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CBO 2392-05 - Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial

O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.

Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2392-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de educação especial.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.

Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.

Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.

Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.

Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.

Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.

Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.

Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.

Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.

Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.

Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.

Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2392-05 deve participar de atividades pedagógico-administrativas, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, demonstrar competências pessoais, formar profissionais para atuação na Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, divulgar conhecimentos da Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, pesquisar sobre temas de interesse da Área.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05

Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos (ou sinônimo) deve participar de reuniões pedagógicas, pesquisar o uso de tecnologias, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, criar material em língua brasileira de sinais - libras e língua portuguesa, demonstrar capacidade de planejamento, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, avaliar o desempenho linguístico do surdos, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, definir conteúdos escolares, avaliar rendimento escolar, atuar em programas de habilitação educacional, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, orientar trabalho em sala de leitura, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, ensinar as atividades de vida autônoma, demonstrar capacidade de motivar o outro, estudar a língua escrita da língua de sinais, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, ensinar língua portuguesa, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, elaborar plano de aulas, orientar estágios dos alunos, participar da elaboração de textos sobre temas da área, pesquisar a língua de sinais, participar de conselhos de classe, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, pesquisar estratégias de aquisição de língua, demonstrar capacidade de improvisação, confeccionar materiais didático-pedagógicos, elaborar instrumentos de avaliação, pesquisar temas de educação especial, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, demonstrar capacidade de liderança, pesquisar língua escrita de sinais, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, participar da organização de eventos sobre prevenção, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, prestar assessoria a comunidade escolar, elaborar relatórios, atuar em programas de estimulação essencial, divulgar a língua de sinais para a comunidade, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, elaborar programas de atendimento educacional, adequar o currículo às necessidades dos alunos, avaliar comunicação receptiva dos alunos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, dominar língua de sinais, elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar tolerância, participar de projetos de pesquisa, analisar propostas pedagógicas, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, avaliar conhecimento do aluno iniciante, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, avaliar comunicação expressiva dos alunos, participar da elaboração do currículo escolar, criar materiais didático-pedagógicos, participar de fóruns de saúde e educação, dominar conteúdos e metodologias da área, registrar notas e conteúdos em diários de classe, acompanhar treinamento do aluno em empresas, criar materiais para comunicação alternativa, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, encaminhar aluno para ensino regular, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, dominar diferentes formas de comunicação, atuar em programas de reabilitação educacional, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, orientar voluntários para educação especial em comunidades, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, participar das associações da área, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, elaborar registros de avanços dos alunos, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, participar de palestras e cursos, proceder com ética, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, participar de associações da categoria, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, implementar programas de atendimento educacional, elaborar projetos de estimulação essencial, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, corrigir trabalhos dos alunos, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, planejar atividades extra-classe, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, elaborar material visual para alunos, participar de programas de inclusão escolar, ensinar atividades recreativas, ensinar as atividades de vida diária - avd, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, preparar professores para classes de inclusão, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, ministrar palestras e cursos, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, estabelecer parcerias com as famílias, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de observação, avaliar os resultados dos projetos, planejar programas de intervenção educacional individual, estudar as propostas da legislação educacional, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, coordenar curso, dominar braile, demonstrar capacidade de administrar frustações, ministrar aulas de orientação para o trabalho, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, analisar novas teorias para implementação prática, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, encaminhar alunos para avaliações específicas, demonstrar flexibilidade, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, participar da elaboração do plano de ensino.

Cargos e salários CBO 2392-05 - Professores de educação especial

Salário Pedagogo em Educação Especial de Surdos

Pedagogo em Educação Especial de Surdos: Brasil

O profissional no cargo de Pedagogo em Educação Especial de Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.569 e 7.646 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 427 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação

Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação: Brasil

O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.462 e 7.347 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 461 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação

Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.569 e 7.646 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 427 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial)

Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial) CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.569 e 7.646 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 427 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial)

Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa na Modalidade Escrita (ensino Especial) CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.462 e 7.347 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 461 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos

Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos: Brasil

O profissional no cargo de Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.569 e 7.646 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 427 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.
Salário Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos

Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Auditiva e Surdos CBO 2392-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.462 e 7.347 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 461 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-05.