CBO 2392-05 - Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
Entenda o que fazem os professores de educação especial no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
O Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos participa do planejamento do ensino, realiza ação docente e faz avaliação da aprendizagem, na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos. Desenvolve educação escolar bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em português. Pode participar do desenvolvimento de programas de formação profissional para alunos com deficiência auditiva e surdos. Prepara materiais pedagógicos e instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva. Forma profissionais para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos. Divulga informações da área de educação especial em diversos meios de comunicação. Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2392-05
Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português, como segunda língua. Participa da implementação do currículo escolar, fazendo a adequação do ensino dos componentes curriculares às necessidades educacionais de cada aluno.
Elabora planos de ensino, definindo estratégias, atividades e recursos didáticos. Elabora planos de aulas, incluindo atividades com base na experiência visual dos alunos. Planeja a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, utilizando critérios que consideram também a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos. Cria material em Libras. Elabora material visual. Produz material multimídia com legendas e língua de sinais.
Realiza a ação docente, ensinando conteúdos e desenvolvendo atividades em língua de sinais e em língua portuguesa. Usa técnicas de fonética e repetição.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva, tais como “software” de comunicação alternativa (para tradução “on-line” de texto e voz para Libras) e recursos de auxílio para ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com deficiência auditiva, surdez ou surdo-cegueira. Instrui e monitora alunos em uso e cuidado de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Avalia o processo de ensino-aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos. Avalia desempenho linguístico de surdos. Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, comunicação expressiva e comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe. Elabora relatórios e registros de rendimento escolar dos alunos.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.
Pode participar do desenvolvimento de programas de formação profissional para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando no planejamento e na execução das atividades.
Pode contribuir com processo de inclusão profissional de pessoas com deficiência auditiva e surdos em organização pública ou privada, disseminando a cultura de respeito pela singularidade do indivíduo e, quando necessário, participando da adequação das condições de trabalho.
Forma tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, docentes da formação profissional, e profissionais de apoio em unidade escolar.
Pode desenvolver plano individualizado de atendimento a familiares de alunos, por meio da promoção de curso de Libras.
Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de reuniões, seminários e outros eventos. Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação. Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade.
Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas –, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos. Realiza estudo de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CONVERSÃO ONLINE DE TEXTO E VOZ PARA LÍNGUA DE SINAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) CBT - TREINAMENTO BASEADO EM COMPUTADOR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: CONCEITOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES, BARREIRAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TRABALHO E EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE E SOCIEDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PESQUISA EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO DO ENSINO, DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES, ESTILOS, CATEGORIZAÇÕES, DIMENSÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CONTEÚDOS E METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DO ENSINO DE: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONCEPÇÃO, PRINCÍPIOS, ORGANIZAÇÃO, PÚBLICO ALVO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS, ESPECIFICIDADES EDUCACIONAIS, ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM, COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS, PRÁTICAS DOCENTES RECOMENDADAS, AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO DE ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E DE VIDA AUTÔNOMA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE APOIO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: PAPEL DA FAMÍLIA, PAPEL DA ESCOLA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO (EDUCAÇÃO INCLUSIVA) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: CONCEITO, FERRAMENTAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: CONCEITOS E FUNDAMENTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) USO DE TÉCNICAS DE FONÉTICA E REPETIÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE) CULTURA SURDA E LIBRAS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 3 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA DE SINAIS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 2 |
Condições de Trabalho
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
- Participar de atividades pedagógico-administrativas;
- Preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
- Avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
- Atuar no processo de ensino-aprendizagem;
- Formar profissionais para atuação na Área;
- Demonstrar competências pessoais;
- Participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
- Pesquisar sobre temas de interesse da Área;
- Divulgar conhecimentos da Área;
- Confeccionar materiais didático-pedagógicos;
- Analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
- Pesquisar a língua de sinais;
- Demonstrar criatividade;
- Pesquisar estratégias de aquisição de língua;
- Elaborar projetos de pesquisa;
- Estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
- Participar de fóruns de saúde e educação;
- Demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
- Organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
- Participar de conselhos de classe;
- Realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
- Planejar programas de intervenção educacional individual;
- Orientar trabalho em sala de leitura;
- Planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- Dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
- Acompanhar treinamento do aluno em empresas;
- Avaliar conhecimento do aluno iniciante;
- Divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
- Preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
- Elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
- Demonstrar capacidade de planejamento;
- Preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
- Corrigir trabalhos dos alunos;
- Atuar em programas de reabilitação educacional;
- Produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
- Estudar a língua escrita da língua de sinais;
- Participar de palestras e cursos;
- Elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
- Participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
- Criar materiais didático-pedagógicos;
- Encaminhar alunos para avaliações específicas;
- Conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
- Ensinar as atividades de vida autônoma;
- Analisar propostas pedagógicas;
- Demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
- Criar material em língua brasileira de sinais - libras e língua portuguesa;
- Dominar braile;
- Pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
- Elaborar plano de aulas;
- Elaborar relatórios;
- Preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
- Participar das associações da área;
- Ensinar as atividades de vida diária - avd;
- Demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
- Analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
- Gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc;
- Preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- Pesquisar temas de educação especial;
- Dominar diferentes formas de comunicação;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
- Demonstrar capacidade de administrar frustações;
- Desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
- Desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
- Elaborar instrumentos de avaliação;
- Orientar voluntários para educação especial em comunidades;
- Participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
- Recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
- Estabelecer parcerias com as famílias;
- Pesquisar língua escrita de sinais;
- Participar da elaboração do plano de ensino;
- Ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
- Analisar novas teorias para implementação prática;
- Demonstrar tolerância;
- Planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
- Pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos;
- Pesquisar o uso de tecnologias;
- Demonstrar capacidade de motivar o outro;
- Indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
- Coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend;
- Encaminhar aluno para ensino regular;
- Demonstrar capacidade de improvisação;
- Elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
- Avaliar os resultados dos projetos;
- Definir conteúdos escolares;
- Trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
- Avaliar comunicação expressiva dos alunos;
- Preparar professores para classes de inclusão;
- Dominar conteúdos e metodologias da área;
- Preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
- Demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
- Participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
- Proceder com ética;
- Avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos;
- Identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
- Elaborar programas de atendimento educacional;
- Demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
- Participar de projetos de pesquisa;
- Elaborar projetos com instituições não escolares;
- Ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
- Contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
- Participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
- Estudar as propostas da legislação educacional;
- Desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- Demonstrar flexibilidade;
- Participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
- Criar materiais para comunicação alternativa;
- Ministrar aulas de orientação para o trabalho;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Avaliar o desempenho linguístico do surdos;
- Participar da elaboração do currículo escolar;
- Divulgar a língua de sinais para a comunidade;
- Elaborar material visual para alunos;
- Prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
- Planejar atividades extra-classe;
- Preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
- Participar da elaboração de textos sobre temas da área;
- Demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
- Dominar língua de sinais;
- Participar de reuniões pedagógicas;
- Participar da organização de eventos sobre prevenção;
- Coordenar curso;
- Encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
- Realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva;
- Ensinar atividades recreativas;
- Participar de programas de inclusão escolar;
- Orientar estágios dos alunos;
- Ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
- Demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
- Participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
- Adequar o currículo às necessidades dos alunos;
- Registrar notas e conteúdos em diários de classe;
- Participar de associações da categoria;
- Ministrar palestras e cursos;
- Encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
- Divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
- Elaborar registros de avanços dos alunos;
- Atuar em programas de estimulação essencial;
- Avaliar rendimento escolar;
- Prestar assessoria a comunidade escolar;
- Ensinar língua portuguesa;
- Elaborar projetos de estimulação essencial;
- Selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
- Avaliar comunicação receptiva dos alunos;
- Participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
- Estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
- Trabalhar com recursos da linguagem da informática;
- Atuar em programas de habilitação educacional;
- Implementar programas de atendimento educacional;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Alunos com Deficiência Física
- Professor de Reabilitação Funcional de Cego
- Professor de Reabilitação Visual
- Professor de Sorobã
- Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla
- Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)
- Monitor de Braile
- Professor de Alunos com Deficiência Visual
- Pedagogo em Educação Especial de Cegos
- Professor de Braile
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-05
CBO 2392-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de alunos com deficiência auditiva e surdos que pertence ao grupo dos professores de educação especial, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
-
-
-
-
- Professores de educação especial
-
-