CBO 2332-15 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-15 deve desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, elaborar material pedagógico, prestar serviços a comunidade, demonstrar competências pessoais, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, comunicar-se, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-15
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, programar a utilização de material didático-pedagógico, definir metodologias e técnicas de ensino, orientar os alunos, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, dialogar com os meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de organização, controlar o estoque de peças de reposição, demonstrar tolerância e paciência, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, adequar material pedagógico, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, tomar parte na organização do currículo escolar, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, executar a manutenção preventiva, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, preencher planilhas de custo, criar relacionamentos de confiabilidade, criar situações interativas com o mercado de trabalho, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, prestar assessoria técnica a comunidade, demonstrar criatividade, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, estimular os alunos na busca de conhecimento, promover a exposição e venda de produtos do curso, fixar critérios de avaliação dos alunos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, processar materiais para a utilização em ensino, estabelecer referenciais de avaliação, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, tomar providências em casos de emergência, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, registrar as tarefas executadas pelos alunos, registrar controles de estoque, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, corrigir trabalhos, provas, exercícios, negociar projetos e cursos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, analisar as avaliações, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, selecionar recursos didáticos, comprovar experiência na área específica, preencher diários de classe ou similares, demonstrar perseverança, demonstar capacidade de avaliação, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, preparar material didático, revisar as metodologias e técnicas de ensino, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, tomar parte na elaboração do calendário escolar, identificar características e interesses pessoais dos alunos, comprovar qualificação profissional na área de atuação, simular situações atuais de trabalho, sistematizar os termos técnicos da área, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, propor cronograma de atividades pedagógicas, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, promover intercâmbios institucionais, comprovar certificação das competências, selecionar material pedagógico, ministrar palestras para públicos de fora da escola, identificar novas fontes para atualização, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar liderança, participar de atividades de elaboração do plano de curso, criar situações operacionais de atividades, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, participar de campanhas educativas, participar de ações institucionais com objetivo social, especificar equipamentos para manutenção e reposição, limpar os equipamentos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, organizar exposições de produtos, dialogar com os outros professores, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, dialogar com outros setores ou unidades da escola, sistematizar as normas técnicas, elaborar os planos de aula, conferir a execução da manutenção, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, sistematizar as mudanças tecnológicas, investigar diferentes recursos didáticos, utilizar refernciais de avaliação normatizados, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, fixar metas educacionais para a escola, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, demonstrar capacidade de aprendizagem, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, dialogar com membros e instituições da comunidade, agir eticamente na profissão, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, avaliar competências adquiridas anteriormente, criar situações de trabalho em equipe, revisar material pedagógico, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, consultar manual do equipamento para manutenção, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, autoavaliar-se, integrar-se em eventos da área, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, demonstrar flexibilidade, preparar recursos audio-visuais, verificar o estado dos equipamentos de segurança, dialogar com os alunos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, expressar-se com clareza, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, divulgar idéias através de projetos de ensino, sistematizar a produção científica da área, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, sistematizar a legislação na sua área, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, programar calendário de atividades para estágios de alunos.