CBO 2346-40 - Professor de literatura comparada
Entenda o que fazem os professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de literatura comparada e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de literatura comparada
O Professor de Literatura Comparada planeja e executa processo de ensino de literatura comparada em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando fundamentos da teoria literária e da literatura comparada. Promove atividades de ensino para estabelecer relações entre literaturas de países. Supervisiona reuniões de alunos para estabelecimento das inter-relações da literatura com outros campos do saber. Organiza alunos para execução de estudo sobre presença da literatura em expressões artísticas. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2346-40
Ministra aulas, abordando tópicos – como principais conceitos fundamentais (fontes, influência, imitação e intertextualidade), intermediação cultural, entre outros – relacionados aos fundamentos da teoria literária e da literatura comparada.
Promove atividades de ensino sobre a evolução do conceito de literatura comparada ao longo do tempo, passando da compreensão tradicional das relações estabelecidas entre literaturas e autores de diferentes nacionalidades para um conceito amplo que, hoje em dia, dialoga com outros campos do saber e com a multiplicidade de outras expressões artísticas. Mostra que a literatura comparada também considera a relação entre diversas tradições literárias e entre textos de diferentes épocas, colocando-os lado a lado em termos críticos, para explorar suas diferenças e especificidades.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para seguir acompanhando as produções literárias - considerando especificidade dos gêneros, das técnicas de expressão e das marcas estilísticas - e suas inter-relações com as mudanças em processos socioculturais.
Supervisiona a realização, por grupos de alunos, de estudos com representantes de diferentes áreas das humanidades, tendo o estudo literário como eixo principal de discussão. Presta orientações aos alunos no planejamento das reuniões, propondo a escolha de um campo do saber – como história, filosofia, sociologia, antropologia ou outra – em cada grupo. Acompanha a realização das reuniões. Promove reunião após término dos trabalhos em grupo, para troca de experiências entre os alunos e sistematização das conclusões dos trabalhos. Estimula o desenvolvimento de atitude crítica, criatividade, capacidade de diálogo, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.
Promove a análise, pelos alunos, sobre como a literatura mantém relação com diferentes artes, estando presente em peças de teatro, filmes e outras expressões artísticas. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as análises realizadas.
Realiza educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.
Supervisiona estágios curriculares. Atua em programa de intercâmbio cultural com entidades nacionais e internacionais, na área de literatura comparada.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Mantém-se atualizado em relação à literatura comparada – participando em seminários, simpósios e cursos destinados ao público acadêmico – e aos avanços tecnológicos no ensino, testando novos recursos didáticos digitais.
Planeja e executa pesquisas sobre produções literárias – de autores brasileiros e de outros países - relacionadas a temas relevantes na sociedade contemporânea, tais como meio ambiente e crise dos refugiados. Publica resultados das pesquisas em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO DE LITERATURA COMPARADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO AUTORAL E ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DIVERSIDADES CULTURAIS E LINGUÍSTICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E LITERATURA NA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DE ENSINO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INTERDISCIPLINARIDADE - LÍNGUA E LITERATURA E AS INTER-RELAÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM LITERATURA COMPARADA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) TEORIAS DO DISCURSO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ESTRUTURAS TEXTUAIS - UNIDADE E ESTRUTURA INTERNAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) FUNDAMENTOS DE FONÉTICA, MORFOLOGIA, SINTAXE E SEMÂNTICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS DE TEXTOS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA, INTELECÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) NEOLOGISMO E ESTRANGEIRISMO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) SEMÂNTICA ESTILÍSTICA - FIGURAS DE LINGUAGEM | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS CLÁSSICAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS CLÁSSICAS) LATIM | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA LITERÁRIA) FUNDAMENTOS DE CRÍTICA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA LITERÁRIA) TEORIA DO CONTO: INTRODUÇÃO E PRAGMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS CLÁSSICAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS CLÁSSICAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) ANÁLISE, COMENTÁRIO E INTERPRETAÇÃO DA NARRATIVA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) CONCEITOS DE ORIGINALIDADE, GENIALIDADE E AUTORIA NOS DIVERSOS PERÍODOS LITERÁRIOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) CONTO, CRÔNICA E ROMANCE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) DISCURSO LITERÁRIO E INTERTEXTUALIDADE TEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) ELEMENTOS DA NARRATIVA: ENREDO, FOCO NARRATIVO, TEMPO, ESPAÇO, PERSONAGENS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) ESTILISMO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) ESTRUTURA DA OBRA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) FICÇÃO LATINO-AMERICANA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) GÊNEROS E FORMAS DA FICÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) GÊNEROS LITERÁRIOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) GRAMÁTICA DA POESIA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) LITERATURA COMPARADA E TRADUÇÃO LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) LITERATURA E SOCIEDADE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) LITERATURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) MOVIMENTOS LITERÁRIOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) OBRAS E AUTORES EXPOENTES DA LITERATURA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) PRINCÍPIOS DA LITERATURA: DISCURSO, LINGUAGEM, ESPAÇO, ESTRUTURA, LITERARIEDADE, NARRADOR, OBRA LITERÁRIA, POLISSEMIA, TEMPO E VEROSSIMILHANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) PROSA E VERSO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) SEMIÓTICA LITERÁRIA E TEORIA DO DISCURSO | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) TEMÁTICAS LITERÁRIAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) TEORIA DO TEXTO TEATRAL | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) TEORIAS COMPARATISTAS CLÁSSICAS E CONTEMPORÂNEAS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) TEORIAS DO ROMANCE E DO CONTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURA COMPARADA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA COMPARADA) TEXTO LITERÁRIO E AS NARRATIVAS VISUAIS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) CAMPOS DE PESQUISA E DAS ABORDAGENS DA LITERATURA COMPARADA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA APLICADA EM LÍNGUA E LITERATURA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área;
- Divulgar conhecimentos científicos;
- Realizar atividades de avaliação;
- Realizar atividades pedagógico-administrativas;
- Prestar assessoria e consultoria;
- Orientar alunos;
- Ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
- Realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
- Demonstrar competências pessoais;
- Participar de atividades de qualificação profissional;
- Sugerir traduções, publicações, etc, para editoras;
- Promover intercâmbios científicos e culturais;
- Articular conhecimento de diferentes áreas;
- Orientar dissertações de mestrado;
- Participar da avaliação do projeto pedagógico do curso;
- Participar de júri de premiação cultural;
- Ministrar cursos de ensino a distância;
- Elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos;
- Programar atividades de laboratório de língua e informática;
- Realizar revisão de textos;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Definir conteúdos programáticos;
- Indicar bibliografia;
- Representar os pares em comissões externas a instituição;
- Avaliar desenvolvimento de alunos no curso;
- Realizar atualização bibliográfica;
- Organizar publicações científicas;
- Prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa;
- Promover o estudo de textos;
- Participar da elaboração de propostas curriculares;
- Orientar teses de doutorado;
- Participar da organização de bancas examinadoras;
- Discutir propostas curriculares;
- Demonstrar capacidade de reflexão;
- Atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
- Demonstrar capacidade de interagir com outros;
- Desenvolver metodologias científicas de trabalho;
- Promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens;
- Organizar horários, cronogramas, etc;
- Elaborar exames para concursos;
- Relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais;
- Relacionar teoria e prática;
- Pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
- Preparar instrumentos de avaliação;
- Realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
- Elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Estruturar projetos pedagógicos na área;
- Participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Discutir questões sociais e culturais, em classe;
- Editar publicações científicas;
- Dar atendimento individual aos alunos;
- Estimular senso crítico dos alunos;
- Discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
- Traduzir textos;
- Participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais;
- Analisar princípios metodológicos da área;
- Distribuir disciplinas;
- Participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação;
- Supervisionar estágios;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Realizar discussões teórico-metodológicas;
- Atualizar conteúdos programáticos;
- Participar de colegiados;
- Elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas;
- Analisar dados e materiais de pesquisa;
- Coletar dados e materiais para pesquisa;
- Avaliar grade curricular;
- Discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
- Elaborar material didático e paradidático;
- Organizar concursos acadêmicos e literários;
- Elaborar tese de doutorado;
- Realizar levantamento bibliográfico;
- Prever recursos financeiros para pesquisa;
- Trabalhar em equipe;
- Demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
- Desenvolver atividades de pós-doutorado;
- Elaborar críticas literárias;
- Implementar grades curriculares;
- Preparar programas de cursos;
- Avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos;
- Participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
- Montar equipe de pesquisa;
- Escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
- Participar da correção de exames;
- Elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos;
- Participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
- Elaborar dissertação de mestrado;
- Demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- Elaborar glossários;
- Avaliar as necessidades dos alunos;
- Planejar grades curriculares;
- Frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
- Demonstrar capacidade de análise e síntese;
- Participar de júri de premiação acadêmica e científica;
- Realizar palestras, conferências, etc;
- Elaborar projetos;
- Organizar edições didáticas de obras literárias;
- Orientar alunos na apresentação de trabalhos;
- Escrever verbetes;
- Realizar atividades de editoração;
- Participar de intercâmbios científicos e culturais;
- Participar de discussões sobre a área;
- Organizar antologias;
- Elaborar relatórios e monografias;
- Participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc.;
- Escrever textos relacionados a pesquisa;
- Avaliar exame nacional de cursos;
- Demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
- Orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização;
- Estabelecer critérios de avaliação;
- Promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
- Realizar estudos interdisciplinares;
- Selecionar textos para estudo;
- Programar atividades de pesquisa;
- Disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- Preparar aulas;
- Elaborar dicionários e/ou sinalários;
- Programar o uso de equipamentos de apoio;
- Elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
- Apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais;
- Planejar orçamento;
- Discutir resultados da produção discente;
- Disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- Selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc;
- Demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza;
- Organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais;
- Sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
- Promover estudos inter e transdisciplinares;
- Implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Linguística e Linguística Aplicada
- Professor de Línguas Estrangeiras Modernas
- Professor de Filologia Portuguesa
- Professor de Filologia Românica
- Professor de Filologia e Critica Textual
- Professor de Lingüística Românica
- Professor de Semiótica
- Professor de Teoria da Literatura
- Professor de Lingüística
- Professor de Lingüística Aplicada
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-40
CBO 2346-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de literatura comparada que pertence ao grupo dos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
-
-