CBO 1414-15 - Gerente de loja e supermercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de loja e supermercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-15 deve promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerir recursos materiais e financeiros, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, demonstrar competências pessoais, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, atender aos clientes, assessorar diretoria e setores da empresa, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, estruturar equipes de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-15
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve prover ações de preservação ambiental, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, administrar horas trabalhadas, horas extras, estabelecer escala de férias e de folgas, revisar manuais de procedimentos, divulgar mercadorias e serviços, formular incentivos de produtividade, examinar currículos, implantar técnicas de vendas, colaborar na definição de epi e epc, argumentar com convicção - persuasão, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, planejar compras e locações, definir perfil do consumidor final, atender agentes de fiscalização, elaborar plano de investimentos, otimizar o espaço físico da loja - modulação, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, averiguar comportamento dos concorrentes, pesquisar a satisfação dos clientes, gerir estoques, cooperar na definição de projetos, resolver reclamações de clientes, autorizar pagamentos e recebimentos, analisar tendências do mercado, delegar atribuições, elaborar normas e instruções, acompanhar rotinas adminstrativas, orientar clientes, realizar reuniões com a equipe, captar recursos, definir estratégias de terceirização, acompanhar auditoria interna e externa, expressar-se oralmente, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, negociar preços e condições de pagamento, cobrar resultados, recepcionar mercadorias, evidenciar equilíbrio emocional, avaliar desempenho, supervisionar os serviços de reparação e consertos, planejar racionalização do uso de recursos, contratar serviços, estimular a motivação das equipes, determinar perfis profissionais, operar equipamentos de informática, acompanhar a execução orçamentária, manter apresentação pessoal, agir com dinamismo, entrevistar candidatos, zelar pela organização do local de trabalho, administrar remanejamentos, medir resultados de treinamento, instruir subordinados, avaliar nível de satisfação das equipes, exercitar a autonomia, preparar relatórios para a diretoria, administrar conflitos entre funcionários, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, exercer liderança, sugerir inovações, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, gerir compras, transferir numerário para o banco, liberar mercadorias para entrega, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, inspecionar as condições das mercadorias expostas, coordenar inventário de mercadorias para balanço, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, qualificar fornecedores, representar a empresa, monitorar o andamento de projetos, designar equipe para projeto, implementar reciclagem de funcionários, mediar relação entre funcionário e empresa, apreciar inovações organizacionais, gerir custos, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, demonstrar motivação, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, controlar o cumprimento de normas, fazer orçamentos, opinar sobre condições e prioridades de projetos, identificar necessidade de contratação de pessoal, promover programas prevencionistas, redigir comunicados e normas, providenciar integração de funcionários, sugerir investimentos, participar de reuniões, informar funcionários sobre seus desempenhos, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, sugerir melhoria em mercadorias, buscar atualização profissional, remanejar leiaute, providenciar contratação e desligamento de funcionários, gerenciar contratos de serviços, expressar-se gestualmente, propor compra de novos itens, recomendar promoção de funcionários, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica.