquímica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em geologia

O profissional no cargo de Técnico em geoquímica CBO 3161-15 programa e executa estudos geoquímicos, coletando, preparando e protocolando amostras para análises laboratoriais, processando dados geoquímicos, efetuando tratamento estatístico básico dos dados, associando os resultados com valores constantes das tabelas legais disponíveis, que determinam patamares de qualidade, e elaborando mapas geoquímicos para apresentação espacial dos dados Participa em estudos de avaliação das composições químicas do substrato rochoso, dos solos e das águas de superfície e de abastecimento público.

Presta apoio técnico à prospecção de recursos minerais Participa em estudos de impacto ambiental Pode supervisionar equipes de trabalho.

Cumpre normas técnicas, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 3161-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em geologia que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico em geoquímica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em geologia CBO 3161-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3161-15

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em geologia.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico em geoquímica

O Técnico em geoquímica CBO 3161-15 programa e executa estudos geoquímicos, para delinear os padrões de distribuição dos elementos químicos em locais preestabelecidos Realiza planejamento da amostragem, definindo tipo e número de amostras a serem coletadas a partir dos objetivos do estudo.

Estabelece padrões de amostras.

Pode participar de pesquisas geoquímicas regionais, realizando viagens de campo para levantamento de dados Localiza pontos de amostragem e coleta amostras, tais como sedimentos de corrente, de concentrado de bateia, de rochas, de solos, de trado, de canal, de plantas e fósseis, e de água, gases e óleo.

Pode utilizar instrumentos de medição portáteis - eletrônicos, sônicos e nucleares - para a amostragem em campo Organiza e protocola as amostras de acordo com normas legais para análises laboratoriais.

Prepara as amostras minerais para análise, homogeneizando-as, quarteando-as e secando-as.

Prepara as amostras para análise por via úmida Calcula as densidades de amostras.

Confecciona lâminas de amostras.

Trata amostras, efetuando sua separação por granulometria, fazendo sua britagem e sua pulverização, e realizando sua concentração volumetricamente Monitora os processos de análise laboratorial Processa os dados geoquímicos, fazendo sua compilação, sua conferência, sua avaliação e sua interpretação.

Realiza tratamento estatístico básico, tais como elaboração de histogramas e cálculos de mediana, de valor médio, de valores mínimos e máximos e de desvio padrão a partir dos parâmetros estatísticos, desenha as curvas ou superfícies de tendência para cada elemento químico analisado Pode associar tais resultados aos valores constantes de tabelas legais, que – quando disponíveis - determinam os patamares de qualidade dos elementos (como água, solo, entre outros).

Elabora mapas geoquímicos, utilizando software para mostrar os resultados de cada elemento químico em cada local, formando a apresentação espacial dos dados Participa em estudos de avaliação das composições químicas do substrato rochoso, dos solos e das águas de superfície e de abastecimento público, que visam disponibilizar dados e informações para pesquisas de novos depósitos minerais, de fertilidade natural para a agricultura, de fontes de contaminações de elementos químicos nocivos à saúde humana, à saúde animal e ao meio ambiente, entre outras.

Participa na elaboração de relatórios técnicos relacionados às análises realizadas Pode utilizar sistemas automatizados para promover a padronização, precisão e rapidez na coleta e no uso de dados geoquímicos Participa no planejamento da prospecção de recursos minerais, auxiliando na elaboração de cronograma de trabalho e na definição de equipe e equipamentos para a execução das atividades.

Presta apoio técnico à prospecção de recursos minerais, definindo base operacional e apoio logístico e estabelecendo métodos e padrões de trabalho Identifica áreas de potencial mineral e verifica vias de acesso, a fim de subsidiar processos de tomada de decisão Pode contatar proprietários superficiários para negociação.

Participa em estudos de impacto ambiental, detectando emissão de poluentes no solo, na atmosfera e em bacias hidrográficas e verificando índices de desmatamento, a fim de conhecer problemas e minimizar seus efeitos para garantir a preservação dos ambientes naturais Pode supervisionar equipes de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos Participa do controle de recursos, administrando custos operacionais.

Conserva o local de trabalho limpo, seguro e organizado Mantém ferramentas, instrumentos e equipamentos limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e participando de ações para prevenção de acidentes Identifica situações de risco e propõe soluções para eliminá-las Pode prestar primeiros socorros.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3161-15 deve coletar amostras geoquímicas, geofísicas e geológicas, fornecer suporte para prospecção de recursos minerais, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, processar dados geológicos, geofísicos e geoquímicos, identificar Áreas de potencial mineral, participar de estudos de impacto ambiental, preparar amostras minerais.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em geologia atuam em indústrias de extração de minerais metálicos e outros minerais, de extração de petróleo e gás natural, indústrias de construção e de captação, purificação e distribuição de água. São empregados assalariados, com carteira assinada, que trabalham em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. O trabalho está sujeito a condições ambientais adversas e posições desconfortáveis durante longos períodos. Freqüentemente sofrem exposição de radiação, ruídos, altas temperaturas e material tóxico. Quando em trabalho de campo, podem atuar em locais abertos, em subterrâneos ou outros locais confinados e em grandes altitudes.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3161-15

O exercício pleno das ocupações dos técnicos em geologia ocorre após conclusão do curso técnico de nível médio específico em geologia e comprovada experiência de um a dois anos na área. É desejável que esses profissionais possuam boa formação em ciências básicas, especialmente matemática, física e química, além de curso de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. Vale ressaltar que os técnicos em geologia podem exercer algumas atividades pertinentes aos técnicos em mineração.

Atividades exercidas por um Técnico em geoquímica CBO 3161-15

Um Técnico em geoquímica (ou sinônimo) deve coordenar equipe de trabalho, coletar amostras de concentrado de batéia, atualizar mapas e documentos, trabalhar em equipe, coletar amostras de rochas, pulverizar amostras, homogeneizar amostras, coletar amostras de óleo, avaliar e interpretar dados, agir com iniciativa, demonstrar liderança, treinar equipe de trabalho, demonstrar pragmatismo, coletar amostras de solo, demonstrar raciocínio lógico, estabelecer padrões de amostra, localizar pontos de amostragem, elaborar relatórios técnicos, concentrar amostras volumetricamente, coletar amostras de sedimentos de corrente, conferir dados, coletar amostras de plantas e fósseis, contatar superficiários para negociações, coletar amostras de canal, amostras por via úmida, demonstrar capacidade de expressão escrita, elaborar mapas e perfis geográficos, monitorar processos de análises laboratoriais, coletar amostras de trado, detectar emissão de poluentes no solo, quartear amostras, detectar emissão de poluentes na atmosfera, separar amostras por granulometria, coletar amostras de água, compilar dados, administrar custos operacionais, protocolizar amostras conforme normas legais e, em vigência para análises laboratoriais, definir equipe, equipamentos, métodos e padrões de trabalho, detectar poluentes em bacias hidrográficas, demonstrar capacidade de expressão oral, britar amostras, demonstrar capacidade de adaptação, identificar vias de acesso, secar amostras, auxiliar na definição de cronograma de trabalho, organizar amostras, dar provas de resistência física, confeccionar lâminas de amostras, definir base operacional de trabalho e apoio logístico, detectar índices de desmatamento, calcular densidades de amostras, coletar amostras de gases.

Cargos e salários CBO 3161-15 - Técnicos em geologia

Salário Técnico em Geoquímica

Técnico em Geoquímica: Brasil

  • 131
  • Brasil
  • 2.416 - 3.904
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Geoquímica CBO 3161-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.416 e 3.904 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3161-15.