CBO 2311-05 - Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Entenda o que fazem os professores de nível superior na educação infantil no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas. Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos. Propõe atividades artísticas e lúdicas. Elabora recursos didáticos. Interage com as famílias das crianças e com a comunidade. Realiza tarefas administrativas. Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem. Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse. Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos. Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação. Seleciona e elabora recursos didáticos. Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial. Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.

Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas. Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem. Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano. Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros. Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos. Faz requisição de materiais.

Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.

Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos.

Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.

Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos.

Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.

Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas. Participa de cursos e programas da área.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) PROBABILIDADE BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) QUÍMICA ORGÂNICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) QUÍMICA INORGÂNICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) SOFTWARES, APLICATIVOS E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS INFORMATIZADOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIDEOJOGO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (VIDEOJOGO) GAMIFICAÇÃO E JOGOS EDUCATIVOS APLICÁVEIS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 2 3 2
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 2 3 2
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA SAÚDE MATERNO-INFANTIL 3 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE MATERNO-INFANTIL) NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 3 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA SAÚDE MATERNO-INFANTIL 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE MATERNO-INFANTIL) SINAIS DE ADOECIMENTO INFANTIL PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 4 5 4
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CIÊNCIA DE ALIMENTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS VALOR NUTRITIVO DE ALIMENTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CIÊNCIA DE ALIMENTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DE ALIMENTOS) FUNDAMENTOS DE EMBALAGEM, CONSERVAÇÃO E ACONDICIONAMENTO DE ALIMENTOS UTILIZADOS POR CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL APLICÁVEIS À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROGRAMAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ENSINO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO PEDAGÓGICA E PROJETO EDUCATIVO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) EDUCAÇÃO INFANTIL E SOCIEDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS PARA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LETRAMENTOS E ALFABETIZAÇÃO DAS LINGUAGENS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LINGUAGEM E ORALIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LINGUAGENS EXPRESSIVAS NA INFÂNCIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LUDICIDADE E EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO INFANTIL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INFANTIL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LINGUAGEM E CONHECIMENTO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURA BRASILEIRA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA BRASILEIRA) FILMES BRASILEIROS VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURA BRASILEIRA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA BRASILEIRA) LITERATURA BRASILEIRA VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) FILMES ESTRANGEIROS VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LITERATURA ESTRANGEIRA MODERNA VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) LITERATURAS CLÁSSICAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO INFANTIL 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DESENHO 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) APLICAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA MÚSICA, DA DANÇA, DO TEATRO E DE OUTRAS ARTES NA CRIAÇÃO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E NA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - CRIATIVIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • interagir com a família e a comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a educação dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • cuidar dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • pesquisar;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • organizar as atividades;
  • demonstrar sensibilidade;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • demonstrar organização;
  • controlar a saída de alunos;
  • conferir material;
  • comprar material;
  • convocar pais de alunos;
  • desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar;
  • acompanhar a refeição;
  • demonstrar ética;
  • revisar o planejamento;
  • ler para os alunos;
  • preparar a sala;
  • organizar a refeição;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída;
  • escrever para os alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • demonstrar dinamismo;
  • promover a convivência social - socializar;
  • manter-se atualizado;
  • reconhecer as características do grupo e sub-grupos;
  • demonstrar empatia;
  • realizar auto-avaliação;
  • preparar reunião de pais;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • selecionar recursos didáticos;
  • ministrar reuniões de pais;
  • mostrar-se atento;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • participar de reuniões e encontros - coordenação, professores;
  • receber comunicados dos pais - agenda, circular;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • programar atividades extraclasses;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • organizar eventos;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • agrupar os alunos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • improvisar atividades;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • requisitar material;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • ministrar aulas;
  • demonstrar criatividade;
  • enviar comunicados ao pais;
  • programar atividades diárias;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • registrar freqüência dos alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • encaminhar documentos e relatórios a secretaria;
  • demonstrar disciplina;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • construir material didático;
  • cantar;
  • atender alunos, individualmente;
  • guardar o material;
  • dançar;
  • pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • levantar bibliografia;
  • expor conteúdos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar bom senso;
  • organizar o espaço das atividades;
  • brincar com os alunos;
  • contar histórias;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • selecionar material;
  • alfabetizar os alunos;
  • criar recursos didáticos;
  • passar lição de casa;
  • realizar visitas temáticas;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • receber alunos novos;
  • estudar casos - situações especiais;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • pesquisar conteúdos;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • registrar ocorrências;
  • atender pais;
  • demonstrar preparo físico;
  • acompanhar momento de sono;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • observar a interação dos alunos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • criar situações de aprendizagem;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • demonstrar flexibilidade;
  • acolher os alunos;
  • promover atividades integradoras;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • documentar as observações;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • demonstrar alegria;
  • passear com os alunos;
  • prestar primeiros socorros;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • demonstrar disposição;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • estimar a necessidade de material;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • reelaborar o planejamento;
  • demonstrar bom humor;
  • organizar o material didático;
  • participar de eventos da comunidade;
  • estabelecer limites;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05

CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) que pertence ao grupo dos professores de nível superior na educação infantil, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 2311-05 - Professores de nível superior na educação infantil

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 231105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de nível superior na educação infantil em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2311-05 Professor de Ensino Pré-primário Rio Grande do Sul 32h 2.030
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Franca, SP 31h 168
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Guarulhos, SP 41h 938
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Campinas, SP 29h 328
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Bahia 35h 1.557
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Sorocaba, SP 31h 166
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Belo Horizonte, MG 27h 488
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Distrito Federal 34h 1.243
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Manaus, AM 40h 510
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar Paraná 32h 3.625
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Balneário Camboriú, SC 34h 68
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar Salvador, BA 36h 992
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Londrina, PR 36h 558
2311-05 Professor de Ensino Pré-primário Salvador, BA 36h 1.035
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Goiás 29h 1.107
2311-05 Professor de Ensino Pré-primário Belo Horizonte, MG 27h 505
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Curitiba, PR 34h 771
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) São José do Rio Preto, SP 29h 101
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar Minas Gerais 30h 2.309
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Rio de Janeiro, RJ 30h 1.185
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Pará 27h 1.028
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar Curitiba, PR 34h 771
2311-05 Professor de Ensino Pré-primário Minas Gerais 30h 2.309
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar Belo Horizonte, MG 27h 505
2311-05 Professor de Ensino Pré-primário Campinas, SP 29h 328
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Jundiaí, SP 30h 68
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Rio de Janeiro 30h 1.969
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar Rio de Janeiro, RJ 30h 1.179
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) São Paulo, SP 36h 4.288
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Porto Alegre, RS 34h 703
2311-05 Professor de Ensino Pré-primário Curitiba, PR 34h 771
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Brasília, DF 34h 1.243
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar Brasil 33h 35.019
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Rio Grande do Sul 32h 2.030
2311-05 Professor de Ensino Pré-primário Rio de Janeiro, RJ 30h 1.185
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Paraná 32h 3.625
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar Manaus, AM 40h 510
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Fortaleza, CE 36h 477
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar Rio Grande do Sul 32h 2.030
2311-05 Professor de Ensino Pré-primário Londrina, PR 36h 558
2311-05 Professor de Ensino Pré-primário São Paulo, SP 36h 4.109
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) São Paulo 34h 12.821
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Santa Catarina 35h 1.899
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Brasil 33h 34.286
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar Bahia 35h 1.607
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Vinhedo, SP 32h 42
2311-05 Professor de Ensino Pré-primário Brasil 33h 35.019
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Salvador, BA 36h 992
2311-05 Professor de Ensino Pré-escolar São Paulo, SP 36h 4.288
2311-05 Professor de Nível Superior na Educação Infantil (Quatro a Seis Anos) Minas Gerais 30h 2.309

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial