CBO 2347-70 - Professor de sociologia do ensino superior

Entenda o que fazem os professores de ciências humanas do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de sociologia do ensino superior e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de sociologia do ensino superior

O Professor de Sociologia do Ensino Superior planeja e executa processo de ensino de sociologia em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre as condições histórico-sociais em que a sociologia surgiu. Promove atividades de ensino sobre teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, abordando autores, principais obras e sistemas de pensamento. Orienta o aluno no sentido de traduzir questões sociais em questões de investigação científica. Supervisiona a execução, por alunos, de pesquisas sobre temas relacionados ao processo de transformação social. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Supervisiona estágios. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais de alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2347-70

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Realiza planejamento de ensino de sociologia, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo salas com acesso à rede de informática, laboratório para estudo de sociologia, entre outras instalações. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas sobre as condições histórico-sociais em que a sociologia surgiu.

Promove atividade de ensino sobre teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, abordando autores, principais obras e sistemas de pensamento.

Apresenta os princípios que, segundo as várias correntes da sociologia clássica, estruturam a sociedade e desencadeiam os processos de transformação social. Busca capacitar o aluno para a compreensão de perspectivas diferentes da organização e dinâmica social, observando aspectos estruturais e fatores de transformação social.

Discorre sobre a sociologia contemporânea - em diversas direções teóricas -, buscando acompanhar as transformações históricas e sociais mais amplas que ocorrem nos séculos XX e XXI. Aborda a reflexão de autores que buscaram construir explicações sobre a transformação das condições de vida produzidas por uma sociedade cada vez mais avançada em termos tecnológicos, mas perpassada por desigualdades e conflitos múltiplos.

Orienta o aluno no sentido de traduzir questões sociais em questões de investigação científica, transitando do domínio da percepção elaborada para o da reflexão analítico-crítica.

Conduz, em diálogo com alunos, reflexão - inclusive em perspectiva interdisciplinar - de vários tipos de situações emergentes e demandas sociais, tais como impactos sociais gerados pelo atual ciclo de inovações científicas e tecnológicas, analisadas pela sociologia digital, desenvolvimento recente de tecnologias - como a inteligência artificial -, que colocam desafios éticos, morais, culturais, políticos e científicos para o desenvolvimento dos países, e futuro das políticas de construção de sistemas de proteção social.

Supervisiona o desenvolvimento, por grupos de alunos, de pesquisas sobre questões relacionadas ao processo de transformação social. Acompanha o desenvolvimento do projeto de cada grupo, verificando as etapas da pesquisa e avaliando o relatório com interpretação e análise dos dados. Estimula o desenvolvimento de atitude crítica, capacidade analítica, compromisso social, visão humanista, e conduta ética, durante o trabalho em equipe.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em sociologia.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta as estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programas de cooperação com outras instituições de ensino.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão em sociologia.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos em recursos didáticos.

Planeja e desenvolve pesquisas em sociologia e publica resultados em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ANÁLISE DE DADOS EM SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE APLICADO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA 3 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) ECONOMIA POLÍTICA 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) FUNDAMENTOS DE ECONOMIA PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA EM SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA TEORIA SOCIOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA URBANA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA URBANA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA RURAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA RURAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DA SAÚDE 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DA SAÚDE 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) DESIGUALDADE: CONCEITO, MENSURAÇÃO E NOVAS ABORDAGENS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ESTRUTURA SOCIAL E ETNOLOGIA SUL AMERICANA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) MORALIDADE, OPINIÃO PÚBLICA E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) MOVIMENTOS SOCIAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA BRASILEIRA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA CLÁSSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DA LITERATURA, DA MODA E DA MÚSICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA: TEORIA E PESQUISA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DAS DESIGUALDADES 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DE MARX, PARSONS, BORDIEU, DURKHEIM, WEBER E ELIAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DIGITAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DO TRABALHO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA E QUESTÃO RACIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA ECONÔMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA POLÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ETNOLOGIA INDÍGENA 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ETNOLOGIA INDÍGENA 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA URBANA 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA URBANA 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA RURAL 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA RURAL 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA DAS POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA DAS POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA BRASILEIRA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CLÁSSICA E CONTEMPORÂNEA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA DA POLÍTICA, DA RELIGIÃO E DA GUERRA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA DAS DIFERENÇAS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA DO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA E CINEMA, LITERATURA E MÚSICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA E GÊNERO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS DE APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE SOCIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM SOCIOLOGIA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA CLÁSSICA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA MODERNA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA POLÍTICA) FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA POLÍTICA) PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA POLÍTICA) PENSAMENTO POLÍTICO LATINO-AMERICANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA ESTADO E GOVERNO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (ESTADO E GOVERNO) ANÁLISE DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA ESTADO E GOVERNO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (ESTADO E GOVERNO) ESTADO E INSTITUIÇÕES POLÍTICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA ESTADO E GOVERNO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (ESTADO E GOVERNO) POLÍTICA COMPARADA GLOBAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA COMPORTAMENTO POLÍTICO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (COMPORTAMENTO POLÍTICO) ESTRUTURA DE CLASSES E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA COMPORTAMENTO POLÍTICO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (COMPORTAMENTO POLÍTICO) FAMÍLIA, POLÍTICA E CONFLITO SOCIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA COMPORTAMENTO POLÍTICO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (COMPORTAMENTO POLÍTICO) REPRESENTAÇÃO POLÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA COMPORTAMENTO POLÍTICO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (COMPORTAMENTO POLÍTICO) SISTEMAS POLÍTICOS, PARTIDÁRIOS E ELEITORAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA COMPORTAMENTO POLÍTICO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (COMPORTAMENTO POLÍTICO) TEORIAS DA DEMOCRACIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA COMPORTAMENTO POLÍTICO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (COMPORTAMENTO POLÍTICO) TEORIAS DO COMPORTAMENTO ELEITORAL E IDENTIDADE IDEOLÓGICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA POLÍTICAS PÚBLICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) POLÍTICAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS, TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ELABORAÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS, TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EM SOCIOLOGIA 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PESQUISA NA SOCIOLOGIA 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) MÉTODOS, TÉCNICAS E FONTES DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EM SOCIOLOGIA 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 5

Condições de Trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Prestar assessoria técnico-científica;
  • Construir projetos político-pedagógicos;
  • Supervisionar estágios;
  • Avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Elaborar plano de ensino;
  • Exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • Orientar trabalhos acadêmicos;
  • Desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • Preparar aulas;
  • Ministrar aula;
  • Participar de processos de seleção e avaliação;
  • Demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
  • Fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
  • Avaliar execução de atividades de extensão;
  • Acompanhar execução do projeto;
  • Manter-se atualizado;
  • Avaliar execução de pesquisa;
  • Demonstrar capacidade de expressão oral;
  • Definir atividades extra-sala;
  • Preparar orientando para exame de qualificação;
  • Definir diretrizes de avaliação do curso;
  • Julgar trabalhos acadêmicos;
  • Definir critérios de avaliação;
  • Realizar atividades em laboratórios e oficinas;
  • Coordenar programas de estágio;
  • Captar recursos para pesquisa e extensão;
  • Prestar serviços a comunidade;
  • Elaborar plano de aula;
  • Elaborar projetos de extensão;
  • Demonstrar capacidade de problematizar;
  • Definir metodologia;
  • Supervisionar atividades de campo;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
  • Demonstrar capacidade de motivação;
  • Pesquisar bibliografia;
  • Orientar pesquisadores;
  • Gerenciar recursos financeiros e materiais;
  • Avaliar provas;
  • Identificar campos de estágio;
  • Aplicar instrumentos de avaliação;
  • Definir perfil dos docentes;
  • Definir ementas e programas;
  • Demonstrar capacidade de síntese;
  • Selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
  • Argüir candidatos a titulação;
  • Acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
  • Orientar iniciação ao exercício profissional;
  • Organizar seminários;
  • Rever bibliografia;
  • Demonstrar capacidade de reflexão;
  • Identificar perfil dos docentes;
  • Avaliar iniciação ao exercício profissional;
  • Emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
  • Definir perfil profissional;
  • Discutir textos;
  • Acompanhar atividades de estágio;
  • Elaborar trabalhos científicos;
  • Demonstrar capacidade de polemização;
  • Coordenar cursos;
  • Avaliar produção do orientado;
  • Trabalhar com a comunidade;
  • Participar de eventos técnico-científicos;
  • Realizar leituras;
  • Definir linhas de pesquisa e extensão;
  • Avaliar ementas e programas;
  • Elaborar textos;
  • Orientar formulação do projeto;
  • Divulgar resultados;
  • Elaborar relatórios;
  • Dar entrevistas;
  • Comentar resultados de avaliações;
  • Montar cronograma;
  • Coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
  • Preparar orientando para defesa do trabalho;
  • Coordenar projetos de extensão;
  • Prestar consultoria;
  • Assessorar projetos de instituições;
  • Identificar demandas da sociedade;
  • Apresentar conteúdos de disciplinas;
  • Participar da elaboração de editais para concursos;
  • Selecionar recursos humanos;
  • Organizar atividades didáticas;
  • Executar pesquisas;
  • Orientar construção de objeto de pesquisa;
  • Analisar resultados de avaliações;
  • Demonstrar criatividade;
  • Selecionar recursos didáticos;
  • Avaliar currículos e memoriais;
  • Participar de órgãos colegiados;
  • Elaborar projetos de pesquisa;
  • Verificar freqüência;
  • Elaborar programas e projetos de estágio;
  • Selecionar bibliografia;
  • Sugerir bibliografia;
  • Orientar formação de acervos;
  • Elaborar instrumentos de avaliação;
  • Rever prática docente;
  • Definir perfil dos alunos;
  • Exercer papéis de cidadania;
  • Examinar produto final;
  • Emitir laudos e pareceres técnicos;
  • Propor a realização de convênios e parcerias;
  • Promover debates;
  • Demonstrar capacidade de redação;
  • Formular questões;
  • Elaborar material didático;
  • Chefiar departamentos acadêmicos;
  • Avaliar participação em classe e extraclasse;
  • Realizar experiências extra-sala;
  • Avaliar trabalhos acadêmicos programados;
  • Propor minutas de editais, portarias e resoluções;
  • Definir política de capacitação docente;
  • Prever formas de avaliação;
  • Provocar reflexões;
  • Responder perguntas;
  • Organizar eventos acadêmicos;
  • Prestar contas dos recursos financeiros;
  • Readequar processo de ensino-aprendizagem;
  • Integrar comissões;
  • Atualizar dados e informações conjunturais;
  • Indicar bibliografia;
  • Utilizar recursos audiovisuais;
  • Organizar publicações;
  • Construir currículo do curso;
  • Examinar monografias, teses e dissertações;
  • Coordenar projetos de pesquisa;
  • Selecionar candidatos em concursos;
  • Realizar reuniões de orientação;
  • Controlar freqüência;
  • Examinar relatórios de campo;
  • Demonstrar capacidade de mobilização;
  • Construir política de estágio;
  • Demonstrar capacidade de argumentação;
  • Definir objetivos da disciplina;
  • Demonstrar capacidade de contextualização;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-70

CBO 2347-70 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de sociologia do ensino superior que pertence ao grupo dos professores de ciências humanas do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior