CBO 2311-05 - Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Entenda o que fazem os professores de nível superior na educação infantil no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas. Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos. Propõe atividades artísticas e lúdicas. Elabora recursos didáticos. Interage com as famílias das crianças e com a comunidade. Realiza tarefas administrativas. Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem. Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse. Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos. Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação. Seleciona e elabora recursos didáticos. Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial. Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.

Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas. Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem. Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano. Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros. Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos. Faz requisição de materiais.

Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.

Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos.

Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.

Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos.

Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.

Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas. Participa de cursos e programas da área.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) PROBABILIDADE BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) QUÍMICA ORGÂNICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) QUÍMICA INORGÂNICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) SOFTWARES, APLICATIVOS E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS INFORMATIZADOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIDEOJOGO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (VIDEOJOGO) GAMIFICAÇÃO E JOGOS EDUCATIVOS APLICÁVEIS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 2 3 2
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 2 3 2
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA SAÚDE MATERNO-INFANTIL 3 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE MATERNO-INFANTIL) NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 3 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA SAÚDE MATERNO-INFANTIL 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE MATERNO-INFANTIL) SINAIS DE ADOECIMENTO INFANTIL PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 4 5 4
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CIÊNCIA DE ALIMENTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS VALOR NUTRITIVO DE ALIMENTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CIÊNCIA DE ALIMENTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DE ALIMENTOS) FUNDAMENTOS DE EMBALAGEM, CONSERVAÇÃO E ACONDICIONAMENTO DE ALIMENTOS UTILIZADOS POR CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL APLICÁVEIS À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROGRAMAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ENSINO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO PEDAGÓGICA E PROJETO EDUCATIVO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) EDUCAÇÃO INFANTIL E SOCIEDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS PARA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LETRAMENTOS E ALFABETIZAÇÃO DAS LINGUAGENS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LINGUAGEM E ORALIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LINGUAGENS EXPRESSIVAS NA INFÂNCIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LUDICIDADE E EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO INFANTIL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INFANTIL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LINGUAGEM E CONHECIMENTO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURA BRASILEIRA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA BRASILEIRA) FILMES BRASILEIROS VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURA BRASILEIRA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA BRASILEIRA) LITERATURA BRASILEIRA VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) FILMES ESTRANGEIROS VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LITERATURA ESTRANGEIRA MODERNA VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) LITERATURAS CLÁSSICAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO INFANTIL 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DESENHO 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) APLICAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA MÚSICA, DA DANÇA, DO TEATRO E DE OUTRAS ARTES NA CRIAÇÃO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E NA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - CRIATIVIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • pesquisar;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • planejar a prática educacional;
  • organizar as atividades;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • cuidar dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a educação dos alunos;
  • guardar o material;
  • programar atividades extraclasses;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • demonstrar ética;
  • levantar bibliografia;
  • acompanhar momento de sono;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • atender pais;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • participar de reuniões e encontros - coordenação, professores;
  • demonstrar alegria;
  • encaminhar documentos e relatórios a secretaria;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • demonstrar bom senso;
  • pesquisar conteúdos;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • demonstrar preparo físico;
  • demonstrar autocontrole;
  • preparar reunião de pais;
  • conferir material;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • brincar com os alunos;
  • demonstrar disposição;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • registrar freqüência dos alunos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • cantar;
  • alfabetizar os alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • ler para os alunos;
  • acolher os alunos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • receber alunos novos;
  • desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições;
  • comprar material;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • requisitar material;
  • promover atividades integradoras;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • organizar o espaço das atividades;
  • estudar casos - situações especiais;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • estabelecer rotinas;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • escrever para os alunos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • realizar visitas temáticas;
  • preparar a sala;
  • agrupar os alunos;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar organização;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • contar histórias;
  • reelaborar o planejamento;
  • organizar eventos;
  • reconhecer as características do grupo e sub-grupos;
  • ministrar aulas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • construir material didático;
  • demonstrar bom humor;
  • demonstrar empatia;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • organizar o material didático;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • mostrar-se atento;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • atender alunos, individualmente;
  • encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída;
  • realizar auto-avaliação;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • convocar pais de alunos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • receber comunicados dos pais - agenda, circular;
  • organizar a refeição;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • estimar a necessidade de material;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • promover a convivência social - socializar;
  • criar situações de aprendizagem;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • passar lição de casa;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • estabelecer limites;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • prestar primeiros socorros;
  • observar a interação dos alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • participar de eventos da comunidade;
  • revisar o planejamento;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • criar recursos didáticos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • controlar a saída de alunos;
  • programar atividades diárias;
  • expor conteúdos;
  • dançar;
  • avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • selecionar material;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • passear com os alunos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • documentar as observações;
  • demonstrar paciência;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • manter-se atualizado;
  • ministrar reuniões de pais;
  • demonstrar sensibilidade;
  • improvisar atividades;
  • enviar comunicados ao pais;
  • acompanhar a refeição;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • registrar ocorrências;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05

CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) que pertence ao grupo dos professores de nível superior na educação infantil, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

CBOs Relacionados

Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2311-05 - Professores de nível superior na educação infantil

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 231105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 231105 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Professor de Ensino Pré-escolar

Professor de Ensino Pré-escolar: Bahia

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-escolar CBO 2311-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 3.632 e 9.019 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.607 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-escolar Manaus

Professor de Ensino Pré-escolar: Manaus, AM

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-escolar CBO 2311-05 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 2.678 e 6.133 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 510 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-escolar Rio de Janeiro

Professor de Ensino Pré-escolar: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-escolar CBO 2311-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.673 e 9.366 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.185 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-escolar

Professor de Ensino Pré-escolar: Paraná

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-escolar CBO 2311-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.023 e 6.813 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 3.625 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-escolar

Professor de Ensino Pré-escolar: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-escolar CBO 2311-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.668 e 4.865 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 2.030 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-primário Campinas

Professor de Ensino Pré-primário: Campinas, SP

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-primário CBO 2311-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.845 e 5.424 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 328 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-primário Salvador

Professor de Ensino Pré-primário: Salvador, BA

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-primário CBO 2311-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.073 e 6.377 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.035 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-primário Curitiba

Professor de Ensino Pré-primário: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-primário CBO 2311-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.359 e 4.420 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 771 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-primário Londrina

Professor de Ensino Pré-primário: Londrina, PR

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-primário CBO 2311-05 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.295 e 4.096 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 558 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-primário Belo Horizonte

Professor de Ensino Pré-primário: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-primário CBO 2311-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.876 e 5.676 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 505 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-primário São Paulo

Professor de Ensino Pré-primário: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-primário CBO 2311-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.159 e 6.874 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-primário

Professor de Ensino Pré-primário: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-primário CBO 2311-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.668 e 4.865 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 2.030 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-primário Rio de Janeiro

Professor de Ensino Pré-primário: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-primário CBO 2311-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.673 e 9.366 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.185 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.
Salário Professor de Ensino Pré-primário

Professor de Ensino Pré-primário: Minas Gerais

O profissional no cargo de Professor de Ensino Pré-primário CBO 2311-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.345 e 7.656 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 2.309 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2311-05.