CBO 2392-10 - Professor de alunos com deficiência física
Entenda o que fazem os professores de educação especial no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de alunos com deficiência física e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de alunos com deficiência física
O Professor de Alunos com Deficiência Física participa do planejamento do ensino, realiza ação docente e faz avaliação da aprendizagem, na educação especial para alunos com deficiência física. Participa na identificação das barreiras que prejudicam a escolarização dos alunos com deficiência física e na construção de um plano para enfrentar os problemas. Prepara materiais pedagógicos e instrui aluno sobre uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva. Providencia apoio a aluno em atividades da vida diária. Forma profissionais para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência física. Divulga informações de educação especial em diversos meios de comunicação. Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2392-10
Participa, com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e demais integrantes da equipe escolar, na identificação das barreiras que prejudicam a escolarização dos alunos com deficiência física e na construção de um plano para enfrentar problemas de acesso, permanência e aprendizagem.
Providencia recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como pernas robóticas que ajudam na locomoção e aparelhos que permitem que uma pessoa com deficiência motora se locomova na posição ereta - e instrui o aluno sobre o uso. Monitora o cuidado dos alunos com equipamentos e materiais, para evitar acidentes. Pode prever o uso de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), quando necessário. Providencia apoio a aluno com semidependência para Atividades da Vida Diária (AVD), tais como higiene e alimentação. Estabelece parcerias com famílias dos alunos e com equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros).
Participa da implementação do currículo escolar, fazendo a adequação do ensino dos componentes curriculares às necessidades educacionais de cada aluno.
Elabora planos de ensino, definindo estratégias, atividades e recursos didáticos. Pode planejar atividades complementares extracurriculares. Elabora planos de aulas. Planeja a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência física.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência física. Elabora recursos de acordo com problemas – como dificuldades de linguagem e dificuldades visuais, entre outros - associados à deficiência.
Realiza a ação docente, ensinando conteúdos formativos. Usa técnicas de aprendizado multissensorial e repetição, para reforçar o processo de aprendizagem. Faz uso de computadores e recursos audiovisuais.
Desenvolve plano individualizado de atendimento. Trabalha com comunicação alternativa e aumentativa. Presta assistência a aluno em escrita, desenho e atividades que necessitam coordenação motora fina.
Avalia o processo de ensino-aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos. Avalia estilos e ritmos de aprendizagem. Avalia rendimento escolar. Participa da avaliação de aspectos psicomotor e cognitivo dos alunos.
Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe. Elabora relatórios e registros de rendimento escolar dos alunos.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial.
Pode encaminhar e orientar alunos com deficiência física para realização de ensino profissional, em ambientes - como oficinas e laboratórios - protegidos.
Forma profissionais para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência física, como professores para classes de inclusão e pessoal de apoio em unidade escolar.
Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de reuniões, seminários e outros eventos.
Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência física, levando em conta o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – e a legislação educacional. Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias. Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos e às descobertas de equipamentos e materiais para uso de pessoas com deficiência física.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) CBT - TREINAMENTO BASEADO EM COMPUTADOR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: CONCEITOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES, BARREIRAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TRABALHO E EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE E SOCIEDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PESQUISA EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO DO ENSINO, DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES, ESTILOS, CATEGORIZAÇÕES, DIMENSÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CONTEÚDOS E METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DO ENSINO DE: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONCEPÇÃO, PRINCÍPIOS, ORGANIZAÇÃO, PÚBLICO ALVO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS, ESPECIFICIDADES EDUCACIONAIS, ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM, COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS, PRÁTICAS DOCENTES RECOMENDADAS, AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO DE ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E DE VIDA AUTÔNOMA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE APOIO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PAPEL DA FAMÍLIA, PAPEL DA ESCOLA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO (EDUCAÇÃO INCLUSIVA) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: CONCEITO, FERRAMENTAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: CONCEITOS E FUNDAMENTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) USO DE TÉCNICAS DE FONÉTICA E REPETIÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 3 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 2 |
Condições de Trabalho
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Formar profissionais para atuação na Área;
- Participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
- Avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
- Participar de atividades pedagógico-administrativas;
- Demonstrar competências pessoais;
- Divulgar conhecimentos da Área;
- Pesquisar sobre temas de interesse da Área;
- Preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
- Participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
- Atuar no processo de ensino-aprendizagem;
- Elaborar projetos com instituições não escolares;
- Orientar voluntários para educação especial em comunidades;
- Participar de fóruns de saúde e educação;
- Participar da organização de eventos sobre prevenção;
- Selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
- Orientar estágios dos alunos;
- Orientar trabalho em sala de leitura;
- Planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- Participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
- Elaborar projetos de estimulação essencial;
- Dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
- Demonstrar flexibilidade;
- Trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
- Ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
- Participar das atividades do programa de integração sensorial;
- Elaborar registros de avanços dos alunos;
- Dominar conteúdos e metodologias da área;
- Divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
- Participar de associações da categoria;
- Prestar assessoria a comunidade escolar;
- Ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
- Participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
- Atuar em programas de estimulação essencial;
- Participar de projetos de pesquisa;
- Analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
- Acompanhar treinamento do aluno em empresas;
- Participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
- Elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
- Demonstrar capacidade de improvisação;
- Elaborar plano de aulas;
- Confeccionar materiais didático-pedagógicos;
- Indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
- Estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
- Demonstrar criatividade;
- Demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
- Dominar braile;
- Elaborar relatórios;
- Encaminhar aluno para ensino regular;
- Encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
- Participar de reuniões pedagógicas;
- Demonstrar capacidade de planejamento;
- Prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
- Avaliar comunicação expressiva dos alunos;
- Realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva;
- Elaborar material visual para alunos;
- Ministrar aulas de orientação para o trabalho;
- Proceder com ética;
- Avaliar comunicação receptiva dos alunos;
- Elaborar instrumentos de avaliação;
- Participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
- Demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Analisar propostas pedagógicas;
- Realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
- Ensinar as atividades de vida autônoma;
- Desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- Demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
- Estudar as propostas da legislação educacional;
- Registrar notas e conteúdos em diários de classe;
- Participar de conselhos de classe;
- Corrigir trabalhos dos alunos;
- Participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
- Planejar programas de intervenção educacional individual;
- Pesquisar o uso de tecnologias;
- Preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
- Avaliar rendimento escolar;
- Encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
- Atuar em programas de habilitação educacional;
- Demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
- Demonstrar tolerância;
- Criar materiais para comunicação alternativa;
- Pesquisar temas de educação especial;
- Participar da elaboração de textos sobre temas da área;
- Preparar professores para classes de inclusão;
- Demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
- Estudar a língua escrita da língua de sinais;
- Organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
- Recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
- Demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
- Encaminhar alunos para avaliações específicas;
- Participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
- Coordenar curso;
- Preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
- Pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
- Dominar diferentes formas de comunicação;
- Trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
- Contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
- Participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
- Conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
- Identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
- Dominar língua de sinais;
- Estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
- Desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
- Demonstrar capacidade de administrar frustações;
- Definir conteúdos escolares;
- Encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
- Elaborar programas de atendimento educacional;
- Adequar o currículo às necessidades dos alunos;
- Avaliar os resultados dos projetos;
- Preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
- Participar das associações da área;
- Planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
- Preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
- Coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend;
- Planejar atividades extra-classe;
- Ministrar palestras e cursos;
- Preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- Analisar novas teorias para implementação prática;
- Participar da elaboração do currículo escolar;
- Participar de palestras e cursos;
- Avaliar conhecimento do aluno iniciante;
- Analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
- Demonstrar capacidade de motivar o outro;
- Ensinar as atividades de vida diária - avd;
- Demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
- Estabelecer parcerias com as famílias;
- Criar materiais didático-pedagógicos;
- Demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
- Participar da elaboração do plano de ensino;
- Ensinar atividades recreativas;
- Trabalhar com recursos da linguagem da informática;
- Participar de programas de inclusão escolar;
- Gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc;
- Ensinar língua portuguesa;
- Implementar programas de atendimento educacional;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Atuar em programas de reabilitação educacional;
- Elaborar projetos de pesquisa;
- Criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
- Avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Alunos com Deficiência Física
- Professor de Sorobã
- Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla
- Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)
- Monitor de Braile
- Professor de Alunos com Deficiência Visual
- Pedagogo em Educação Especial de Cegos
- Professor de Braile
- Professor de Cegos
- Professor de Orientação e Mobilidade de Cegos
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-10
CBO 2392-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de alunos com deficiência física que pertence ao grupo dos professores de educação especial, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
-
-
-
-
- Professores de educação especial
-
-