CBO 2624-10 - Desenhista industrial gráfico (designer gráfico)
Entenda o que fazem os artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Desenhista industrial gráfico (designer gráfico) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Desenhista industrial gráfico (designer gráfico)
Concebe, desenvolve e executa projetos gráficos, por meio de objetos textuais e não textuais de comunicação visual, como sinalizações, panfletos, logotipos, embalagens, publicações editoriais, jogos, animações para tv e websites, com o uso de software. Realiza pesquisas temáticas, de campo e de mercado, avaliando e experimentando ideias e conceitos, definindo metodologias, critérios, tecnologias, materiais para apresentar soluções. Executa projetos, aplicando técnicas digitais, de desenho, de modelagens e outras pertinentes ao trabalho proposto. Elabora e apresenta proposta de projeto com base nas necessidades do público-alvo. Veicula produtos e projetos na mídia e emite parecer técnico. Atua conforme normas técnicas e preceitos éticos, sigilosos e de respeito à propriedade intelectual, bem como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Formata e avalia pedidos de clientes ou de diretores de arte, mediante perfil e necessidades e apresenta propostas, analisando material e propondo soluções técnicas e tecnológicas para projetos de design gráfico.
Desenvolve gráficos e leiautes para ilustrações de produtos, logotipos de empresas e websites, sinalizações, animações para tv e jogos com o uso de software. Seleciona o tipo, a fonte, o tamanho, a cor e o comprimento da linha dos títulos, cabeçalhos e texto, bem como dimensões e o leiaute.
Solicita parecer de outros profissionais, quando necessário. Participa de exposições e mostras, faz experimentações e testes de materiais e produtos e pesquisa padrões de reprodutibilidade.
Aplica técnicas digitais, de desenho, de modelagens bi e tridimensional e outras específicas do projeto. Executa modelos e protótipos e define padrão de qualidade, técnicas de acabamento e memorial descritivo. Revisa e confere a de qualidade do projeto de design e registra patente ou direito autoral.
Elabora diagnósticos, orçamentos e cronogramas, identifica viabilidade do projeto e faz submissões aos órgãos oficiais, quando necessário. Pode prestar consultoria.
Mantém arquivos de trabalhos anteriores, bem como arquivos de fotos, ilustrações, banco de imagens e de tipos, em software específico.
Participa de eventos, feiras e concursos, ministra palestras, cursos e oficinas e apresenta trabalhos em congressos e seminários. Estabelece condições contratuais, produz material promocional e veicula projetos na mídia eletrônica, impressa e/ou televisiva. Elabora relatórios e dossiês, atua em comissões de seleção de produtos, emite parecer técnico e capacita e compõe equipes de trabalho.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 5 | 5 | 5 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | PROCESSAMENTO DE IMAGENS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS OPERACIONAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE IMAGENS (PACS) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - BANCO DE TIPOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE DESIGN GRÁFICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | PROJETO DE PRODUTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DESENHO INDUSTRIAL GRÁFICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO DE PROTEÇÃO À PROPRIEDADE INDUSTRIAL, SOB Nº 9.279/1996 | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTE DIGITAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 4 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | PESQUISA DE OPINIÃO | 3 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | VALORES | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL | DESENHO DE PRODUTO | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO E INDUSTRIAL | DESENHO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | PROCESSOS DE ACABAMENTO GRÁFICO | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | PROCESSOS DE IMPRESSÃO | 3 | 3 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | PROCESSOS DE PRÉ-IMPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO | COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PERFIL DE CLIENTES | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PESQUISA MERCADOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 5 | 5 | 5 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | HISTÓRIA DO DESIGN | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | DIREITOS AUTORAIS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CAPTAÇÃO DE IMAGENS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural;
- comunicar-se;
- realizar pesquisas;
- efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural;
- executar conservação preventiva;
- executar obras de arte e projeto de design;
- desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração;
- conceber obra artística ou projeto de design;
- colocar obras em coleções públicas e privadas;
- definir tecnologias e materiais;
- definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
- elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
- demonstrar capacidade de imaginação espacial;
- aplicar técnicas de desenho;
- freqüentar exposições e mostras;
- avaliar idéias ou conceitos propostos;
- definir memorial descritivo;
- capacitar equipes;
- definir perfil do público alvo;
- experimentar materiais;
- participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
- apresentar proposta;
- aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
- promover eventos;
- submeter projetos aos órgãos oficiais;
- participar de feiras;
- estabelecer condições contratuais;
- elaborar orçamentos e cronograma;
- participar de concursos;
- analisar material e técnicas;
- aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
- definir processos de produção;
- avaliar pedido do cliente;
- realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
- demonstrar habilidade manual;
- veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
- participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
- pesquisar padrões de reprodutibilidade;
- identificar viabilidade do projeto;
- definir técnicas de acabamento;
- cumprir normas e procedimentos de segurança;
- registrar patente ou direito autoral;
- elaborar livros, artigos, etc;
- trabalhar em equipe;
- definir metodologias e critérios;
- contatar clientes;
- prestar consultoria;
- emitir parecer técnico;
- coordenar equipes;
- controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- ministrar palestras, cursos e oficinas;
- demonstrar afinidade com novas tecnologias;
- demonstrar capacidade de síntese;
- configurar idéias em diferentes suportes;
- demonstrar capacidade de percepção;
- demonstrar acuidade visual;
- interagir com instituições e profissionais da área;
- identificar necessidades do público alvo;
- apresentar trabalhos em congressos, seminários;
- interagir com outras linguagens - ilustração, multimídia, etc...;
- identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
- compor equipes;
- pesquisar literatura específica da área;
- solicitar parecer de outros profissionais;
- registrar etapas do processo criativo;
- demonstrar habilidade motora fina;
- executar modelo, protótipo ou peça piloto;
- elaborar diagnósticos;
- elaborar relatórios- dossiês;
- definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
- aplicar técnicas digitais;
- desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
- determinar idéia ou conceito a ser adotado;
- propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- realizar pesquisa de campo;
- aplicar técnicas de gravura;
- expor em exposições, salões e espaços públicos;
- identificar público alvo;
- desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
- aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
- formatar pedido do cliente;
- experimentar idéias;
- identificar problema;
- demonstrar capacidade de atenção;
- orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
- participar do processo de gerenciamento de risco;
- definir suportes e materiais a serem utilizados;
- realizar pesquisas de mercado;
- elaborar material promocional;
- pesquisar temáticas;
- demonstrar criatividade;
- pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
- comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2624-10
CBO 2624-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de desenhista industrial gráfico (designer gráfico) que pertence ao grupo dos artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2624-10 - Artistas visuais,desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262410 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 262410 em todos os estados e cidades do Brasil.